Siga-nos

Sociedade

Azinheira secular de Mértola ficou em 3º lugar no concurso ‘árvore do ano’

‘Portugal venceu no ano passado com o sobreiro assobiador’ este ano ficou no pódio mas no 3º lugar.

Amilcar Matos

Publicado

em

A árvore de Mértola, Azinheira Secular do Monte Barbeiro, ficou na 3ª posição com a vitória a sorrir à Amendoeira na Montanha da Neve, Hungria. No 2º lugar ficou o Carvalho da Aldeia de Abramtsevo da Rússia.

O concurso Tree of the Year teve 15 países a concurso. “O concurso não procura apenas a árvore mais bonita esteticamente, mas sim uma árvore com uma história, uma árvore enraizada nas vidas e no trabalho das pessoas e da comunidade que a rodeia”, explicam os organizadores.

‘Portugal venceu no ano passado com o sobreiro assobiador’

Há cerca de um ano, Portugal participou pela primeira vez e foi o grande vencedor, com o “sobreiro assobiador” da aldeia de Águas de Moura, na região de Palmela. Nesse ano, cerca de 200.000 pessoas participaram nas votações daquele que já é considerado “um dos maiores concursos da Europa”.

Quanto a 2019, a árvore que representou Portugal foi escolhida numa competição online com mais nove concorrentes, em que houve um total de 19.328 votos.’

Azinheira Secular do Monte Barbeiro

‘ESPÉCIE: AZINHEIRA (QUERCUS ROTUNDIFOLIA LAM)

IDADE: 150 ANOS

REGIÃO: MÉRTOLA, ALENTEJO, PORTUGAL

A árvore da sombra secular

A azinheira é uma árvore resiliente que faz parte de um sistema de produção mediterrânico único, que sustenta a economia de territórios frágeis e contribui para a biodiversidade.

A melhor forma de perceber a grandiosidade desta Azinheira Secular é efetivamente pela sua sombra, ao nos sentarmos debaixo da sua copa que faz com que o calor abrasador do Alentejo nos pareça suportável e nos permite contemplar a vastidão da planície envolvente respirando a sua tranquilidade.

O concurso Tree of the Year 2019 é organizado pela Environmental Partnership Association (EPA), uma associação ambiental que há 25 anos actua em seis países da Europa Central e de Leste.

O objectivo é “destacar a importância das árvores no património natural e cultural da Europa e nos serviços do ecossistema.”Os vencedores serão revelados apenas na cerimónia final de entrega de prémios, que se realiza em Bruxelas a 19 de Março.

Sociedade

Portugal ‘escapa’ a onda de calor que irá afetar França

Em França deverá registar-se uma onda de calor extrema

TDS noticias

Publicado

em

Ao longo dos próximo dias vamos assistir á evolução de uma onda de calor extrema na França, com valores de temperatura que vão superar os recordes de 2003.

A onda de calor vai atingir também Espanha, Reino Unido (  especialmente Inglaterra ), Benelux e Alemanha, mas será na França onde os valores vão atingir uma excepcionalidade inédita.

Tudo isto vai representar um risco para a saúde pública bastante elevado.

Portugal continental deverá manter-se para já numa posição afastada da influencia direta da massa de ar Sahariano, no entanto esperamos temperaturas já plenamente estivais, mas ainda com a atmosfera algo instável, algo que de resto foi muito bem prognosticado pela nossa equipa com algumas semanas de antecedência.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento