Últimas:
ASAE apreende 240 ovos fora de validade em cozinha que alimentava escolas em Beja. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Sociedade

ASAE apreende 240 ovos fora de validade em cozinha que alimentava escolas em Beja.

Dezenas de crianças e de adultos tiveram que recorrer ao Hospital.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

ASAE fiscaliza em Beja cozinha com produtos fora de validade-

“Dezenas de ciranças recorreram ao hospital”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, no âmbito das suas competências, através da sua Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, deslocou-se a Beja, no final da última terça-feira, imediatamente após ter sido acionada pelos canais próprios de alerta e de emergência, em estreita articulação com as autoridades de saúde locais, face à hospitalização de 70 crianças no Centro Hospitalar de Beja, as quais evidenciavam sintomas de natureza infeciosa ou tóxica, potencialmente causados pelo consumo de alimentos.

Em resultado da ação desta inspeção, apurou-se que a origem estava centralizada num centro cultural e social que procedia ao fornecimento das refeições em 5 escolas dos Agrupamentos de Escolas números 1 e 2 de Beja.

Assim, em estreita articulação com os serviços do Ministério Público territorialmente competentes, foram realizadas diversas diligências investigatórias, atinentes à descoberta da causa da toxinfeção alimentar, mediante recolha de prova e indícios microbiológicos.

Das diligências resultou a instauração de um processo-crime, por Corrupção de Substâncias Alimentares ou Medicinais, e a apreensão de vários géneros alimentícios – 240 ovos (com validade expirada) e 40 Kg de produtos alimentares -, por suspeitas de se encontrarem anormais avariados, bem como, na recolha de 8 amostras dos alimentos ali confecionados e constantes da ementa semanal, as quais serão alvo de análise pelo Laboratório de Segurança alimentar da ASAE.

Sociedade

O sul sem alerta meteorológico

A sul apenas descida da temperatura

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Alentejo sem ‘avisos’

“Mau tempo só no norte e centro”

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Lisboa estão sob aviso amarelo entre as 12h00 as 18h00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde, e nas terras altas da região Sul, e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 9 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Faro e Aveiro) e as máximas entre os 15 (na Guarda) e os 24 (em Santarém).

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!