Siga-nos

Sociedade

Azinheira secular de Mértola ficou em 3º lugar no concurso ‘árvore do ano’

‘Portugal venceu no ano passado com o sobreiro assobiador’ este ano ficou no pódio mas no 3º lugar.

Amilcar Matos

Publicado

em

A árvore de Mértola, Azinheira Secular do Monte Barbeiro, ficou na 3ª posição com a vitória a sorrir à Amendoeira na Montanha da Neve, Hungria. No 2º lugar ficou o Carvalho da Aldeia de Abramtsevo da Rússia.

O concurso Tree of the Year teve 15 países a concurso. “O concurso não procura apenas a árvore mais bonita esteticamente, mas sim uma árvore com uma história, uma árvore enraizada nas vidas e no trabalho das pessoas e da comunidade que a rodeia”, explicam os organizadores.

‘Portugal venceu no ano passado com o sobreiro assobiador’

Há cerca de um ano, Portugal participou pela primeira vez e foi o grande vencedor, com o “sobreiro assobiador” da aldeia de Águas de Moura, na região de Palmela. Nesse ano, cerca de 200.000 pessoas participaram nas votações daquele que já é considerado “um dos maiores concursos da Europa”.

Quanto a 2019, a árvore que representou Portugal foi escolhida numa competição online com mais nove concorrentes, em que houve um total de 19.328 votos.’

Azinheira Secular do Monte Barbeiro

‘ESPÉCIE: AZINHEIRA (QUERCUS ROTUNDIFOLIA LAM)

IDADE: 150 ANOS

REGIÃO: MÉRTOLA, ALENTEJO, PORTUGAL

A árvore da sombra secular

A azinheira é uma árvore resiliente que faz parte de um sistema de produção mediterrânico único, que sustenta a economia de territórios frágeis e contribui para a biodiversidade.

A melhor forma de perceber a grandiosidade desta Azinheira Secular é efetivamente pela sua sombra, ao nos sentarmos debaixo da sua copa que faz com que o calor abrasador do Alentejo nos pareça suportável e nos permite contemplar a vastidão da planície envolvente respirando a sua tranquilidade.

O concurso Tree of the Year 2019 é organizado pela Environmental Partnership Association (EPA), uma associação ambiental que há 25 anos actua em seis países da Europa Central e de Leste.

O objectivo é “destacar a importância das árvores no património natural e cultural da Europa e nos serviços do ecossistema.”Os vencedores serão revelados apenas na cerimónia final de entrega de prémios, que se realiza em Bruxelas a 19 de Março.

Notícia TDS

Homem detido por ‘chicotear’ cão na via pública

O agressor responderá em processo crime pelos seus actos.

TDS noticias

Publicado

em

Foto:Facebook

O triste episódio aconteceu numa rua de Sintra mas acaba por ser um (mau) exemplo que poderia ter acontecido em qualquer outro local.

Um homem, que diz ser proprietário do animal, estava em plena via pública a dar uma tareia de cinto tendo sido interpelado por uma mulher que chamou as autoridades.

Os agentes da PSP de Cacém chegaram rapidamente ao local enquanto a mulher garantiu a integridade do animal.

O homem foi detido e levado para a esquadra para identificação.

O canídeo encontra-se à custódia do canil Municipal de Sintra.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul