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Educação

Alcácer do Sal oferece material escolar a alunos do 1º ciclo.

Contemplou a oferta de cerca de 1.280 livros de fichas e abrangeu cerca de 350 alunos.

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Câmara Municipal ofereceu cadernos de atividades e mochilas a alunos do 1º ciclo do Concelho

“… contemplou a oferta de cerca de 1.280 livros de fichas e abrangeu cerca de 350 alunos.”

A autarquia de Alcácer do Sal, para assinalar o início do ano lectivo, entregou cadernos de atividades e mochilas às crianças do concelho inscritas no ano letivo de 2020/2021 no 1º ciclo do ensino básico.

No decorrer dos dois dias, o Executivo visitou as Escolas Básicas Pedro Nunes, do Bairro de Olival Queimado, de Palma e de Casebres (dia 21) o Centro Escolar da Comporta e a Escola Básica do Torrão (dia 22).

O apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, é fundamental no combate às desigualdades sociais e na promoção do rendimento escolar das crianças, contemplou a oferta de cerca de 1.280 livros de fichas e abrangeu cerca de 350 alunos do 1º ciclo, totalizando um investimento de mais de 15 mil euros por parte do Município.

Educação

Escolas fechadas 15 dias.

Veja as declarações de António Costa, esta tarde.

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O encerramento das escolas entra em vigor já esta sexta-feira, explica Costa.

“Conferência de Imprensa de António Costa”

Todas as escolas encerradas durante 15 dias pelo “princípio da precaução”

Impõe-se alterar as medidas da semana passada, diz Costa, enumerando as três principais alterações decididas hoje:

  1. Encerramento das lojas do cidadão, mantendo-se apenas o atendimento por marcação noutros serviços públicos;
  2. Suspensos os prazos de todos os processos não urgentes nos tribunais;
  3. “Apesar de todo o esforço extraordinário das escolas para funcionar em ensino presencial, face à nova estirpe, manda o princípio da precaução que procedamos à interrupção de todas as atividades letivas durante os próximos 15 dias. Devidamente compensada no calendário escolar da forma que o ministro da Educação irá ajustar.”

O primeiro-ministro diz ainda que não haverá aulas à distância e que as medidas serão revalidadas daqui a 15 dias.

António Costa salienta que a opção agora é a de interromper toda a atividade letiva, compensando o tempo agora perdido com uma alteração no calendário escolar mais à frente — eliminando períodos de férias.

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Educação

Alunos da Secundária de Serpa em protesto

Alunos na rua até quarta-feira.

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Duas centenas de alunos na rua

“Alunos exigem aulas com qualidade mínima para aprendizagem”

Cerca de 200 alunos da Escola Secundária de Serpa protestaram em frente ao edifício da escola em forma de protesto para com as más condições das salas de aula.

Os alunos queixam-se de salas frias e sem aquecimento no inverno e quentes em demasia no verão.

Junto ao portão da escola os alunos mostraram mantas que usam habitualmente para combater o frio.

Os alunos terminaram o protesto com uma caminhada até à Câmara de Serpa.

Representantes dos alunos reuniram com a autarquia e ouviram os eleitos referir que existe um projecto que terá que ser adaptado e que só depois pode ser candidatado a fundos europeus.

Um processo lento e moroso que os alunos e professores lamentam.

O protesto foi sempre acompanhado por militares da GNR que não tiveram qualquer intervenção.

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Educação

Alunos da Secundaria de Serpa em protesto

Vão manifestar-se segunda-feira devido ao frio nas salas de aula

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Foto: TDS (direitos reservados)

Alunos de Serpa em protesto na próxima segunda-feira

“Mantas e gorros são obrigatórios devido ao frio”

“Eu e os meus colegas levamos mantas, cachecóis e roupa térmica para tentar evitar o frio”, disse um aluno à TDS junto à entrada principal da Secundária de Serpa.

As salas tem que ser abertas para arejar, nos intervalos, o que faz com que “a temperatura seja por vezes, dentro das salas, inferior aquela que se regista no exterior”, acrescentou o diretor do Agrupamento, Francisco Oliveira.

Este responsável mostrou a sua indignação e confirma que os alunos estão nas salas de aula com mantas.

” O frio é muito” afirma este responsável que vem nos últimos anos a tentar uma requalificação para a Secundária de Serpa … mas que ainda não chegou.

A Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, tem 44 anos e precisa de obras de requalificação que vem sendo pedidas nos últimos anos.

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Educação

Aulas presenciais suspensas em Vendas Novas para alunos do 7º ao 12º ano.

Apenas os alunos do 3º ciclo e ensino secundário não tem aulas presenciais, os restantes ciclos de ensino retomarão as atividades letivas esta segunda feira, em regime presencial.

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Situação em Vendas Novas também é preocupante

“Pedido do agrupamento de Vendas Novas acabou por ter resposta positiva”

Considerando que a tendência da situação seria de agravamento, no início do 2º período, a diretora do agrupamento, Adélia Bentes, propôs, em reunião com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, o adiamento do início do 2º período para o dia 11 de janeiro.

A proposta não foi aceite inicialmente, com a justificação de que não estavam previstas alterações ao calendário escolar.

O agrupamento voltou a contactar as autoridades de saúde e a DGEsTE, dando conta da sua apreensão, partilhada por muitos pais e encarregados de educação, docentes e alunos.

Nessa comunicação, e tendo em conta que não poderia haver alterações ao calendário escolar, solicitou autorização para alteração do regime de ensino Presencial para o regime a Distância.

Hoje, o Agrupamento recebeu (via telefone) a informação de que teria autorização para iniciar as atividades letivas do 2º período, no dia 04 de janeiro, em regime a distância para os alunos do 7º ao 12º ano (inclusive).

Os alunos das turmas do 7º ao 12º ano que, a partir de amanhã, todas as turmas destes anos funcionarão em regime a distância.

Uma vez que a autorização se aplica apenas ao 3º ciclo e ensino secundário, os restantes ciclos de ensino retomarão as atividades letivas no dia 04 de janeiro, em regime presencial.

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Educação

Ministros da educação e administração interna em Elvas.

Tiago Brandão Rodrigues, garantiu esta quarta-feira que as medidas preventivas à covid-19 estão a ser asseguradas

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Ministros em Elvas

” … medidas preventivas à covid-19 estão a ser asseguradas”

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garantiu esta quarta-feira que as medidas preventivas à covid-19 estão a ser asseguradas nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, sustentando que as turmas são pequenas, existindo afastamento social.

O ministro da Educação falava aos jornalistas em Elvas, acompanhado pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Os governantes deslocaram-se à cidade da raia alentejana, para assistirem a uma ação de sensibilização da PSP junto dos alunos do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas sobre as medidas para prevenir e combater a pandemia de covid-19.

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Educação

No Torrão junta ajuda famílias mais necessitadas

Ajuda no início de novo ano escolar.

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“Projeto Escolar Solidário”

“O Executivo da Junta de Freguesia do Torrão deu ontem inicio, dia 16 de setembro, à iniciativa Projeto Escolar Solidário.

Este projeto visa a angariação de material escolar e roupas de criança e adolescente que será encaminhado para as famílias mais carenciadas da freguesia.

A recolha do material à feita na Junta de Freguesia que fará posteriormente a distribuição.

O objetivo é tentar colmatar as dificuldades das famílias com mais carências económicas para que, seja possível que todos os nossos alunos possam retomar o ano letivo com todas as condições que necessitam.”

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Educação

Alunos da Universidade de Évora com COVID 19

Número de casos não foi revelado pelas autoridades de saúde.

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Situação está a ser acompanhada pelas autoridades

“Delegada de Saúde do Alentejo fala em vários casos”

Vários alunos da Universidade de Évora estiveram e estão infectados com COVID 19.

Filomena Araújo não precisou o número de casos mas afirmou que já se registaram alguns casos e que ‘estão a ultrapassar o seu período de isolamento’.

A delegada de saúde do Alentejo julga normal existirem casos entre a comunidade estudantil e refere que o mais importante é ‘evitar o contágio’.

