Siga-nos

Agricultura

Águas Públicas do Alentejo com projeto de 11M€ para o litoral

A visita inseriu-se num roteiro dedicado à água, que passou pelo concelho Santiago do Cacém e, ainda, pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira.

TDS noticias

Publicado

em

O Presidente da Câmara Municipal de Santigo do Cacém, Álvaro Beijinha, acompanhou o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, na visita às obras do novo reservatório de água em Alvalade.

Trata-se de um projeto de 11 milhões de euros, inserido na gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas que está a ser implementada pela Águas Públicas do Alentejo (AgdA), e que engloba a beneficiação da ETA do Roxo, em Aljustrel, e o conjunto de condutas de abastecimento e reservatório no concelho de Santiago do Cacém.

Álvaro Beijinha defende que “este investimento é importante para a qualidade de vida das populações no concelho de Santiago do Cacém” e salientou que “nos projetos que não estão dentro do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPIAA), como pequenas ETA’s ou ETAR’s, temos obtido sucesso total relativamente ao acesso a Fundos Comunitários”. Relativamente a projetos de outra envergadura, o Autarca aproveitou a visita do Ministro para sublinhar que “consideramos que existem regras referentes a um conjunto de premissas que nós consideramos injustas e que deviam ser repensadas.”

O Autarca manifestou a sua preocupação em relação às necessidades de água para o setor agrícola “temos um problema, pois mais de 3700 hectares não foram cultivados, as duas barragens no Concelho, Campilhas e Fonte Cerne, estão com quotas de 10%, sendo esse um problema muito complicado”. Para colmatar a situação no futuro, foi adjudicada a empreitada, e a obra arrancará em breve, para a criação de um emissário que vai tornar possível abastecer a barragem de Fonte Cerne através da de Morgavel. Entretanto “colocámos ao Presidente da EDIA e ao Presidente das Águas de Santo André a importância de se fazer uma ligação semelhante à barragem de Campilhas”, acrescentou Álvaro Beijinha. “

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, garantiu que “até ao final do ano toda a fiabilidade do abastecimento na região será muito melhor” e que quanto ao plano de interligações traçado “é para cumprir”. O Ministro sublinhou que “nós não vamos ter mais água, e tudo o que se fizer terá de ser articulado no sentido da eficiência dos recursos”.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Agricultura

Produtores de leite indignados com proibição de carne de vaca nas cantinas da Univ. de Coimbra

Produtores esperam que estudantes e professores possam ter uma alimentação completa, equilibrada e variada, sem falta de ferro e vitamina B12, que permita estudar, investigar e decidir com bom senso.

TDS noticias

Publicado

em

A  Associação dos Produtores de Leite de Portugal, manifestou o seu protesto perante o anúncio da proibição de carne de vaca nas cantinas da Universidade de Coimbra a partir de janeiro de 2020 e manifestar solidariedade a todos os criadores de bovinos em Portugal.

Segundo refere o comunicado “É incompreensível que o Reitor de uma universidade com setecentos anos de história queira banir um alimento com milhares de anos e que terá contribuído para o desenvolvimento do cérebro dos nossos antepassados”, refere a associação.

A associação refere igualmente que a carne não é o principal produto das vacarias, mas a venda ou engorda dos vitelos machos e das vacas após o fim da vida produtiva é um complemento fundamental, quando o preço do leite está abaixo do custo de produção.

Portugal importa quase 50% da carne bovina que consome. Quem se preocupa com a pegada ecológica dos alimentos pode começar por escolher carne nacional, sem consumo de combustíveis na importação e baseada na pastagem ou cultivo de terras que de outra forma ficariam abandonadas, sendo pasto privilegiado para incêndios que, além do perigo de vida para as populações, são uma enorme libertação de carbono para a atmosfera.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com