Siga-nos

Desportos

Apresentada a Clássica de Arrábida e guia de percursos cicláveis

A Clássica da Arrábida, com a participação de 22 equipas – sete ciclistas por equipa – de sete países, apresenta setores de passagem em terra batida, num aglomerado total de 2,5 quilómetros.

Amilcar Matos

Publicado

em

A antevisão da terceira edição da Clássica da Arrábida e do quinto Granfondo da Arrábida, esta manhã, na Casa da Baía, em Setúbal, serviu de pretexto para a apresentação do Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida, que apresenta 13 propostas de itinerários para realizar em bicicleta.

“É um instrumento vital para a prática de ciclismo na Serra da Arrábida e que se traduz no acréscimo de melhores condições de segurança, conforto e atratividade para todos os que usufruem daquele equipamento desportivo natural”, destacou o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

As emoções nas duas rodas estão ao rubro no dia 17 em provas de ciclismo que atravessam os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra e desafiam na Arrábida, património natural que já dispõe de um guia de percursos cicláveis.

O Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida propõe trajetos pelos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com quatro diferentes graus de dificuldade. Além da caracterização de cada percurso, entre os quais distância e altimetria, disponibiliza um código QR através do qual é possível descarregar dados GPS e aceder a um mapa interativo.

A publicação, bilingue, em português e em inglês, editada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Lima & Limão Cycling Services, com o apoio dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, está disponível, para já, apenas em versão digital e pode ser consultada na página da federação.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, o guia, o segundo deste tipo existente a nível nacional, depois do lançamento de uma publicação para a zona do Algarve, propõe a descoberta “de uma região que está particularmente direcionada para o ciclismo”.

Já o antigo ciclista e atual diretor da Lima & Limão Cycling Services, João Serralheiro, a publicação constitui não apenas um guia para os utilizadores mas, também, “uma ferramenta de promoção do território”, até porque, frisou, “a Arrábida é destino de excelência para o ciclismo”.

O Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida é um dos projetos associados à prova de ciclismo Clássica de Arrábida, competição que resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Lima&Limão Cycling Services e os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra

De volta à estrada, a terceira edição da Clássica da Arrábida, prova internacional a realizar no dia 17, tem início no Largo de São João, em Palmela, e meta instalada no Castelo de Sesimbra. No percurso, destaque para a passagem dos ciclistas por Setúbal, em particular pela emblemática Avenida Luísa Todi.

A prova, com início às 11h40 para um itinerário de 182,3 quilómetros, está classificada como categoria 1.2 e inclui quatro prémios de montanha, um dos quais na Serra da Arrábida. É, ainda, pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e integra o calendário da União Ciclista Internacional.

A Clássica da Arrábida, com a participação de 22 equipas – sete ciclistas por equipa – de sete países, apresenta setores de passagem em terra batida, num aglomerado total de 2,5 quilómetros. O mais exigente, com 1,4 quilómetros, corresponde à subida da Estrada da Cobra, na aproximação ao Prémio de Montanha de Palmela.

Para o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, a Clássica da Arrábida, “uma prova que se afirmou a nível nacional e internacional e que tem condições para continuar a crescer”, materializa uma “receita perfeita”, uma vez que “congrega os melhores ingredientes de cada um dos três concelhos”.

O autarca acrescentou que a Arrábida, com “condições únicas para a prática do ciclismo”, é o “elemento agregador das três autarquias que, de forma solidária, souberam chegar a um acordo para ter uma prova altamente competitiva e extraordinária” e que ano após ano atrai cada vez mais participantes.

O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco de Jesus, sublinhou que a Clássica da Arrábida foi uma aposta ganha pelos três municípios. “É um projeto que valoriza o território, que dá maior notoriedade à Serra da Arrábida, pensado numa ótica de desenvolvimento turístico.”

Já o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Palmela, Luís Calha, frisou que a Clássica da Arrábida “é a prova rainha do ciclismo na região”, com atestado “sucesso e que a todos enche de orgulho”. É igualmente, frisou, um evento desportivo “com identidade” e que valoriza “o desporto para todos”.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, a prova, “com um bom percurso e um excelente nível competitivo”, é mais do que uma simples corrida. “É um projeto abrangente, de forte ligação ao território da Arrábida, que junta a competição ao desporto de massas.”

Nesta matéria, em simultâneo com a prova principal, decorre o quinto Granfondo da Arrábida, competição de ciclismo aberto a todos, com partida e chegada em Sesimbra, já com oito centenas de inscritos. “Acreditamos que vamos passar os mil participantes”, revelou Nuno Lima, da 4 Challengers.

Este responsável adiantou que o Granfondo da Arrábida, “geminada pelo terceiro ano consecutivo com a Clássica da Arrábida”, é uma prova de “caráter amador e dinamizada no âmbito do ciclismo para todos”.

Este evento desportivo, com início às 08h30, inclui dois percursos em duas distâncias, concretamente o granfondo, com 129 quilómetros e um acumulado de subida de 1700 metros, e o mediofondo, de menor dificuldade, com 89 quilómetros e um acumulado de subida de 1175 metros.

O Granfondo da Arrábida é organizado pelas empresas 4 Challengers e Lima&Limão Cycling Services, pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pelos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Desportos

João Rodrigues vence Volta ao Alentejo em Bicicleta

João Rodrigues conquistou a sua primeira vitória numa prova de etapas, ao terminar com menos três segundos do que Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista), vencedor em 2018.

TDS Telefonia do Sul

Publicado

em

O português João Rodrigues (W52-FC Porto) venceu a 37.ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta, após a sexta e última etapa, que ligou Portalegre a Évora e que foi ganha pelo espanhol Enrique Sanz (Euskadi-Murias)

João Rodrigues conquistou a sua primeira vitória numa prova de etapas, ao terminar com menos três segundos do que Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista), vencedor em 2018,.

Após os 152 quilómetros da última etapa, Enrique Sanz somou o terceiro triunfo na prova este ano, ao ganhar em 3:29.33 horas, com o mesmo tempo do britânico Gabriel Cullaigh (Team Wiggins) e menos um segundo do que o espanhol Mário González (Euskadi-Murias).

Continuar a ler
Publicidade
Últimas10 horas atrás

Mau tempo provoca 4 acidentes e atinge torre do castelo de Mourão

Autarquias10 horas atrás

Raio danifica Torre do Castelo de Mourão que está em risco de ruir

Autarquias10 horas atrás

Balanço da Feira do porco em Ourique(vídeo presidente)

Política10 horas atrás

900 pessoas em Elvas no almoço dos 98 anos do PCP

Sociedade11 horas atrás

Toda a informação do tempo em Évora em ‘tempo real’

Desportos11 horas atrás

João Rodrigues vence Volta ao Alentejo em Bicicleta

Sociedade15 horas atrás

Fim de semana de calor … mas com chuva.

Política18 horas atrás

Marido e mulher, pai e filha, irmãos e cunhados. Governo de Antº Costa tem de tudo.

