Siga-nos

Agenda

Antigos contrabandistas voltam ao ‘local do crime’

Passeio tem 13 kms e vai reviver muitas histórias

Avatar

Publicado

em

Os caminhos sinuosos que marcaram a rota do contrabando de café vão ser de novo explorados, no dia 4 de maio, em homenagem aos antigos contrabandistas da raia luso-espanhola.

Percurso de muitas histórias

Este ano, a organização aposta num percurso um pouco diferente do habitual, com cerca de 13 km de extensão total, mas que continua a passar pelos antigos trilhos do contrabando e por localidades historicamente ligadas a esta temática, como Galegos, La Fontañera e Pitaranha.

Antes da partida para uma das melhores rotas que existem na raia, marcada para as 9h00, junto ao edifício da antiga Alfândega de Porto Roque (Galegos), os participantes poderão degustar as típicas migas de pão com carne de porco frita e “café do contrabandista”.

No final da caminhada, os “contrabandistas” terão à sua disposição, mediante inscrição prévia, um retemperador almoço convívio, no edifício da antiga Alfândega de Porto Roque (Galegos).

Agenda

Festival Sete Sóis Sete Luas chega a Castro Verde

O Festival Sete Sóis Sete Luas 2019 é promovido, nesta sua XXVII edição, por uma Rede Cultural de 30 cidades de 10 Países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia.

TDS noticias

Publicado

em

Castro Verde recebe nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2019, o XXVII Festival Sete Sóis Sete Luas, rede cultural que o concelho integra desde 2000.

Com uma programação rica e variada, onde as diferentes formas de expressão cultural do Mediterrâneo e do mundo lusófono encontram lugar, a aposta passa por proporcionar momentos de partilha, aprendizagem e descoberta, através da realização de diferentes espetáculos e apresentações de rua, que irão acontecer no Anfiteatro Municipal e junto à Igreja dos Remédios.

Durante estes dias o Festival apresenta em Castro Verde o virtuoso mandolinista italiano, Mimmo Epifani que, em conjunto com “The Barbers”, interpreta um repertório original, ligado a instrumentos de corda, como bandolim, mandola, mandoloncello e aos instrumentos étnicos utilizados nos salões de barbeiros de Salento, no sul de Itália. Também a Orkestra Popular Des 7Luas (Mediterrâneo), produção original do festival que reúne músicos do Brasil, Itália, Espanha, Portugal, e Guiné-Bissau, se apresenta em concerto nesta edição do festival, num concerto onde visita a música popular destes países do Mediterrâneo e do Mundo Lusófono.

Dino D’Santiago (Cabo-Verde / Portugal), nome incontornável da cena atual da música portuguesa, é outro dos músicos que se apresenta em Castro Verde, num espetáculo onde não faltarão os sons da tradição cabo-verdiana, em sintonia com o peso contemporâneo da música eletrónica.

As sonoridades tradicionais do Alentejo também marcam presença nesta edição do festival, através das melodias do grupo de música popular Cantares do Sul (Portugal).

A animação de rua fica a cargo de Yldor Llach (Espanha), artista catalão circense, que aqui apresenta o seu espetáculo de bicicleta acrobática “Sobre Rodas”, e dos Irmãos Esferovite (Portugal), que trazem uma aventura musical e circense.

Nas artes plásticas, destaque para a abertura da exposição “Meus aCORdes” e realização simultânea de um laboratório de pintura mural, pela mão de Tutu Sousa (Cabo-Verde), um autodidata no domínio da pintura e escultura. No seu percurso artístico fazem parte exposições individuais e coletivas em Cabo Verde, vários países europeus e nos EUA, tendo efetuado dezenas de pinturas murais e decorativas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul