Siga-nos

Desportos

Apresentada a Clássica de Arrábida e guia de percursos cicláveis

A Clássica da Arrábida, com a participação de 22 equipas – sete ciclistas por equipa – de sete países, apresenta setores de passagem em terra batida, num aglomerado total de 2,5 quilómetros.

Amilcar Matos

Publicado

em

A antevisão da terceira edição da Clássica da Arrábida e do quinto Granfondo da Arrábida, esta manhã, na Casa da Baía, em Setúbal, serviu de pretexto para a apresentação do Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida, que apresenta 13 propostas de itinerários para realizar em bicicleta.

“É um instrumento vital para a prática de ciclismo na Serra da Arrábida e que se traduz no acréscimo de melhores condições de segurança, conforto e atratividade para todos os que usufruem daquele equipamento desportivo natural”, destacou o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

As emoções nas duas rodas estão ao rubro no dia 17 em provas de ciclismo que atravessam os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra e desafiam na Arrábida, património natural que já dispõe de um guia de percursos cicláveis.

O Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida propõe trajetos pelos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com quatro diferentes graus de dificuldade. Além da caracterização de cada percurso, entre os quais distância e altimetria, disponibiliza um código QR através do qual é possível descarregar dados GPS e aceder a um mapa interativo.

A publicação, bilingue, em português e em inglês, editada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Lima & Limão Cycling Services, com o apoio dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, está disponível, para já, apenas em versão digital e pode ser consultada na página da federação.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, o guia, o segundo deste tipo existente a nível nacional, depois do lançamento de uma publicação para a zona do Algarve, propõe a descoberta “de uma região que está particularmente direcionada para o ciclismo”.

Já o antigo ciclista e atual diretor da Lima & Limão Cycling Services, João Serralheiro, a publicação constitui não apenas um guia para os utilizadores mas, também, “uma ferramenta de promoção do território”, até porque, frisou, “a Arrábida é destino de excelência para o ciclismo”.

O Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida é um dos projetos associados à prova de ciclismo Clássica de Arrábida, competição que resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Lima&Limão Cycling Services e os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra

De volta à estrada, a terceira edição da Clássica da Arrábida, prova internacional a realizar no dia 17, tem início no Largo de São João, em Palmela, e meta instalada no Castelo de Sesimbra. No percurso, destaque para a passagem dos ciclistas por Setúbal, em particular pela emblemática Avenida Luísa Todi.

A prova, com início às 11h40 para um itinerário de 182,3 quilómetros, está classificada como categoria 1.2 e inclui quatro prémios de montanha, um dos quais na Serra da Arrábida. É, ainda, pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e integra o calendário da União Ciclista Internacional.

A Clássica da Arrábida, com a participação de 22 equipas – sete ciclistas por equipa – de sete países, apresenta setores de passagem em terra batida, num aglomerado total de 2,5 quilómetros. O mais exigente, com 1,4 quilómetros, corresponde à subida da Estrada da Cobra, na aproximação ao Prémio de Montanha de Palmela.

Para o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, a Clássica da Arrábida, “uma prova que se afirmou a nível nacional e internacional e que tem condições para continuar a crescer”, materializa uma “receita perfeita”, uma vez que “congrega os melhores ingredientes de cada um dos três concelhos”.

O autarca acrescentou que a Arrábida, com “condições únicas para a prática do ciclismo”, é o “elemento agregador das três autarquias que, de forma solidária, souberam chegar a um acordo para ter uma prova altamente competitiva e extraordinária” e que ano após ano atrai cada vez mais participantes.

O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco de Jesus, sublinhou que a Clássica da Arrábida foi uma aposta ganha pelos três municípios. “É um projeto que valoriza o território, que dá maior notoriedade à Serra da Arrábida, pensado numa ótica de desenvolvimento turístico.”

Já o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Palmela, Luís Calha, frisou que a Clássica da Arrábida “é a prova rainha do ciclismo na região”, com atestado “sucesso e que a todos enche de orgulho”. É igualmente, frisou, um evento desportivo “com identidade” e que valoriza “o desporto para todos”.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, a prova, “com um bom percurso e um excelente nível competitivo”, é mais do que uma simples corrida. “É um projeto abrangente, de forte ligação ao território da Arrábida, que junta a competição ao desporto de massas.”

Nesta matéria, em simultâneo com a prova principal, decorre o quinto Granfondo da Arrábida, competição de ciclismo aberto a todos, com partida e chegada em Sesimbra, já com oito centenas de inscritos. “Acreditamos que vamos passar os mil participantes”, revelou Nuno Lima, da 4 Challengers.

Este responsável adiantou que o Granfondo da Arrábida, “geminada pelo terceiro ano consecutivo com a Clássica da Arrábida”, é uma prova de “caráter amador e dinamizada no âmbito do ciclismo para todos”.

Este evento desportivo, com início às 08h30, inclui dois percursos em duas distâncias, concretamente o granfondo, com 129 quilómetros e um acumulado de subida de 1700 metros, e o mediofondo, de menor dificuldade, com 89 quilómetros e um acumulado de subida de 1175 metros.

O Granfondo da Arrábida é organizado pelas empresas 4 Challengers e Lima&Limão Cycling Services, pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pelos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Desportos

Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal com 182 pilotos

Nesta edição, a maior parte do percurso da prova localiza-se no concelho de Reguengos de Monsaraz, terá 22 quilómetros de novos troços e uma zona espetáculo na Herdade das Areias, local onde decorre o prólogo. Pelo terceiro ano, a prova vai ter uma cerimónia de partida no centro da cidade.

TDS Telefonia do Sul

Publicado

em

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai realizar-se entre os dias 24 e 26 de maio em Reguengos de Monsaraz. 182 pilotos em automóveis, motos, quads e ssv vão disputar a vitória nesta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

Esta é a trigésima primeira edição da segunda prova mais antiga do calendário do todo-o-terreno e uma das maiores manifestações desportivas realizadas no Alentejo, juntando anualmente milhares de pessoas durante o prólogo e nos dois setores seletivos da competição.

A baja vai ser disputada por 48 pilotos em automóveis, entre os quais Alexandre Ré (primeiro classificado na geral do campeonato), João Ramos, Nuno Matos, Pedro Dias da Silva, André Amaral, Georgino Pedroso (líder do campeonato T2), João Rato (líder do campeonato T8) e quatro pilotos espanhóis, com destaque para o campeão espanhol de T8, Borja Rodrigues.

Em competição vão estar 55 motos com os principais pilotos que estão a disputar o campeonato, incluindo Sebastian Bühler e António Maio, que participaram no Rali Dakar 2019. Haverá também nove quads em prova e 70 ssv’s, que constitui o record de participações nesta categoria em provas do campeonato deste ano.

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal é a terceira etapa do nacional de automóveis e a quinta do calendário de motos, quads e ssv. A baja vai pontuar para o campeonato nacional de todo-o-terreno nas categorias T1, T2 e T8, para a Taça de Portugal de Todo-o-Terreno, para os troféus CAN AM, Polaris e Yamaha e para a 2ª edição do Troféu Terras do Grande Lago Alqueva, iniciativa conjunta com o Motor Club Villafranca de los Barrios (Espanha) que contempla a realização de duas provas, nomeadamente a Baja TT de Reguengos de Monsaraz e o Rally TT Baja Dehesa de Extremadura, que decorre de 7 a 9 de junho. Vai ser também disputado o Troféu Pilotos do Concelho de Reguengos de Monsaraz, que terá 12 concorrentes na partida e atribuirá prémios aos três pilotos melhor classificados em moto.

Na tarde de sexta-feira, dia 24 de maio, realizam-se as verificações técnicas e pelas 21h30 todas as viaturas vão passar pelo palanque instalado na Praça da Liberdade. Durante a cerimónia vão ser homenageados os fundadores da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com a entrega de uma placa alusiva aos 30 anos da prova.

