Últimas:
Automóveis Clássicos invadem estradas alentejanas – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Agenda

Automóveis Clássicos invadem estradas alentejanas

A vigésima sétima edição do 48 Horas Alentejo, um dos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal, regressa em 14, 15 e 16 de Outubro.  

Publicado

em

48 Horas Alentejo

Automóveis Clássicos invadem estradas alentejanas

15, 16 e 17 de Outubro

A vigésima sétima edição do 48 Horas Alentejo, um dos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal, regressa em 14, 15 e 16 de Outubro.

Na sua edição de 2022, este rali de regularidade histórico, organizado pelo Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, vai contar com um percurso que irá percorrer os concelhos de Beja, Portel, Moura, Mourão, Ferreira do Alentejo, Reguengos de Monsaraz e Vidigueira.

Este evento vai pela primeira vez visitar o Concelho de Mourão, um verdadeiro tesouro à beira do Lago Alqueva, percorrendo novas paisagens, que se completam com um centro histórico muito bem preservado e um magnífico Castelo.

O 48 Horas Alentejo, terá início, no dia 14 de Outubro, no Beja Parque Hotel, pelas 15h, com a abertura do secretariado e com a recepção dos concorrentes, contando pelas 19h com a apresentação do livro 100 anos de Citroen de Olivier De Serres.

No dia 15, sábado, o 48 Horas Alentejo, começa com a partida de Beja, para a 1ª etapa pelas 9h, passagens em Alqueva às 10h20m e visita ao Museu do Medronho às 10h30m, passagem às 11h30 na Póvoa de São Miguel e com chegada prevista a Mourão por volta das 11h50m.

No mesmo dia, dá-se a partida às 15h para a 2ª etapa e 15 minutos depois a passagem em Monsaraz, e mais 15 minutos por Reguengos de Monsaraz, contando com uma neutralização em Amieira por volta das 16h, passagem em Portel pelas 16h30h e na Vidigueira pelas 16h50m, seguindo-se uma prova de vinhos na casa das Talhas pelas 17h e chegada a Beja às 18h.

No último dia, 16, domingo, o mítico rali de regularidade histórica começa com a partida da 3ª etapa de Beja às 9h30m e passagens em Peroguarda às 10h10m e neutralização e visita à Herdade Vale da Rosa às 10h20m, contado com uma passagem em Cuba por volta das 11h30m e neutralização em Vila Frades às 11h50m, seguido-se chegada a Vidigueira por volta das 12h30m e finalizando com a entrega dos prémios por volta das 15h30m.

Segundo o diretor da prova, Luís Brito, “a edição de 2022 conta com algumas novidades, como a apresentação do livro 100 anos de Citroen e a visita inédita nas 48 Horas Alentejo a Mourão”. A parte desportiva com 17 provas especiais de classificação, será também muito competitiva, nas magníficas estradas do Alentejo.

O 48 Horas Alentejo é considerado um dos melhores eventos de automóveis clássicos realizados em Portugal pelas suas características únicas que juntam dois percursos turístico e desportivo de elevada qualidade e conta com o apoio de várias entidades públicas e privadas, onde se destacam os Municípios de Beja, Mourão, Vidigueira e o Turismo do Alentejo.

Continuar a ler
Publicidade

Agenda

Comissão de Utentes do IC1 marcam debate

A acção de luta vai realizar-se no próximo dia 3 de Dezembro (Sábado), às 15:00, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago (União das Freguesias de Alcácer do Sal).

Publicado

em

Protesto

A Comissão de Utentes do I.C.1, vai realizar um Debate sobre o estado da estrada Itinerário Complementar nº1, no troço entre Alcácer do Sal Sul e Palma.

Em causa estão 16 km’s de via que se encontra muito degradada.

Esta Comissão considera que o estado de degradação visível em que este troço se encontra, representa um grave atentado a todos os Utentes que ali circulam, bem como, aos interesses da População residente, que têm visto nestes últimos anos, a sua condição de vida afectada quer no âmbito económico, social e, sobretudo, na sua segurança e integridade física.

Segundo a Comissão “Esta situação é inaceitável e insustentável considerando que este Itinerário é um eixo rodoviário fundamental entre o Norte e o Sul do País, destacando-se, neste argumento, a actividade turística e industrial e também pela relevância do Complexo Industrial/Portuário de Sines.”

A Comissão de Utentes exige ao Governo, que dê cumprimento e com a máxima rapidez às suas obrigações de iniciar as obras de reparação do IC1, colocando as indispensáveis condições de circulação em plena segurança de forma consentânea com o nível de serviço exigível a um eixo viário fundamental e salvaguardando o interesse público.

A acção de luta vai realizar-se no próximo dia 3 de Dezembro (Sábado), às 15:00, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago (União das Freguesias de Alcácer do Sal).

Continuar a ler

Agenda

O 1º de Dezembro no Alentejo. Lista das comemorações.

Veja programação

Publicado

em

Celebrações Populares do 1º de Dezembro

São variadas e antigas as tradições populares de comemoração do 1º de Dezembro, Dia da Restauração da Independência em diversos pontos do Alentejo.

ALTER DO CHÃO

Recepção do executivo municipal à Banda Municipal Alterense no edifício dos Paços do Concelho pelas 6H00. Segue-se o hastear das bandeiras ao toque do Hino da Restauração e o convite a todos os convidados a subirem ao Salão Nobre onde os espera um pequeno-almoço para depois seguir em arruada pela vila de Alter do Chão. Ao longo do percurso os músicos e restantes participantes vão parando nos estabelecimentos comerciais que se encontram abertos e os proprietários oferecem bebidas quentes. Pelas ruas, os moradores abrem portas e janelas para assistir à passagem do cortejo.

CAMPO MAIOR

A Banda 1.o de Dezembro celebra o seu aniversário nessa data e comemoram com uma arruada pelas ruas do concelho.
Durante a manhã são hasteadas bandeiras em várias instituições do concelho ao som do Hino Nacional e do Hino da Restauração, que assinala o feriado.

ELVAS

Sociedade Recreativa 1o de Dezembro toca Hino da Sociedade e da Restauração à meia-noite de dia 30/11.1o de Dezembro – missa e içar da Bandeira da Restauração no Forte de Santa Luzia.

ÉVORA

Efeméride organizada pela Tuna Académica do Liceu de Évora, de um sarau no dia 30 de Novembro nas escadarias da Sé de Évora, seguido com uma ceia académica. No dia 1 de Dezembro, alvorada e cumprimentos às madrinhas da Tuna e um recital de gala realizada na Escola André de Gouveia.

PONTE DE SOR

Jantar comemorativo pela Orquestra de Harmónicas e pela meia-noite percorrem várias artérias da cidade tocando algumas músicas do seu reportório.

REDONDO

Arruada da Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense com passagem obrigatória pela Rua 1o de Dezembro e execução dos Hinos de Portugal, da Restauração e da Sociedade Filarmónica, na Praça da República.

A Fénix – Associação dos Músicos de Redondo – celebra o 1o de Dezembro, executando o Hino da Restauração, no dia 30 de Novembro, pelas 24h00, na Praça da República.

Arruada pela Filarmónica União Montoitense nas localidades de Montoito, Aldeias de Montoito e Falcoeiras.
Concerto de celebração na sede da Sociedade União Montoitense.

VILA VERDE DE FICALHO

A Sociedade Recreativa 1o de Dezembro de VILA VERDE DE FICALHO organiza anualmente iniciativas de comemoração do Dia da Restauração da Independência durante toda a manhã e as mesmas consistem em animação pelas ruas da Freguesia realizadas por músicos populares.

VIDIGUEIRA

Na madrugada de dia 1, a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários toca o Hino da Restauração em vários locais, nomeadamente junto ao cruzeiro da independência e noutros locais.

VILA VIÇOSA

10h00 – Arruada pelo centro histórico de Vila Viçosa com a participação da SFUC – Sociedade Filarmónica União Calipolense
10h30 – Desfile/Cortejo Histórico com Charanga da GNR, Corpo de Bombeiros e Agrupamento 639 dos Escuteiros entre a Praça da República e Terreiro do Paço, seguido do Hino da Restauração pela SFUC, junto à Estátua D. João IV – Terreiro do Paço 11h30 – Representação histórica alusiva à Restauração/ Passado Vivo

Continuar a ler

Agenda

Feira do Livro este feriado em Alcácer do Sal

Veja programa

Publicado

em

XXV Feira do Livro de Alcácer do Sal

Decorre na Avenida dos Aviadores

A Avenida dos Aviadores, na cidade, vai ser palco da 25.ª edição da Feira do Livro de Alcácer do Sal, que se concretiza entre os dias 1 e 18 de dezembro.

Além da venda de livros a preços simpáticos, que são uma ótima ideia para presentes natalícios, para a autoeducação e/ou entretenimento, haverá as habituais sessões de contos dos mais novos aos mais crescidos, assim como encontros com autores que vêm partilhar as suas obras com o público e conviver com os seus leitores.

A Feira do Livro pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e ao fim de semana e feriados, das 10h às 18h.

PROGRAMA 

1 de dezembro (quinta-feira) 

16h00 – “25 anos de histórias…” – Animação de leitura pelas técnicas da Biblioteca Municipal

3 de dezembro (sábado) 

16h00 – Apresentação do livro “(E)ternamente Eusébio – Biografia Oficial” pelo autor João Malheiro

4 de dezembro (domingo) 

16h00 – Apresentação do livro “A lenda do belo soldado” pela autora Margarida Rebelo Pinto

5 a 7 de dezembro (segunda a quarta-feira) 

14h30 – “Contos para miúdos e graúdos” – Animação de leitura pelas técnicas da Biblioteca Municipal (para alunos do 1.º ciclo do ensino básico e utentes dos lares e centros de dia do concelho e público em geral)

8 de dezembro (quinta-feira)

16h00 – Apresentação do livro “O Silêncio das Esperas” pelo autor Henrique José Saraiva Lima

10 de dezembro (sábado)

16h00 – Apresentação do livro “O meu cão + 19 poemas (sem idade)” pela autora Conceição Marmeleira

11 de dezembro (domingo)

16h00 – Apresentação do livro “Comporta aberta” pela autora Cidalisa Guerra

12 a 16 de dezembro (segunda a sexta-feira) 

14h30 – “Contos para miúdos e graúdos” – Animação de leitura pelas técnicas da Biblioteca ⁿMunicipal (para alunos do 1.º ciclo do ensino básico e utentes dos lares e centros de dia do concelho e público em geral)

17 de dezembro (sábado) 

16h00 – Apresentação do livro “Piu e Gil” pela autora Sofia Correia

18 de dezembro (domingo) 

16h00 – Apresentação dos livros “Uma Lição de Paz” e “A Última Solidão” pela autora Carmen Garcia, do blogue “A mãe imperfeita”

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!