Veja na TDS

 

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Educação

Teste ao Covid 19 a educadores e auxiliares de Ferreira do Alentejo feitos dentro dos carros.

Testes deram todos negativo.

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Os 26 educadores e auxiliares do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo, testaram todos negativo ao Covid-19.

“Testes feitos em modelo drive-thru”

Os testes foram realizados na passada sexta-feira pelo Centro ABC – Algarve Biomedical Center, em Beja, em modelo ‘drive-thru’.

Quer isto dizer que os testes foram efetuados através da janela dos automóveis sem que os cidadãos tivessem necessidade de sair das suas viaturas.

A realização destes testes foi coordenada pela Cimbal e suportada financeiramente pelos municípios do Baixo Alentejo.

Recorde-se que as atividades do pré-escolar foram retomadas no passado dia 1 de junho.

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Educação

IPS vai formar quadros intermédios na área da Construção Civil

A formação, a ministrar na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), acaba de ser aprovada pela Direção Geral do Ensino Superior

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O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) prepara-se para abrir, já no próximo ano letivo (2020-2021), um novo curso técnico superior profissional (CTeSP) apostado na formação de  quadros intermédios especializados na área da Construção Civil.

“A formação, a ministrar na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), acaba de ser aprovada pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES)” 

A criação deste novo curso fundamenta-se numa criteriosa auscultação dos vários agentes do setor na região da Grande Lisboa e Península de Setúbal, entre associações profissionais, municípios, empresas e o próprio ensino secundário e profissional, que revelou a existência de uma grave lacuna no que toca a mão de obra especializada disponível.

Refira-se ainda que o respetivo plano de estudos foi desenvolvido em estreita articulação com a Associação dos Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia (AATAE).

Atualmente numa fase de recuperação de uma crise profunda, que levou a que muitos profissionais procurassem alternativas de trabalho no estrangeiro e, em alguns casos, a aposentação, o setor da Construção Civil e Obras Públicas ressente-se  da falta de recursos humanos tecnicamente competentes para assegurar a sua revitalização e dar resposta a um mercado de trabalho hoje francamente mais exigente.

O CTeSP em Construção Civil vem igualmente integrar e complementar a fileira formativa da ESTBarreiro/IPS neste domínio, juntando-se a outras opções de qualificação como o CTeSP em Reabilitação Energética e Conservação de Edifícios (nível 5), a licenciatura em Engenharia Civil (nível 6) e os mestrados em Engenharia Civil e em Conservação e Reabilitação do Edificado. 

O técnico superior profissional formado em Construção Civil pode, se assim o desejar, prosseguir estudos para licenciatura, sendo-lhe reconhecidos os conhecimentos, competências e aptidões  adquiridos no nível de formação anterior, sob a forma de creditações a um número significativo de unidades curriculares.

Importa também sublinhar que a ESTBarreiro/IPS dispõe, desde 2007, de instalações próprias construídas de raiz e equipadas com laboratórios de reconhecida qualidade nas áreas de Engenharia Civil, nomeadamente construção, estruturas, hidráulica e geotecnia.

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Educação

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão com nova diretora.

Tomada de posse decorreu hoje

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Vera Tita é a nova diretora da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC).

“Tomada de posse decorreu hoje”

A cumprir um sonho antigo, de ser a responsável pela escola onde também ela estudou, promete assumir “este novo desafio” com “afinco, dedicação e espirito de sacrifício”.

O Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Francisco Reis, e a sua Vice- Presidente, Tânia Falcão, também marcaram presença nesta cerimónia simbólica de tomada de posse.

No seu discurso, o autarca congratulou a sua amiga de longa data, que apelida de “cidadã exemplar”, sem esquecer uma palavra de apreço para a ex-diretora, Conceição Matos, que agora se aposenta, bem como de funcionários, professores e
alunos que trazem Alter no coração.

A importância da EPDRAC é facilmente notada pelo crescimento que foi tendo ao longo dos últimos anos e pelo facto de muitos dos alunos que passaram por esta mesma escola profissional se terem tornado referências nacionais na sua área profissional, algo valorizado por Francisco Reis, mas também pela nova diretora da instituição, Vera Tita.