Crime19 horas atrás

Homem detido em Marvão pela prática de incêndio florestal

Política19 horas atrás

Deputados do PS reúnem-se em Portalegre para Jornadas de Proximidade

Acidentes1 dia atrás

Ponte de Sor: Motociclista morre em despiste

Artes1 dia atrás

Salvador Sobral encerrou o Jazz Além Tejo em Santo André com lotação esgotada

Acidentes1 dia atrás

Acidente faz 2 feridos entre Estremoz e Arraiolos

Artes1 dia atrás

FMM Sines 2019: As primeiras confirmações

Economia1 dia atrás

Oportunidades de negócio para empresas apresentadas em Palmela

Gastronomia1 dia atrás

Borrego é ‘rei’ em Castro Verde

Agenda1 dia atrás

Mundo dos Legos chega a Arraiolos

Crime1 dia atrás

Enfermeira do Hospital de Évora vai ser julgada por fazer clister a doente

Crime2 dias atrás

Notícia TDS: Hacker Rui Pinto a ‘caminho’ da cadeia de Évora

Sociedade2 dias atrás

Fim de semana de praia com Setúbal a atingir os 29 graus

Educação2 dias atrás

Antº Costa em Évora no Honoris Causa a Alexandre Quintanilha e a Pat Sandra

Economia2 dias atrás

Detetor de radioatividade português já está em Almaraz

Últimas2 dias atrás

Évora corre para ajudar Moçambique

Crime2 dias atrás

Operação “Freshwater” da GNR faz nove detidos e 200 quilos de meixão vivo apreendidos

Política2 dias atrás

Assunção Cristas visitou o Pego do Altar e exige Capoulas no Parlamento

Crime2 dias atrás

Aljustrel – Prisão preventiva por violência doméstica

Crime3 dias atrás

GNR recupera animais furtados e material agrícola em Moura

Sociedade3 dias atrás

Pólenes com níveis elevados nas regiões de Lisboa, Setúbal e Évora

Autarquias3 dias atrás

Grândola reuniu as Comissões Municipais de Proteção Civil e de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Desportos3 dias atrás

Enrique Sanz vence 2ª etapa da volta ao Alentejo

Vídeos incríveis2 semanas atrás

Beja não tem mar nem rio mas vai ter uma praia. Já a conhece?

Crime2 dias atrás

Aljustrel – Prisão preventiva por violência doméstica

Acidentes1 mês atrás

Acidente grave em Aljustrel. 2 jovens de 20 anos morrem ( com fotos )

Turismo3 semanas atrás

Filmes promocionais do Alentejo entre os melhores do mundo

Últimas4 semanas atrás

Homem de 49 anos morre após trator capotar em Odemira

Acidentes2 semanas atrás

Touro à solta em Águas de Moura danificou 15 carros

Crime2 semanas atrás

Homem detido em Vendas Novas por violência doméstica

Saúde4 semanas atrás

Novo Hospital Central do Alentejo ‘nasce’ a 15 de Maio com entrega de documentação ao governo(imagens)

Artes3 semanas atrás

Nuno Veiga é fotojornalista é alentejano e é um dos melhores

Sociedade5 dias atrás

Funeral de ‘Ti Mariana da Estação’ marcado por fortes emoções(veja vídeo)

Crime3 semanas atrás

Homem detido por violar e engravidar menina de 13 anos, em Beja

Acidentes1 mês atrás

Acidente grave em Aljustrel com morte de 2 pessoas. Bombeiro conta o que viu. (com vídeo)

Acidentes2 semanas atrás

Camião carregado de abóbora despista-se em Borba

Últimas4 semanas atrás

Sismo em Évora mas sem danos pessoais ou materiais

Crime4 dias atrás

4 detidos em fraude de 5 milhões em Beja, Évora, Setúbal e outros 6 distritos

Artes3 semanas atrás

‘Telemóveis’ ganha Festival da Canção com Alentejo a dar a votação máxima

Desportos1 mês atrás

Morreu Frederico Rosa antiga estrela do futebol e natural de Castro Verde (com fotos)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente na A2 em Alcácer do Sal faz um morto. Vítima de 79 anos foi atropelada após acidente.

Vídeos1 mês atrás

Já viu o estado em que ficou a viatura do acidente de Aljustrel? (video)

Crime2 semanas atrás

Mãe de Joana(menina morta no Algarve) saiu da prisão e foi viver para Évora

Acidentes1 mês atrás

Grândola: Despiste de mota provoca ferido grave

Últimas4 dias atrás

Colisão entre dois veículos e família cigana faz 2 feridos

Últimas3 semanas atrás

Elvas, Vila Viçosa e Alvito recebem refugiados

Crime1 mês atrás

Em montemor-o-novo 3 detidos por furto de 250kgs de pinhas

Agenda1 semana atrás

Joaquim Bastinhas vai ser homenageado em Évora

Crime2 dias atrás

Notícia TDS: Hacker Rui Pinto a ‘caminho’ da cadeia de Évora

Corso de 3ªfeira
Últimas3 semanas atrás

Sines desfilou.(veja fotos)Corsos de Elvas e Redondo cancelados devido ao mau tempo.

