Últimas:
Aluno da Universidade de Évora está a montar rede de gravação acústica de aves – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

Aluno da Universidade de Évora está a montar rede de gravação acústica de aves

João Albuquerque quer saber como a chuva e a temperatura influenciam a vida destes animais.

Publicado

em

De Março a meados de Junho, João Albuquerque, de 21 anos e finalista da Licenciatura em Biologia na Universidade de Évora, está dedicado a ouvir pássaros, mochos, corujas e morcegos que vivem na Herdade da Mitra. O espaço tem 290 hectares e pertence à Universidade de Évora.

“Optou por fazer uma monitorização acústica.”

Para isso está a montar uma rede de aparelhos de gravação acústica, um método que admite não ser invasivo para estes animais.

O seu principal objectivo é “quantificar as relações entre os fatores meteorológicos e a ocorrência e atividade espacial e temporal de aves e morcegos”.

As espécies na mira deste aluno de Biologia são, sobretudo, pássaros (Passeriformes), mochos e corujas (Strigiformes), e morcegos das famílias Vespertilionidae e Rhinolophidae.

Para recolher estes dados João Albuquerque decidiu deixar de lado a anilhagem ou os percursos de observação.

Sociedade

Homem detido em pleno assalto.

Em Cortiçadas de Lavre.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Detido por furto em interior de residência

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo e do Posto Territorial de Vendas Novas, no dia 16 de maio, deteve um homem de 26 anos por furto em interior de residência, na localidade das Cortiçadas de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo.

No âmbito de uma denúncia que estaria a decorrer um furto em interior de residência, os militares da Guarda efetuaram diligências policiais que culminaram na recuperação do material furtado, nomeadamente uma motosserra e uma televisão.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

Continuar a ler

Crime

Casal detido em campo Maior por furto

Os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Publicado

em

Campo Maior

Casal detido em flagrante por furto de metais não preciosos

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, ontem, dia 19 de maio, deteve um homem e uma mulher de 64 e 66 anos, respetivamente, pelo crime de furto de metais não preciosos, em Campo Maior.

Na sequência de uma denúncia que os suspeitos se encontravam introduzidos num centro de armazenamento de resíduos, os militares da Guarda de imediato se deslocaram ao local, onde surpreenderam em flagrante os autores do furto a subtrair diversos materiais ferrosos, nomeadamente um frigorifico, uma caldeira e outros materiais avulsos e em metal, sem qualquer tipo de autorização.

Foi possível apurar-se ainda que os suspeitos entraram no interior do edifício através do corte da vedação, local por onde retiraram os objetos e os carregaram no seu veículo.

O material foi apreendidos e os detidos foram constituídos arguidos.

Os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!