Na manhã de sábado, dia 25 de maio, realiza-se o prólogo de oito quilómetros na Herdade das Areias. Às 8h parte o primeiro concorrente em motos e às 10h50 o primeiro automóvel. À tarde decorre o primeiro setor seletivo com 152 quilómetros de percurso para todas as viaturas. Às 12h será dada a partida para o primeiro piloto em moto e às 16h30 para o de automóveis.

No domingo realiza-se o segundo setor seletivo com um percurso de 152 quilómetros para os automóveis e de 78 quilómetros para as motos. A partida para as motos é às 8h e para os automóveis às 10h45. O palanque de chegadas vai estar no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, local onde vai decorrer a partir das 13h30 a cerimónia de pódio com a entrega dos prémios para os pilotos de motos, quads e ssv’s e a partir das 15h30 para os de automóveis.

Continuar a ler
Publicidade
Notícia TDS2 horas atrás

Altas temperaturas provocam aumento de incêndios agrícolas

Desportos2 horas atrás

Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal com 182 pilotos

Desportos2 horas atrás

Patinagem Artística em Alcácer do Sal

A Rádio3 horas atrás

A TDS no Mundial sub 20. Portugal-Coreia em direto

Crime3 horas atrás

Sines – Detidos em flagrante na posse de 1 064 doses de droga

Crime3 horas atrás

Homem de 68 anos detido por posse de arma proibida

Autarquias4 horas atrás

Mais de 400 alunos são transportados diariamente pela autarquia de Alcácer do Sal

Autarquias4 horas atrás

Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional visitou Santuário em Viana do Alentejo

Desportos14 horas atrás

Amanhã emissão especial da TDS no Estádio do Jamor para a final da Taça

Música14 horas atrás

Chainho e Camané em noite memorável

Acidentes16 horas atrás

Atropelamento em Beja

Últimas16 horas atrás

Ex tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor sai em liberdade

Agenda17 horas atrás

Portugal Air Summit, em Ponte de Sor, este ano sobre drones e aviação comercial

Desportos19 horas atrás

Morreu Joaquim Torres ex jogador do Vit.Setúbal e FCPorto

Notícia TDS21 horas atrás

Vítimas mortais são cada vez mais nas estradas do sul

Autarquias22 horas atrás

Câmara de Alcácer do Sal cede verba ao Agrupamento de Escolas

Últimas22 horas atrás

Novo Comandante na GNR de Setúbal

Agenda22 horas atrás

Ar Puro Feira de Caça, Pesca e Atividades ao Ar Livre em Grândola

Acidentes23 horas atrás

Choque em cadeia na A2

Notícia TDS1 dia atrás

Buscas em Odemira para encontrar homem de 68 anos

Últimas1 dia atrás

Cheiro a gás em Vendas Novas obrigou a assistência de mulher

Acidentes2 dias atrás

Ciclista em estado grave após colisão com automóvel

Atletismo2 dias atrás

Circuito Fitness de Vila Nova de Stº André

Crime2 dias atrás

Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor detido pela PJ

Autarquias2 dias atrás

Viana do Alentejo junta eleitos e nascidos em 1974

Notícia TDS2 meses atrás

Cidadão alemão denuncia arranque de sobreiros no Alentejo

Vídeos incríveis3 meses atrás

Beja não tem mar nem rio mas vai ter uma praia. Já a conhece?

Política2 meses atrás

Marido e mulher, pai e filha, irmãos e cunhados. Governo de Antº Costa tem de tudo.

Crime2 meses atrás

Aljustrel – Prisão preventiva por violência doméstica

Acidentes2 semanas atrás

As fotos e o video da ambulância que vitimou 2 socorristas da cruz vermelha de safara

Acidentes3 semanas atrás

Acidente faz um morto

Acidentes3 meses atrás

Acidente grave em Aljustrel. 2 jovens de 20 anos morrem ( com fotos )