Últimas10 horas atrás

Mau tempo provoca 4 acidentes e atinge torre do castelo de Mourão

Acidentes3 semanas atrás

Acidente nas minas de Aljustrel faz um morto

Crime1 dia atrás

Enfermeira do Hospital de Évora vai ser julgada por fazer clister a doente

Artes1 dia atrás

FMM Sines 2019: As primeiras confirmações

Política5 dias atrás

Paulo Sande, candidato da Aliança com o balanço da visita a Beja(com vídeo)

Vídeos incríveis5 dias atrás

Já começou a Primavera. Já viu os festejos na Índia?

Vídeos incríveis5 dias atrás

Pedro Mestre visitou Ti Mariana na sua taberna em Ourique Gare.(veja vídeo)

Vídeos incríveis5 dias atrás

O astrolábio mais antigo do mundo é português e foi certificado pelo Guinness World Records

Desportos5 dias atrás

37ªVolta ao Alentejo em Bicicleta. Já sabe onde passa?

Sociedade5 dias atrás

Funeral de ‘Ti Mariana da Estação’ marcado por fortes emoções(veja vídeo)

Últimas6 dias atrás

Lagoa de Santo André aberta ao mar (veja o vídeo)

Economia6 dias atrás

Cerveja artesanal do Alentejo vence Medalha de Ouro

Vídeos incríveis6 dias atrás

NASA ‘escondeu’ explosão de meteorito e ninguém deu por nada.

Política7 dias atrás

Eduardo Cabrita garante formação da GNR em Portalegre (veja o vídeo)

Turismo1 semana atrás

Setúbal recebe navio Alexander Von Humboldt II

Agenda1 semana atrás

‘Os Azeitonas’ na abertura do Ciclo da Primavera

Economia1 semana atrás

Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi distinguido nos Prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”

Vídeos incríveis1 semana atrás

Lembra-se da mulher que chamou ‘ladrão’ a Paulo Portas na Ovibeja?

Vídeos incríveis1 semana atrás

Fomos ver como se faz o azeite. Já viu?

Artes1 semana atrás

‘Vinho Cantado’ do Grupo Coral da Casa do Povo de Reg. de Monsaraz sai a 30 de Março

Vídeos incríveis1 semana atrás

Vídeo impressionante da corveta João Roby no Alfeite

Agenda2 semanas atrás

Xutos e Pontapés na Fiape em Estremoz a 4 de Maio

Política2 semanas atrás

PCP coloca em causa voto electrónico no distrito de Évora

Corso de 3ªfeira
Vídeos incríveis2 semanas atrás

Já viu as melhores imagens do Carnaval de Sines? (vídeo)

Educação2 semanas atrás

‘Alterações Climáticas’ em trabalho de alunos do Instituo Politécnico de Beja

Turismo3 semanas atrás

Filmes promocionais do Alentejo entre os melhores do mundo

Artes3 semanas atrás

Évora com nova proposta cultural já este mês: Artística Festival

Últimas3 semanas atrás

Comediante alentejana apoia ‘Telemóveis'(veja vídeo)

Crime3 semanas atrás

Provedora de Justiça recebe 19 pedidos de indemnização de Borba

Acidentes3 semanas atrás

Ainda o acidente na A6. O relato do primeiro bombeiro a chegar ao local.

Acidentes4 semanas atrás

Acidente na A6: Remoção de viaturas e trabalhos de limpeza continuam a decorrer (com VÍDEO)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente na A6 com 11 viaturas faz 16 feridos ligeiros.

Últimas4 semanas atrás

Acidente na A6 (Veja o vídeo da equipa da TDS no local)

Publicidade

Top

Rádio Pedir Orçamento