Siga-nos

Festas Populares

Animação em Vale de Guizo e Arêz com Festas em Honra de Nossa Senhora do Monte (Alcácer do Sal)

Organizadas pelo Grupo Desportivo de Vale de Guizo em colaboração com a paróquia local, as festas foram apoiadas pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pela União das Freguesias de Alcácer.

TDS noticias

Publicado

em

Os dias 15, 16 e 17 de agosto foram de animação nas aldeias de Vale de Guizo e Arêz, com a realização de mais uma edição das Festas em Honra de Nossa Senhora do Monte, que contaram com as presenças dos vereadores Manuel Vítor de Jesus e Nuno Pestana.

No primeiro dia (15 de agosto) realizou-se a procissão a pé entre Arêz e Vale de Guizo.

No dia 16 houve missa em honra de Nossa Senhora do Monte, em Vale de Guizo, a que se seguiu a abertura de quermesse e das bancas de artesanato e de produtos do campo. Mais tarde atuaram as Cantadeiras da Aldeia (“As Mondinas”, “As Traquinas” e “As Palmeiras”). A noite terminou com baile a cargo dos acordeonistas João do Carmo, Luís Candeias e Luís Godinho.

No sábado (dia 17) a abertura da quermesse e das bancas deu o mote para um jantar-convívio, havendo depois as atuações do Duo Musical Ana & Edgar e de Eduardo Sant’Ana com bailarinas.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Festas Populares

Festival do Tomate em Alvalade Sado de 6 a 8 de setembro

O Festival do Tomate faz-se também com animação musical, com Cláudio Rosário, dia 6, e Carla Nunes, dia 7, no Jardim da Mimosa a partir das 21h30.

TDS noticias

Publicado

em

O 5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa realiza-se de 6 a 8 de setembro e nos menus dos restaurantes aderentes.

Não vão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o tomate dá o mote e o sabor.

A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa.

O cultivo de tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta Freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.

Participaram na edição 2019 do Festival do Tomate os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa, Casa das Bifanas O Messias. Todos apresentam pratos em que o tomate, este fruto que passa por legume, mostra a sua versatilidade.

Promovido pelaCâmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL. A iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com