Crime2 meses atrás

Homem detido em Vendas Novas por violência doméstica

Acidentes3 semanas atrás

Cavalo provoca acidente e mata mulher em Beja

Acidentes2 semanas atrás

Acidente em Alcácer do Sal com 2 feridos graves

Últimas3 meses atrás

Homem de 49 anos morre após trator capotar em Odemira

Acidentes3 meses atrás

Touro à solta em Águas de Moura danificou 15 carros

Saúde3 meses atrás

Novo Hospital Central do Alentejo ‘nasce’ a 15 de Maio com entrega de documentação ao governo(imagens)

Sociedade2 meses atrás

Funeral de ‘Ti Mariana da Estação’ marcado por fortes emoções(veja vídeo)

Artes3 meses atrás

Nuno Veiga é fotojornalista é alentejano e é um dos melhores

Acidentes1 mês atrás

Camionista português morre em Badajoz

Acidentes2 semanas atrás

Despiste de ambulância mata 2 socorristas da Cruz Vermelha de Safara

Crime3 meses atrás

Homem detido por violar e engravidar menina de 13 anos, em Beja

Acidentes3 meses atrás

Acidente grave em Aljustrel com morte de 2 pessoas. Bombeiro conta o que viu. (com vídeo)

Crime2 meses atrás

4 homens assaltam café na Landeira.

Acidentes2 meses atrás

Camião carregado de abóbora despista-se em Borba

Acidentes2 meses atrás

Acidente no IP2. Casal e dois menores transportados para hopital Évora(fotos)

Crime2 meses atrás

4 detidos em fraude de 5 milhões em Beja, Évora, Setúbal e outros 6 distritos

Acidentes1 mês atrás

Acidente grave com 5 vítimas

Vídeos incríveis1 mês atrás

Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo (com vídeo)

Agricultura2 dias atrás

Investidores visitam Alqueva. Edia quer mostrar nova realidade criada pelo empreendimento e oportunidades de negócio.

Agenda3 dias atrás

Beja é Romana a partir de 5ª feira (vídeo)

Sociedade3 dias atrás

Principais impactes do Meo Sudoeste em livro. A TDS foi ouvir a população. (vídeo)

Vídeos incríveis3 dias atrás

Macacos tomam banho em piscina…para refrescar

Música3 dias atrás

Cuba canta alentejano

Sociedade3 dias atrás

Conhece o pescador de Lampreias do Guadiana ? A TDS foi falar com ele.

Agenda3 dias atrás

Santa Catarina (Alcácer do Sal) em festa. Veja programação

Futebol6 dias atrás

Benfiquista faz 200kms de bicicleta para ir à festa do título (vídeo/fotos)

Vídeos incríveis1 semana atrás

O Cristo Rei é sexagenário. Faz hoje 60 anos.

Música1 semana atrás

Monda em concerto para apresentar cal

Últimas1 semana atrás

Cheias, sismo, acidentes e incêndios no Cascade’19

Sociedade2 semanas atrás

Bombeiros de Elvas salvam 3 gatos bebés durante incêndio (vídeo)

Desportos2 semanas atrás

A festa do Vit.Setúbal no relvado (vídeo)

Últimas2 semanas atrás

Peregrino espanhol ‘retrata’ Cristo pelas estradas

Política2 semanas atrás

Jerónimo Sousa está hoje no distrito de Évora(vídeo)

Artes2 semanas atrás

Dia da Festa do Azulejo em Beja

Desportos2 semanas atrás

Campeão de Portalegre recusa jogar no Nacional(vídeo)

Artes3 semanas atrás

Sugestão para hoje: Striptease em Aljustrel (vídeo)

Sociedade3 semanas atrás

Protesto por melhores estradas no Baixo Alentejo(c vídeo)

Acidentes3 semanas atrás

Choque entre pesados sem vítimas

Desportos4 semanas atrás

Alvaladense é campeão do Inatel de Beja

Sociedade4 semanas atrás

19ªRomaria chegou a Viana do Alentejo

Viagens4 semanas atrás

Os Anjos do Seixal ao Alandroal (vídeo)

Agricultura4 semanas atrás

Capoulas anuncia nova linha de crédito e novos apoios para o regadio.(vídeo)

Política4 semanas atrás

Ovibeja faz falta para o país diz Rio

Publicidade

Top

TDS Peça Orçamento