Últimas:
‘Alentejo Azul’: Os recursos hídricos e a inovação. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Economia

‘Alentejo Azul’: Os recursos hídricos e a inovação.

Apresentado o estudo de caracterização do setor da água e recursos hídricos no Alentejo.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A sessão de apresentação do “ALENTEJO AZUL – Programa de Empreendedorismo e Inovação do Mar e Recursos Hídricos”, promovido pela ADRAL e pelo Sines Tecnopolo, decorreu em formato online. 

“Apresentado o estudo de caracterização do setor da água e recursos hídricos no Alentejo”

Para além do protocolo específico de colaboração estabelecido com as entidades parceiras, foi apresentado o estudo de caracterização do setor da água e recursos hídricos no Alentejo, bem como casos de sucesso de empresas no setor hídrico e ainda as principais atividades previstas no âmbito do projeto.

De entre as mesmas, destacam-se as referentes à promoção do empreendedorismo tecnológico, designadamente os concursos de ideias de negócio nas universidades/politécnicos regionais e o prémio regional de empreendedorismo, que pretendem impulsionar a inovação empresarial na região do Alentejo.

Aposta forte nas 5 cadeias de valor consideradas, pela União Europeia, como melhor capacitadas para gerar emprego e crescimento sustentáveis na economia azul, designadamente: a energia azul, a aquacultura, o turismo marítimo, costeiro e de cruzeiros, os recursos minerais e marinhos e a biotecnologia azul. 

Durante os próximos meses será feita a divulgação e acompanhamento das etapas dos concursos cujo público alvo irá abranger os empreendedores, universidades e grupos de investigação, unidades de I&D, investigadores privados, entidades financeiras, empresas de base tecnológica e empresas âncora na área da economia azul focada no mar e recursos hídricos.

Os prémios associados serão apelativos, segundo a organização, pelo que irão despertar o interesse dos mesmos. 

O projeto Alentejo Azul é cofinanciado pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional no âmbito do programa ALENTEJO 2020 e pelas entidades parcerias, designadamente, EDIA, Câmara Municipal de Portel e Câmara Municipal de Santiago do Cacém tendo como objetivo essencial a promoção e apoio à criação e desenvolvimento de empresas inovadoras de base tecnológica e criativa na área do mar e dos recursos hídricos do Alentejo. 

Agenda

António Costa esta quarta-feira em Alandroal

Primeiro ministro visita obras do Corredor Internacional

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

António Costa visita obras

“Visita conta também com o ministro das Infraestruturas “

O primeiro-ministro acompanhado do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visita Empreitada do Troço Freixo-Alandroal, do Corredor Internacional Sul.

O evento conta com uma visita às obras e uma breve cerimónia.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!