Siga-nos
Inserindo e manipulando imagens em uma página HTML DGS

Religião

Arquidiocese de Évora cria linha telefónica de acompanhamento espiritual

Igreja dá apoio espiritual.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Arquidiocese de Évora criou uma linha telefónica de acompanhamento espiritual.

“969 218 163”

Esta linha está disponível diariamente, entre as 17h e as 20h, e o atendimento será realizado por sacerdotes da Arquidiocese.

Os interessados podem ligar para o número: 969 218 163.

Religião

Padres e monjas com covid-19 na Arquidiocese de Évora

Vários lares da igreja com infectados

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Surto na igreja

” Padres e monjas com covid-19 “

O surto do vírus da covid-19 no Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior, infetou 14 das 17 monjas concepcionistas, sendo que uma das Monjas não está atualmente no Mosteiro porque se encontra em formação em Madrid.

Das 14 infetadas, apenas uma das monjas apresenta sintomas, como febre e dores no corpo, e as restantes têm sintomas ligeiros ou estão assintomáticas.

Os Párocos de Campo Maior e Capelães do Mosteiro, cónego Francisco Bento e Pe. Paulo Fonseca que habitualmente celebram Eucaristia para a comunidade religiosa, já fizeram o teste.

Às 17 horas desta quarta-feira, dia 13 de janeiro, o cónego Francisco Bento testou negativo para a Covid-19 e o Pe. Paulo Fonseca testou também negativo.

Por seu turno, o surto de Covid-19 no Lar Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, infetou pelo menos 28 pessoas, entre utentes, funcionários e religiosas.

Neste lar, da Comunidade Santa Beatriz da Silva, da congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, estão infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 um total de 15 utentes, oito funcionários e as quatro religiosas pertencentes à instituição.

O Lar Nossa Senhora do Paço conta com um total de 25 utentes, 25 funcionários e quatro religiosas.

O Pe. António Carlos, que é capelão da Instituição e celebra habitualmente para esta comunidade religiosa, fez o teste na segunda-feira, dia 11 de janeiro.

Na terça-feira, dia 12 de janeiro, ao final do dia, soube-se o resultado que foi positivo.

Somando assim, mais um caso de infeção neste surto.

Continuar a ler

Religião

Arcebispo de Évora envia mensagem para populações de Mora e Ciborro.

Leia mensagem na integra.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Mora e Ciborro: Arcebispo de Évora apela à Oração Solidária”

Mensagem:

1 – Ao recebermos as notícias sobre a evolução da pandemia da Covid-19 na Vila de Mora e na Freguesia do Ciborro, sentimo-nos humana e cristãmente impelidos a estabelecer vínculos espirituais de Comunhão através da oração fraterna e de toda a solidariedade necessária com aqueles irmãos nossos, com aquelas populações em aflição.

Eis-nos aqui, Arquidiocese de Évora, pronta para estabelecer uma forte Corrente de Oração pelas Paróquias de Nossa Senhora da Graça de Mora e Nossa Senhora de Fátima do Ciborro, no Concelho de Montemor-o-Novo, a fim de que continuem a encarar com coragem e unidade a dolorosa provação porque estão a passar.

Para esta intenção convoco com urgência todas as Comunidades Cristãs da Arquidiocese e cada Cristão, individualmente. Vamos todos rezar unidos aos Irmãos de Mora e Ciborro pelo controle e fim da pandemia naquelas localidades!

2 – O Arcebispo de Évora cumprimenta com respeito e solidariedade todas as pessoas atingidas e em sofrimento nas entidades representativas das comunidades mais atingidas que são os Srs. Presidentes das Câmaras Municipais de Mora e Montemor-o-Novo, bem como os Srs. Presidentes de Junta e respectivo executivo de Mora e Ciborro.

É hora de comunhão na Fé e na entreajuda entre paróquias Irmãs! Saúdo igualmente os Reverendos Párocos.

A todos peço: Que ninguém se sinta sozinho no meio de muita gente e que nos sintamos todos unidos em rede.

3 – Rezo e volto a consagrar as duas comunidades a Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, sua Padroeira, lembrando-lhe de modo muito especial os hospitalizados, os mais idosos, os débeis, dependentes e sós.

Peço a Deus todas as luzes de sabedoria e toda a fortaleza em forma de contínua generosidade para os agentes médicos, Socorristas, entre os quais os nossos soldados da Paz, os Bombeiros; a Proteção Civil e Agentes da Segurança, bem como a eficaz proteção da sempre boa e leal vizinhança. Que todos se entreajudem pelo cumprimento das rigorosas normas de segurança.

Unido aos vossos Párocos, por intercessão da vossa padroeira, imploro o socorro de Deus para as queridas populações de Mora e Ciborro.

Continuar a ler

Religião

Exclusivo TDS: Padre faz festa e sopra para o bolo que é distribuído por convidados.

Pároco de Évora sopra ou finge que sopra para o bolo? A questão faz toda a diferença. O exemplo não é o melhor.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A foto mostra o Pároco a soprar ou a fingir que sopra?