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Autarquias

Escola Básica Nº.1 de Alcácer do Sal está a ser requalificada

Valor total da obra é superior a 1,2 milhões de euros

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Os trabalhos já efetuados passaram pela realização das necessárias demolições, abertura de vãos interiores, início da abertura de valas para a passagem de infraestruturas e de roços para a passagem de cabos de eletricidade.

“As obras de requalificação da Escola Básica Nº.1 de Alcácer (Telheiros) encontram-se em curso desde o mês de março.”

Em seguida, a BETONIT – Engenharia e Construção, Lda vai dar início às fundações.

Recorde-se que a empreitada, que representa um investimento do Município de 1.292.305,66 euros, vai modernizar esta escola, com base em novas exigências pedagógicas e de segurança e serão atualizados os sistemas elétricos e de aquecimento.

Será também requalificado o espaço exterior, a zona de recreio infantil e os acessos internos e ao exterior.

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Educação

Investigador da Universidade de Évora descobre nova espécie animal

Trata-se de nemátodes, parasitas conhecidos por causar doenças em humanos, outros animais e plantas.

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Estudo pioneiro liderado por investigador do Laboratório de Nematologia – MED da Universidade de Évora (UÉ), publicado em revista internacional, descreve nova espécie de nemátodes, parasitas conhecidos por causar doenças em humanos, outros animais e plantas, apresentando ainda a sua caracterização molecular.

“UÉ na descoberta de nova espécie animal, de nemátode fitoparasita”

Carlos Gutiérrez-Gutiérrez do Laboratório de Nematologia – MED da UÉ, primeiro autor do artigo publicado na revista científica Zoosystematics and Evolution, que aborda a evolução zoológica a nível mundial, sublinha que este estudo, “para além de contribuir com mais uma nova espécie de nemátodes para a Ciência, contribui para o conhecimento de como esta nova espécie se relaciona com as restantes do grupo (Fam. Longidoridae).

O investigador do MED realça que esta investigação permitiu ainda “conhecer espécies potencialmente transmissoras de vírus (videira, mas não só) e que, como parasitas microscópicos (ca. 1-9 mm) que habitam o solo, são responsáveis por danos consideráveis em numerosas culturas”.

De 2015 a 2019, a equipa de investigadores realizou um levantamento de nemátodes em vinhedos e ambientes agro-florestais em Portugal, no qual o Longidorus, “é um dos géneros mais difíceis de identificar com precisão devido à sua morfologia e às medidas e proporções sobrepostas entre as espécies”, recorda Manuel Mota, Professor do Departamento de Biologia da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ e responsável pelo Laboratório de Nematologia do MED, e que fez parte da equipa de investigadores do estudo agora publicado.

As populações de Longidorus foram caracterizadas pelos investigadores através de uma abordagem integrativa baseada em dados morfológicos e análise filogenética molecular de genes de rRNA, incluindo o topotipo de L. vinearum, que vem contribuir para uma maior compreensão da biodiversidade dentro do género Longidorus, descreve Longidorus spp, recorrendo à utilização de dados morfológicos e moleculares e estabelecendo as relações filogenéticas das espécies dentro do género, bem como  o valor do uso de marcadores moleculares de rRNA, especialmente a partir de amostras de topotipos, para a identificação de Longidorus spp., principalmente quando outros métodos se mostraram difíceis e inconclusivos.

Além disso, foram estabelecidos marcadores moleculares para o diagnóstico preciso e inequívoco de uma nova espécie, L. bordonensis sp. nov., mostrando que esses marcadores moleculares são úteis para diferenciar essa espécie de outras espécies potencialmente vetores de vírus.

Estes marcadores foram utilizados pelos investigadores para caracterizar o topotipo de L. vinearum, sublinhando-se aqui, que foi a primeira vez que L. wicuolea foi reportada no nosso país.

Manuel Mota considera que os nemátodes fitoparasitas fazem parte dos quatro grandes grupos de agentes fitopatogénicos (fungos, bactérias, vírus e nematóides), que conjuntamente com os insetos, “constituem a grande área científica da «Proteção de Plantas», onde só por si, os nemátodes fitoparasitas causam danos anuais nas culturas agrícolas e florestais, a nível mundial, na ordem dos USD$ 150 biliões (milhares de milhões) ” o que, na sua opinião “constitui um sério fator limitante em Agricultura e Floresta”. 

Para além dos investigadores da UÉ o estudo contou ainda com investigadores do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e de Virginia Tech, Blacksburg dos Estados Unidos da América.

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Educação

Escolas de Alter recebem ação de sensibilização para preparar o regresso às aulas presenciais

Nas sessões estiveram presentes os funcionários dos estabelecimentos de ensino, que atentamente assistiram às explicações relativas à limpeza e desinfeção dos espaços em questão.

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Alguns militares do Exército Português visitaram o Agrupamento de Escolas de Alter do Chão e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC) na manhã desta quarta-feira, dia 13 de maio, para levar a cabo uma “Ação de Sensibilização no Âmbito das Boas-Práticas Higiénico-Sanitárias”.

“Nas sessões estiveram presentes os funcionários dos estabelecimentos de ensino, que atentamente assistiram às explicações relativas à limpeza e desinfeção dos espaços em questão.”

Sempre com interação entre os oradores e pessoal não-docente, foram possíveis esclarecer algumas dúvidas e afinar a preparação para receber, já a partir de dia 18 de maio, os alunos dos 11º e 12º ano em segurança.

Não há qualquer dúvida que o Covid-19 está a mudar o mundo como nós o conhecíamos, impondo novas regras de higiene que não podem ser descuradas.

A forma como trabalhamos também se altera com este “novo normal” e, nesse sentido, há que sensibilizar os trabalhadores, das mais diversas áreas, a adotar estas novas metodologias de trabalho.

 

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Educação

Reguengos de Monsaraz entrega 142 computadores e acesso móvel à internet a alunos

Os equipamentos são cedidos gratuitamente aos alunos durante o período do ensino à distância, ficando depois nos estabelecimentos de educação e de ensino do concelho.

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O Município de Reguengos de Monsaraz está a concluir a entrega de 142 computadores portáteis e acessos móvel à internet aos alunos identificados pelo Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz para poderem ter aulas à distância até ao final do ano letivo.

“Um investimento de cerca de 60 mil euros que abrange 180 agregados familiares.”

No âmbito desta medida da autarquia foram também identificados os alunos que necessitam de competências em literacia digital e para a utilização dos equipamentos, estando a ser feita essa intervenção por uma equipa de proximidade articulada entre o Projeto + Sucesso e o agrupamento de escolas, constituída por professores de informática, professoras bibliotecárias, uma psicóloga educacional e uma técnica de intervenção local.

Os computadores e o acesso móvel à internet são disponibilizados pela autarquia a todos os alunos que não disponham destes equipamentos e que sejam beneficiários dos escalões A e B da Ação Social Escolar, assim como os restantes estudantes que não estão incluídos em qualquer escalão desde que o seu agregado familiar tenha sofrido perda de rendimento durante o período da pandemia de covid-19.

A autarquia disponibiliza igualmente computadores e acesso móvel à internet aos alunos residentes no concelho que pertencem a famílias numerosas com três ou mais filhos exclusivamente estudantes.

Os equipamentos são cedidos gratuitamente aos alunos durante o período do ensino à distância, ficando depois nos estabelecimentos de educação e de ensino do concelho para serem utilizados pela comunidade escolar. Se for necessário, a autarquia procederá à aquisição de mais equipamentos para garantir a igualdade de oportunidades de todos os estudantes no acesso à educação.

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Educação

Vendas Novas reúne com creches para preparar reabertura dos espaços

O Município mostrou-se disponível para dinamizar uma ação de formação, ministrada pelo Centro de Saúde

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O Município de Vendas Novas e os representantes das creches estiveram reunidos através de videoconferência, a fim de prepararem a reabertura destes espaços, previstas para o próximo dia 18 de maio.

