Siga-nos

Autarquias

Alcácer do Sal: Obras do Museu Municipal Pedro Nunes concluídas

A inauguração do renovado Museu Pedro Nunes está agendada para o dia 6 de abril, às 15h30.

Carla Correia

Publicado

em

O município de Alcácer do Sal anunciou hoje que “estão concluídas as obras de requalificação do Museu Municipal Pedro Nunes”.

As obras decorriam desde março de 2017, após adjudicação e assinatura do ato de consignação entre o Município e a empresa IN SITU.

“As intervenções visaram tornar o Museu Municipal Pedro Nunes num espaço adequado às suas funções, sem desvirtuar a outrora Igreja do Espírito Santo, edifício classificado como Imóvel de Interesse Público em 1993”, afirma o município.

Os trabalhos consistiram no acondicionamento das estruturas arqueológicas; obras de conservação e manutenção do edifício; restauro dos altares laterais e do altar-mor; restauro e conservação da parede atrás do altar-mor; execução do pavimento; execução de uma casa de banho; remodelação completa da cobertura, com tratamento das asnas existentes e execução de reforços; execução do coro-alto, introdução de espaços e infraestruturas adequados e necessários ao funcionamento do museu (redes elétrica, de incêndio, intrusão, águas e esgotos).

A intervenção de que o Museu foi alvo teve um investimento elegível de 775.140,38 euros, a que corresponde uma comparticipação do FEDER de 658.869,32 euros. A este valor soma-se a intervenção de conteúdos museológicos, que eleva o custo de toda a operação para cerca de 1,5 milhões de euros.

O Museu Municipal Pedro Nunes encerrou ao público em 2007, devido ao avançado estado de degradação do edifício. Entre 2008 e janeiro de 2011 acolheu um ciclo de escavações realizadas pelo Setor de Arqueologia e Museologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que deram a conhecer a ocupação humana deste espaço, do séc. IV a.C até ao séc. XVIII.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Autarquias

Alcácer do Sal recebeu hoje Conselho da Europa

Após uma visita de três dias a Portugal, a delegação do Congresso, com o contributo do Município de Alcácer do Sal, irá agora preparar um relatório e uma recomendação sobre a democracia local e regional no país, cujo projeto será submetido a adoção numa das próximas sessões do Congresso.

TDS noticias

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença recebeu esta manhã (19 de junho 2019), nos Paços do Concelho, uma delegação do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.

“Foi uma honra para nós recebermos esta delegação, tendo Alcácer do Sal sido um dos três municípios, a par de Lisboa e Sintra, a ser escolhido para esta visita, o que muito nos orgulha”, declarou Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

O encontro inseriu-se no âmbito das deslocações regulares aos 47 Estados-membros que permite ao Congresso acompanhar a implementação da Carta Europeia de Autonomia Local, um dos principais marcos europeus no domínio da democracia local e regional, ratificada por Portugal em 1990, com o intuito de obter uma visão global da situação no país.

Na sessão estiveram presentes os vereadores a tempo inteiro, a presidente da Assembleia Municipal, o presidente da União das Freguesias de Alcácer e técnicos dirigentes da autarquia. Abordaram-se pontos de vista sobre o atual regime de transferência de competências para os municípios, meios financeiros das autarquias, o grau de descentralização da administração pública, a ausência de regiões no país, democraticidade e autonomia do poder local, igualdade de géneros nos órgãos autárquicos e o funcionamento da CIMAL e o apoio prestado pela mesma aos cinco municípios do litoral alentejano.

Os membros da comitiva foram depois brindados com a oferta de produtos locais e uma breve visita ao Museu Municipal Pedro Nunes, que os surpreendeu a nível da história e grandioso percurso de Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento