Siga-nos

Património

Anta Grande do Zambujeiro em risco de colapso

Autarcas tem conhecimento da situação que se vive

Carla Correia

Publicado

em

A Anta Grande do Zambujeiro, situada no concelho de Évora, “encontra-se num estado bastante preocupante e em risco de colapso de toda a sua estrutura”. A afirmação foi do vice-presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses, Luís Raposo

A direção desta associação visitou recentemente o monumento, a convite da União de Freguesia de Nossa Senhora da Tourega e Guadalupe.

Segundo o responsável, trata-se de “um monumento muito especial”, que “deveria ser classificado como de interesse europeu e internacional”, porque “é a maior anta de Portugal e da Península Ibérica”.

“É um velho problema, não é de agora. Sabíamos que existia um estado de abandono e de grande degradação progressiva em que se encontra”, notou, considerando “fundamental que se tomem medidas para reforçar estruturalmente” a anta.

O presidente da união de freguesias, Joaquim Pimpão, disse que, perante a visível degradação da Anta Grande do Zambujeiro, a autarquia organizou a visita para “ter uma avaliação mais técnica” da sua situação.

O autarca frisou que a prioridade deverá passar por se estabelecer um entendimento com o proprietário do terreno onde se situa a anta, salientando que, caso contrário, torna-se “difícil haver algum investimento público” no monumento.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Património

Um olhar noturno pelo Templo Romano de Évora (drone)

Vídeo TDS

Bruno Baltazar

Publicado

em

São imagens retiradas durante a noite pelo Drone da TDS.

Imagens nocturnas de um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e do país.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022