” O município mostrou-se disponível para dinamizar uma ação de formação, ministrada pelo Centro de Saúde”

Para que todas as recomendações impostas pela DGS possam ser entendidas da melhor forma, nomeadamente sobre a desinfeção dos espaços e utilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI), o Município mostrou-se disponível para dinamizar uma ação de formação, ministrada pelo Centro de Saúde, para que os funcionários das creches possam receber conhecimentos sobre as novas regras e tirar as suas dúvidas.

A mesma terá lugar já na próxima quinta-feira, dia 14 de maio, no Fórum Cultural “A Praça”.

Foi ainda feito um ponto de situação sobre os planos de contingência das instituições, disponibilidade e necessidade de Equipamentos de Proteção Individuais.

 

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Educação

IPS alarga prazo de candidaturas ao concurso Maiores de 23

O concurso está aberto a todos os interessados em prosseguir estudos que tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro de 2019

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O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) alargou, até à próxima sexta-feira, dia 15 de maio, o prazo para submissão de candidaturas online ao concurso Maiores de 23 (M23).

“Submissão online até 15 de maio”

Tendo como objetivos promover a aprendizagem ao longo da vida e assegurar a todos as mesmas oportunidades de qualificação, independentemente do seu percurso de vida, o M23 é uma modalidade especial de ingresso no ensino superior que permite a admissão nas licenciaturas e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do IPS, independentemente do nível de habilitações académicas.

O concurso está aberto a todos os interessados em prosseguir estudos que tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro de 2019 e contempla dezenas de opções de formação, em áreas como Engenharia e Tecnologia, Ciências Sociais, Educação e Desporto, Ciências Empresariais e Saúde.

Os interessados podem candidatar-se a vários cursos, considerando o limite de candidaturas estipulado por cada uma das cinco escolas superiores do IPS, sendo que cada candidatura necessita de um processo próprio, respetiva documentação e pré-requisitos (se necessários). Cada prova de acesso realizada é válida apenas na escola e para o curso pretendido.

Para os candidatos que pretendam esclarecimentos sobre as provas a realizar, serão promovidas sessões por videoconferência, através da plataforma Microsoft Teams, no período de 25 a 29 de maio. Para mais informações sobre o horário das sessões, escolas em que se realizam e respetivos links de acesso, ver aqui

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Educação

Alcácer do Sal disponibiliza tablets aos alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho

A oferta de tablets vem colmatar as dificuldades dos alunos no acesso à informação

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A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, disponibilizou tablets aos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alcácer do Sal e do Torrão.

“… algumas famílias, por condicionantes económicas, não se encontravam em condições de proporcionar este tipo de aprendizagem”

No âmbito da pandemia que o país atravessa, e que obrigou ao encerramento de escolas, foi implementado um plano de ensino à distância para o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico nos Agrupamentos de Escolas do concelho, tornando-se necessário garantir o apoio aos alunos que não têm acesso às tecnologias.

Os Agrupamentos estão a efetuar um conjunto de atividades letivas, com o objetivo de os alunos realizarem aprendizagens sustentadas e algumas famílias, por condicionantes económicas, não se encontram em condições de acompanhar este novo modelo de ensino.

Esta medida vem colmatar esta debilidade, permitindo a estes alunos o acesso à informação.

A cerimónia de entrega de Tablets contou com a presença do vereador Manuel Vítor de Jesus.

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Educação

 Moura recebeu sessão de sensibilização promovida pelo Exército 

A sessão foi ministrada pelo Regimento de Infantaria n.º 1 de Beja.

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Com o regresso às aulas presenciais dos alunos do 11.º e 12.º ano previsto para 18 de maio, a iniciativa pretendeu promover, junto dos dirigentes e funcionários deste estabelecimento de ensino, as boas práticas no que toca à prevenção e combate à propagação do novo Coronavírus SARS-CoV-2. 

“A Escola Secundária de Moura foi palco de uma sessão de sensibilização de limpeza e higienização de superfícies em ambiente escolar. “

A sessão foi ministrada pelo Regimento de Infantaria n.º 1 de Beja, no quadro da relação de cooperação entre o Município de Moura e outros organismos, tendo contado, também, com uma demonstração dos procedimentos de desinfeção em espaço contaminado, iniciativa que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Moura. 

Durante esta ação de sensibilização o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Azedo, fez questão de destacar a excelente relação que o Município tem construído com várias instituições locais, regionais e nacionais, entre elas o Exército, a DGEsTE e os agrupamentos escolares.

Na presença do Tenente-General António Martins Pereira, Comandante das Forças Terrestres, e de Maria João Charrua, Delegada Regional de Educação do Alentejo, o autarca garantiu que irá dar continuidade ao trabalho de cooperação que tem vindo a ser desenvolvido, demonstrando total disponibilidade, da Câmara Municipal de Moura, em prestar apoio em tudo o que lhe for possível.

Neste âmbito, o Município irá entregar à Escola Secundária de Moura, no decorrer da próxima semana, equipamentos de proteção para os seus funcionários, tais como álcool-gel, luvas, máscaras cirúrgicas e viseiras. 

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Educação

Universidade de Évora cumpre Agenda 2030 das Nações Unidas.

A Agenda 2030 reconhece a importância da educação para o desenvolvimento sustentável através do ODS 4 – Educação de qualidade.

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A Universidade de Évora é a primeira universidade portuguesa a mapear os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua oferta formativa, reforçando assim o seu alinhamento com as políticas traçadas na Agenda 2030 das Nações Unidas.

“O primeiro passo da UÉ no processo de mapear os ODS na sua oferta formativa consiste em reconhecer os contributos que uma determinada Unidade Curricular (UC) pode dar para os ODS.”

Por um lado, existem UC específicas sobre ODS (ou que contêm módulos sobre ODS) e, por outro, UC que, através dos seus resultados de aprendizagem, podem contribuir para alguns ODS.

Assim, se os objetivos de uma determinada UC estiverem alinhados com um ou mais ODS, ou se uma UC fornecer aos estudantes as competências para responderem aos desafios relacionados com um ou mais ODS, os mesmos serão assinalados na respetiva ficha de disciplina.

Trata-se de um procedimento ágil, que tem envolvido a comunidade académica e que coloca a Universidade de Évora a par de outras universidades de referência na Europa e no mundo.

O nosso planeta enfrenta preocupantes desafios sociais, económicos e ambientais. O ano 2015 ficou marcado pela definição da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável e que promove a paz e a justiça.

Apresentados em setembro desse mesmo ano como pilares da Agenda 2030, os 17 ODS e as respetivas 169 metas, representam as prioridades e aspirações para a próxima década que influenciarão a qualidade de vida de todos os cidadãos.

A sua implementação requer o envolvimento e empenho de todas as partes: governos, empresas e pessoas. E as universidades, através das suas atividades educativas e de aprendizagem, devem desempenhar um papel importante na implementação dos ODS, contribuindo também assim para um futuro mais sustentável e inclusivo.

As universidades têm a capacidade de mobilizar os jovens para a importância da Agenda 2030, de proporcionar aos estudantes o conhecimento e as competências para enfrentarem os desafios dos ODS, bem como de promover oportunidades para melhoria das competências de estudantes e profissionais de países em desenvolvimento.

A Agenda 2030 reconhece a importância da educação para o desenvolvimento sustentável através do ODS 4 – Educação de qualidade, sendo que algumas das metas desse ODS exigem explicitamente a atuação das universidades.

Muitas outras metas têm uma relevância direta nas atividades de ensino e aprendizagem nas academias e, como tal, o ensino superior incorpora desde logo o ODS 4, pelo que este ODS está presente nas fichas de disciplina de todas as UC da Universidade de Évora.

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Educação

Ministros do Ensino Superior e da Segurança Social amanhã na Univ. de Évora

Governantes visitam Laboratório onde se realizam testes à COVID-19.

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Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social vão realizar uma visita à Universidade de Évora (UÉ), no dia 14 de abril, com início às 14h.

