Últimas:
Alunos da Universidade de Évora com COVID 19 – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Educação

Alunos da Universidade de Évora com COVID 19

Número de casos não foi revelado pelas autoridades de saúde.

Publicado

em

Situação está a ser acompanhada pelas autoridades

“Delegada de Saúde do Alentejo fala em vários casos”

Vários alunos da Universidade de Évora estiveram e estão infectados com COVID 19.

Filomena Araújo não precisou o número de casos mas afirmou que já se registaram alguns casos e que ‘estão a ultrapassar o seu período de isolamento’.

A delegada de saúde do Alentejo julga normal existirem casos entre a comunidade estudantil e refere que o mais importante é ‘evitar o contágio’.

Veja na TDS

 

Educação

Dia da Universidade de Évora

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, vai estar presente.

Publicado

em

Dia da Universidade de Évora

Na próxima terça-feira, dia 1 de novembro, tem lugar na Universidade de Évora a habitual sessão solene que marca o início do ano letivo. A data, que representa um dos momentos mais relevantes do ano para a academia eborense, assinala a fundação da Universidade Jesuíta, em 1559.

À semelhança de anos anteriores, têm lugar os tradicionais discursos da Reitora, do Presidente do Conselho Geral, do Presidente da Associação Académica e representante do Funcionário Não Docente, cabendo este ano ao Professor Doutor Manuel Lopes a Lição inaugural e a sessão de encerramento a cargo da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Doutora Elvira Fortunato.

Durante a sessão lugar ainda para a imposição das insígnias doutorais aos mais recentes doutores.

Após o encerramento da cerimónia, que termina com o Cortejo Académico, é tempo para a atuação de Grupos Académicos no Claustro do Colégio.

As comemorações prolongam-se durante o dia, com a inauguração pelas 15h da Exposição itinerante intitulada “Arquimedes da Silva Santos: onde vai a minha voz?” patente no Corredor da Sala da Bellas Artes do Colégio do Espírito Santo (CES), a apresentação do livro “Arquimedes da Silva Santos: um homem (fora) do seu tempo” pelas 15h30 na Sala das Bellas Artes do CES,  terminando o dia com um concerto pela Orquestra de Sopros da Escola de Artes, no Auditório Christopher Bochmann, Colégio Mateus D`Aranda, pelas 16h30.

A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Metrópole eclesiástica e residência temporária da Corte, Évora surgiu desde logo como a cidade mais indicada.

Ainda que a ideia original de criação da segunda universidade do Reino tenha pertencido a D. João III, coube ao Cardeal D. Henrique a sua concretização.

Interessado nas questões de ensino, começou por fundar o Colégio do Espírito Santo, confiando-o à então recentemente fundada Companhia de Jesus.

Ainda as obras do edifício decorriam e já o Cardeal solicitava de Roma a transformação do Colégio em Universidade plena.

Com a anuência do Papa Paulo IV, expressa na bula Cum a nobis de abril de 1559, foi criada a nova Universidade, com direito a lecionar todas as matérias, exceto Medicina, Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canónico.

Continuar a ler

Agenda

A importância da brincadeira na infância

Prof Carlos Neto dá palestra em Grândola

Publicado

em

Professor e investigador Carlos Neto dá palestra sobre a importância da brincadeira na infância

“Do Brincar ao Desporto” é a temática da palestra que o Professor Catedrático Jubilado Carlos Neto vai apresentar em Grândola no dia 19 de novembro, pelas 17h00, no Cine Granadeiro Auditório Municipal.

Carlos Neto é um dos maiores especialistas mundiais em desenvolvimento motor e uma referência mundial na área da brincadeira e do jogo e da importância de ambos para as crianças. Para este professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL), as crianças brincam e mexem-se cada vez menos e por esse
motivo, o analfabetismo motor tornou-se um problema gravíssimo.

Já não se vêm crianças a brincar na rua. Por essa razão, o trabalho de investigação académica que tem vindo a desenvolver há quase cinco décadas centra-se sobretudo no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança, na independência de mobilidade em crianças e jovens, e no bullying nas escolas.

Participante assíduo em seminários, congressos e ações de formação sobre o desenvolvimento motor e o ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade, orienta igualmente diversos projetos de investigação e interação comunitária e é autor de quatro livros, o mais recente, publicado em 2020, “LIBERTEM as crianças: a urgência de brincar e ser ativo”.

Continuar a ler

Educação

Cabrela voltou a ter escola

Oito anos depois, a Escola Básica de Cabrela reabre as suas portas.

Publicado

em

Reabertura da EB1 de Cabrela

Oito anos depois, a Escola Básica de Cabrela reabre as suas portas. São 9 os alunos que frequentam este estabelecimento de ensino e, a partir de segunda-feira, 24 de outubro, iniciaram ou continuam o percurso escolar na sua terra.

O Edifício da Escola Básica, sofreu nos últimos anos, algumas obras de manutenção/requalificação, que permitem a utilização de uma sala para ATL e de outra para sala de aulas.

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, o Vice-Presidente Henrique Lopes, e a Vereadora Sílvia Santos, estiveram presentes neste momento tão especial para a Vila de Cabrela e para o nosso Concelho.

Esta reabertura, conseguida com os esforços conjuntos da Câmara Municipal com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia de Cabrela, e com o apoio da Casa do Povo de Cabrela e da Associação dos Pequenos Alentejanitos de Cabrela, permite a rentabilização de um espaço, e, essencialmente, a inter-relação família/escola/comunidade em ordem a uma valorização, aproveitamento e valorização dos recursos do meio.

De salientar que, o facto de estudarem na sua terra, melhora a qualidade de vida das crianças e ajuda a promover a intergeracionalidade, assim como criar maiores dinâmicas de identidade e de afeto com o território onde vivem.

Estiveram ainda presentes, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, a Chefe de Divisão de Educação, Saúde e Ação Social da Câmara Municipal e a Presidente e Secretário da Junta de Freguesia de Cabrela.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!