” Cónego Manuel Madureira não terá dado o melhor exemplo em tempo de Pandemia”

Já são dezenas de comentários a dar os parabéns ao Cónego Manuel Maria Madureira, Pároco da Igreja de Santo Antão e Capelão da Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde, em Évora.

O Pároco celebrou o seu 46° aniversário Sacerdotal.

Uma fotografia colocada na página de Facebook da Real Irmandade levanta duvidas se o pároco terá soprado para o bolo que mais tarde seria distribuído por um conjunto de pessoas.

A foto não é esclarecedora no entanto o exemplo, ainda que não soprando, não será o melhor.

Nas fotos desta comemoração são visíveis todos os convidados de máscara no entanto a distância social nem sempre foi levada em conta.

O Reitor de Santo Antão e Pároco de Santo Antão e Graça do Divor, Cónego Manuel Maria Madureira da Silva,  foi ordenado Sacerdote na Sé de Elvas a 23 de Junho de 1974, comemorou hoje 46 anos de Ordenação Sacerdotal.

Continuar a ler

Religião

Arcebispo de Évora envia mensagem para Reguengos de Monsaraz

Senra Coelho envia mensagem de ‘coragem’.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Arcebispo de Évora envia mensagens de coragem

“O Arcebispo de Évora, Francisco José Senra Coelho, acaba de se expressar a propósito do surto de COVID-19 em Reguengos de Monsaraz.”

Leia a mensagem na integra:

“Ao tomar conhecimento das preocupantes notícias sobre o surto de COVID-19 no concelho de Reguengos de Monsaraz, quero dirigir-me ao pároco, senhor Padre Manuel José Marques, e às queridas comunidades cristãs de Reguengos com a maior proximidade e comunhão no Senhor.

Peço a toda a Arquidiocese que se una a mim e ao Pároco nesta oração pelas comunidades da Unidade Pastoral das Paróquias de Reguengos de Monsaraz.

Também ao senhor Presidente da Câmara Municipal, aos Médicos e demais profissionais de saúde, aos imensos profissionais envolvidos directa e indirectamente nesta preocupante situação, e à excelentíssima direcção da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, seus profissionais e idosos do Lar atingido, dirijo uma palavra de coragem, de apreço, de solidariedade e de muita comunhão.

Como vosso Arcebispo, quero que saibais que vos acompanho com a minha oração e proximidade, confiando-vos a Santo António vosso padroeiro, e invocando sobre vós a bênção de Deus. ”

Continuar a ler

Notícia TDS

Padre alentejano que fugiu da pandemia em Itália está ‘indignado’ com as comemorações do 25 abril.

Antigo pároco de Borba diz que comemorações são “decisões dos bolcheviques políticos da geringonça e seus sequazes”

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O antigo pároco de Borba, Ricardo Cardoso, que no início da pandemia estava a estudar em Itália, diz que as comemorações do 25 abril são o resultado de “decisões dos bolcheviques políticos da geringonça e seus sequazes”.

“… decisões dos bolcheviques políticos da geringonça e seus sequazes.”

O comentário é feito no seu Facebook pessoal. O pároco ilustra o seu post com uma fotografia em que estão António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e Ferro Rodrigues.

O padre diz ter ficado “imensamente “orgulhoso” quando observo o esforço de milhões de portugueses que, confinados em casa ou arriscando as suas vidas nas suas profissões de auxílio directo à população, têm sido o motivo do tão falado “milagre” português”.

Na sua publicação deixa mesmo a pergunta: “Olhando para as notícias,(comemorações do 25 abril) alguém me consegue explicar o que se passa? Devem ser os efeitos dos carnavais do Terreiro do Paço… “, conclui.

O padre tem estado no Seminário de Évora, em quarentena, após ter conseguido sair de Itália no início da pandemia.

Veja lista dos concelhos com COVID-19. Campo Maior com 4 casos.

Continuar a ler

Notícia TDS

Pároco de Alcácer do Sal faz missas em direto na internet para milhares

O sucesso das transmissões está espelhado nos números. O ‘terço em família’ de hoje teve 2,1mil visualizações.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Missas são dadas no facebook e no you tube a partir de Alcácer do Sal

O pároco de Alcácer do Sal celebra Eucaristias via internet e tem milhares de paroquianos a assistir não só no concelho como em todo o mundo.

Após o cancelamento das Eucaristias devido ao COVID-19 o pároco Joanees Oliveira celebra para todos os seus seguidores as missas via net.

De nacionalidade brasileira o pároco faz referências aos fusos horários de Portugal e Brasil devido ao número elevado de seguidores nos dois países.

Segundo refere, “Rezemos em comunidade por todos os que trabalham nos hospitais e cuidam dos nossos males físicos, e por todos os Sacerdotes de Jesus Cristo que nos reconfortam nas nossas tribulações pessoais “, referiu numa publicação no Facebook.

O Terço em Família celebrado neste dia 1 de Abril, ao início da noite, registou um record de 2,1 mil visualizações e teve mais de 160 comentários na sua publicação.

Arcebispo de Évora celebra eucaristias pela Internet

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!