Últimas:
ASAE apreende 206 mil máscaras no sul do país. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Crime

ASAE apreende 206 mil máscaras no sul do país.

Foram apreendidas um total 206.000 máscaras, no valor aproximado de 342.000 euros

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, esta segunda-feira, que apreendeu 206 mil máscaras de proteção irregulares em resultado de duas ações de fiscalização, no seguimento de informação recebida pela Autoridade Tributária.

“Como resultado global desta operação foram apreendidas um total 206.000 máscaras, no valor aproximado de 342.000 euros”

As duas ações de fiscalização decorreram na região Sul do país a “dois armazenistas importadores”, sendo que o objetivo foi “averiguar o cumprimento dos requisitos legais relativos a produtos colocados no mercado, designadamente máscaras que iriam ser disponibilizadas no circuito comercial, às cadeias de grande distribuição, assim como a unidades hospitalares públicas e privadas”, adianta a ASAE, refere em comunicado.

No primeiro armazém, detalha a autoridade, “verificou-se a existência de máscaras KN 95, cuja rotulagem das instruções de segurança e utilização não se encontrava em língua portuguesa e outras apresentavam aposta a marcação CE, sem estarem acompanhadas da declaração UE de conformidade”.

Ainda neste caso foram “detetadas máscaras sociais, para disponibilização no mercado, sem qualquer documento que comprovasse a sua conformidade relativamente aos requisitos de segurança”. Foram, assim, apreendidas 6.365 unidades de máscaras KN 95 e 130.000 máscaras ‘sociais’, no valor total de 272 mil euros.

No segundo armazém foi “detetado em flagrante a aposição da marcação CE em máscaras KN 95, sem que estas tivessem sido sujeitas a uma avaliação de conformidade, tal como previsto na legislação aplicável, tendo sido apreendidas 69.640 unidades de máscaras KN95, no valor de 70 mil euros, por uso indevido da marcação CE.

Constatou-se, ainda, que tinham sido apostas 71.971 etiquetas com a marcação CE, seguidas do número da norma harmonizada e apurou-se ainda a existência de 600 etiquetas da mesma natureza destinadas a serem utilizadas com o mesmo fim”.

Crime

Animais transportados a partir de Sines em condições lamentáveis. (vídeos)

Veja imagens chocantes do transporte de 2876 bovinos e 12576 ovinos.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Transporte marítimo de animais

“… embarcaram 2876 bovinos e 12576 ovinos”

A denuncia está a ser feita pela Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos (PATAV) e pela Israel Against Live Shipments.

Dia 17 de março embarcaram 2876 bovinos e 12576 ovinos no porto de Sines.

O desembarque em Israel foi o ‘mais sangrento’ segundo referem os elementos da ‘Israel Against Live Shipments’ que estiveram presentes.

” Todos os camiões levavam pelo menos um dou dois animais feridos ou moribundos, espezinhados pelos restantes. o sangue escorria do piso de cima para o de baixo, sendo impossível perceber de onde provinha”, referem os ativistas da PATAV citando os congéneres de Israel .

Em 2017, após sucessivas queixas da PATAV, o navio Aldelta, foi suspenso de operar em Portugal mas no passado mês de março voltou ao porto de Sines.

Quando questionada, a DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária) terá informado que ‘o navio pretendia levantar a suspensão e que tal só sucederia se existissem garantias que todas as não conformidades estavam resolvidas e que a tripulação tinha formação adequada para lidar com os animais’.

Ontem a ministra da agricultura, referiu aos jornalistas, estar ‘preocupada com todas estas situações e é urgente a revisão da legislação europeia para o transporte de animais vivos’, referiu a governante.

A ministra referiu ainda que ‘existem situações de boas e más práticas no transporte de animais’.

Segundo refere no seu sítio da internet a PATAV ‘já diligenciou para que este navio fosse novamente impedido de operar em Portugal’.

Veja as imagens impressionantes AQUI e AQUI.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!