Governantes visitam um laboratório onde se realizam testes à COVID-19, na Universidade de Évora.

A visita à UÉ terá início ao Laboratório de Virologia Vegetal do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, polo da Mitra, local onde se realizam testes à COVID-19.

Este laboratório da UÉ visa contribuir para o aumento da capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde, estimando-se a realização de até 300 testes por dia para apoiar, por um lado, o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e por outro, instituições de apoio a idosos da região, envolvendo várias Unidades de Investigação da UÉ e, neste último caso, também a Escola de Enfermagem São João de Deus, que irá efetuar a recolha das amostras.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai ainda reunir com Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ com vista a encontrar soluções relacionadas com a nova calendarização das provas de acesso ao ensino superior entre outras relacionadas com as alterações impostas pela Covid-19.

O encontro decorrerá no Palácio do Vimioso, edifício da UÉ localizado junto à Sé de Évora.

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Educação

Universidade de Évora disponibiliza residência a profissionais de saúde

Situada na zona do Centro Histórico da cidade de Évora está a cerca de 150 metros do Hospital do Espírito Santo.

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A Universidade de Évora (UÉ) vai disponibilizar uma residência universitária para os profissionais que estão na linha da frente no combate à pandemia COVID-19.

Situada na zona do Centro Histórico da cidade de Évora, a cerca de 150 metros do Hospital do Espírito Santo, a residência Portas de Moura está a partir de hoje preparada para receber profissionais de Saúde, agentes das Forças de Segurança e da Proteção Civil.

Ausenda de Cáceres Balbino, Vice-Reitora da UÉ que tutela a área da Ação Social, sublinha que “para além de outras medidas decidimos ceder uma das nossas residências para este fim pois sabemos que muitos dos profissionais não regressam às suas casas para proteger as suas famílias e conter a contaminação”.

Esta residência, acrescenta a Vice-Reitora, “oferece a estes profissionais o conforto necessário para minimizar o impacto de estar longe de casa”. A residência dispõe de 21 camas, cozinha equipada, sala de estudo e sala de estar, TV e acesso a Internet sem fios.

Entre as medidas já anunciadas recorde-se que Universidade de Évora vai realizar testes à COVID-19 com vista a contribuir para o aumento da capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde.

Estima-se a realização de até 300 testes por dia para apoiar, por um lado, o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e por outro, instituições de apoio a idosos da região, envolvendo várias Unidades de Investigação da UÉ e, neste último caso, também a Escola de Enfermagem São João de Deus, que irá efetuar a recolha das amostras.

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Educação

Universidade de Évora mostra Laboratório de Virologia Vegetal

É aqui que terão lugar testes de diagnóstico.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional nomeado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, para coordenar a execução da declaração do Estado de Emergência no território continental, ao nível local esteve na Universidade de Évora, em visita às instalações do Laboratório de Virologia Vegetal, onde funcionará a Unidade de Testes à COVID-19.

Acompanhado por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, Jorge Seguro Sanches mostrou-se sensibilizado pela adesão das instituições de ensino superior e entidades públicas em geral, neste esforço conjunto para ultrapassar esta pandemia.

A equipa de investigadores e professores do Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Microbiologia do Solo e Laboratório de Virologia Vegetal do MED, do Departamento de Fitotecnia e do Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia e do Laboratório HERCULES acompanharam a visita, apresentando as várias etapas para a realização dos testes que recorrem à extração do RNA viral com recurso a kits de extração manual e automática.

O processo recorre a PCR em tempo real em harmonia com as metodologias propostas pelo Instituto de Medicina Molecular (IMM) e validadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

José Calixto, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), e José Ramalho, Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Évora tiveram igualmente oportunidade de conhecer este local da UÉ especialmente adaptado para realizar testes à covid-19, estando previsto durante a parte da tarde, a visita de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Recorde-se que o reforço da capacidade de realizar testes de diagnóstico resulta da coordenação entre a UÉ, o Hospital do Espírito Santo (HESE) e a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) para, em conjunto, aumentar a capacidade de resposta da região e, assim, garantir uma maior cobertura da população.

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