Siga-nos

Sociedade

Alexandra Lencastre é a madrinha da Romaria a Cavalo

A Romaria a Cavalo parte no próximo dia 24 de abril, da Moita, em direção a Viana do Alentejo, onde chega dia 27.

Avatar

Publicado

em

A atriz Alexandra Lencastre, embaixadora do Alentejo e uma das mais populares atrizes portuguesas, é a madrinha da 19ª edição da Romaria a Cavalo que parte no próximo dia 24 de abril, da Moita, em direção a Viana do Alentejo, onde chega dia 27, às 17h00.

Romaria começa a 24 de Abril na Moita e termina a 27 em Viana do Alentejo

Centenas de romeiros voltam a cumprir a tradição, numa viagem de 150 quilómetros por caminhos de terra batida e que tem início junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas que servirá de pernoita no dia 26, onde haverá um programa musical/cultural nessa noite.

Para receber os muitos visitantes esperados em Viana do Alentejo durante o fim de semana, o Município preparou um programa cultural para dia 27, a partir das 15h30, pelas ruas da vila com cante alentejano, o Grupo de Cantares Populares “Seara Nova”, o Grupo “De Moda em Moda”, animação com “A Chiclateira” e o Grupo de Bombos “Toca a Bombar”. À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 20h30, sobem ao palco as sevilhanas da Classe de Dança da AEVA e o Grupo Siempre a Bailar da Moita. Às 23h00, sobe ao palco o Grupo “300 and Friends”, seguido de baile e Dj’s.

No dia 28, domingo, a partir das 13h00, no mesmo espaço haverá animação com a Charanga da S.U.A. e a atuação do Grupo de Flamenco “Las Trianeras”. A partir das 15h00, o cante alentejano volta a ouvir-se com a presença de 8 grupos do concelho. A animação termina às 17h00, com a atuação da Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora.

Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 27, pelas 21h00, e para a procissão e missa campal no Santuário, no dia 28, a partir das 10h00.
Entretanto, no antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, na Praça da República, vai estar patente ao público a exposição “Olaria & Cerâmica: percursos de aprendizagem”.

De salientar que a Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos Municípios da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, da Hidrauviana, da Vangflor e do Diário do Sul. A Romaria a Cavalo é uma iniciativa financiada pela Turismo do Alentejo, ERT, no âmbito do Programa 365 Alentejo – Ribatejo 2019.

Autarquias

Alcácer do Sal recebeu hoje Conselho da Europa

Após uma visita de três dias a Portugal, a delegação do Congresso, com o contributo do Município de Alcácer do Sal, irá agora preparar um relatório e uma recomendação sobre a democracia local e regional no país, cujo projeto será submetido a adoção numa das próximas sessões do Congresso.

TDS noticias

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença recebeu esta manhã (19 de junho 2019), nos Paços do Concelho, uma delegação do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.

“Foi uma honra para nós recebermos esta delegação, tendo Alcácer do Sal sido um dos três municípios, a par de Lisboa e Sintra, a ser escolhido para esta visita, o que muito nos orgulha”, declarou Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

O encontro inseriu-se no âmbito das deslocações regulares aos 47 Estados-membros que permite ao Congresso acompanhar a implementação da Carta Europeia de Autonomia Local, um dos principais marcos europeus no domínio da democracia local e regional, ratificada por Portugal em 1990, com o intuito de obter uma visão global da situação no país.

Na sessão estiveram presentes os vereadores a tempo inteiro, a presidente da Assembleia Municipal, o presidente da União das Freguesias de Alcácer e técnicos dirigentes da autarquia. Abordaram-se pontos de vista sobre o atual regime de transferência de competências para os municípios, meios financeiros das autarquias, o grau de descentralização da administração pública, a ausência de regiões no país, democraticidade e autonomia do poder local, igualdade de géneros nos órgãos autárquicos e o funcionamento da CIMAL e o apoio prestado pela mesma aos cinco municípios do litoral alentejano.

Os membros da comitiva foram depois brindados com a oferta de produtos locais e uma breve visita ao Museu Municipal Pedro Nunes, que os surpreendeu a nível da história e grandioso percurso de Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento