Siga-nos

Crime

ASAE apreende vinho falsificado à venda online

As apreensões ocorreram no decurso de 2 processos-crime, por suspeita da prática dos crimes de Fraude, Usurpação de Denominação de Origem, fabrico e venda de artigos contrafeitos.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, desenvolveu, nos últimos meses, investigações no âmbito de combate à fraude sobre mercadorias e contrafação, na área dos vinhos, com especial enfoque no mercado digital.

No decurso dessa atividade, procedeu àapreensão de 8 garrafas de vinho tinto, sobre as quais recaem fortes suspeitas de serem falsificadas, ostentando a marca “Barca Velha”, das colheitas de 1978, 1982 e 2004, que estavam à venda em plataformas da internet (sites e leilões). As garrafas a serem comercializadas como genuínas, poderiam vir a atingir um valor de mercado superior a 4500 euros.

Estas garrafas eram suscetíveis de enganar os consumidores quanto à sua autenticidade, não só pelas afirmações na venda, pelos valores pedidos, mas também, pelas reproduções em si (rotulagem e apresentação geral, cujo envelhecimento é consonante com a suposta idade da colheita).

As apreensões ocorreram no decurso de 2 processos-crime, por suspeita da prática dos crimes de Fraude, Usurpação de Denominação de Origem, fabrico e venda de artigos contrafeitos, tendo sido identificados para já, dois indivíduos do sexo masculino, que vendiam em nome individual.

A ASAE adverte que as compras através de meios eletrónicos ou à distância exigem uma cautela acrescida e uma decisão informada por parte do consumidor, para prevenir ou diminuir o risco de fraude, quer nos produtos, quer nos meios de pagamento.

Crime

Entre álcool e droga foram detidas 15 pessoas no distrito de Portalegre

Um dos detidos conduzia sob o efeito do álcool com uma taxa de 2,56 g/l.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Ocorrências de maior relevo registadas na sua área de jurisdição, em Portalegre e Elvas, no período compreendido entre 13 e 19 de janeiro de 2020

A PSP de Elvas identificou 7 indivíduos do sexo masculino com idades compreendidas entre os 19 e 47 anos, aos quais foi apreendido 2 doses cocaína, 5 doses de haxixe e 1,80gr liamba. 

Os mesmos foram notificados para comparecerem no Comissão de Dissuasão da Toxicodependência de Portalegre.

Esta foi apenas uma das ocorrências do mapa da PSP de Portalegre dos últimos dias.  Registaram-se ainda:

–      10 operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 438 veículos/condutores e detetadas várias infrações, das quais destacamos:

·          7 por falta de inspeção obrigatória das viaturas;

·          1 por falta de seguro obrigatório da viatura.

Foram ainda detidos 8 homens com idades compreendidas entre os 25 e 68 anos idades, por condução sob efeito do álcool e os quais acusaram TAS de 1,33g/l; 1,44g/l; 1,51g/l; 1,69g/I; 1,72g/l; 1,93g/l; 2,01g/l e 2,56g/l.

–      Foi ainda detida 1 mulher com 49 anos de idade por condução sem habilitação legal.

Os mesmos foram constituídos arguidos, sujeitos a termos de identidade residência e notificados para comparecer perante a autoridade judicial competente.

Em Portalegre foi igualmente detido 1 homem por resistência e coação ao agente da autoridade no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica. O mesmo foi constituído arguido, sujeito a termo de identidade e residência e notificado para comparecer no Juízo Local de Portalegre do Tribunal Judicial de Portalegre.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022