Últimas:
“Água é um recurso finito… Todas as gotas contam”  – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

“Água é um recurso finito… Todas as gotas contam” 

Poupança de Agua em Alcácer do Sal. Campanha de sensibilização.

Publicado

em

“Água é um recurso finito… Todas as gotas contam”

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove a campanha de sensibilização “Água é um Recurso Finito… Todas as gotas contam”, que pretende desafiar a sociedade civil a aderir à poupança de água, tornando-a num hábito diário, de modo a aliviar a pressão sobre uso dos recursos hídricos.

Para este efeito, será criada uma exposição que estará patente entre os dias 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente) a 12 de junho no Largo Luís de Camões (junto ao Posto de Turismo), de 23 a 26 de junho na PIMEL, de 27 de junho a 10 de julho no Edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal (Abegoaria), de 11 a 25 de julho no Edifício dos Paços do Concelho, durante o mês de agosto nas Feiras de Agosto (Torrão) e Comporta, e no decorrer do mês de setembro nos Centros Escolares do concelho.

A seca e a falta de água são um assunto preocupante e da responsabilidade de todos.

O Município de Alcácer do Sal, pretende, através desta campanha, sensibilizar a população e contribuir para a redução do desperdício deste recurso.

A água é essencial à vida, mas na realidade, usamos e abusamos dela diariamente como se de um recurso inesgotável se tratasse.

A adoção de medidas para uso eficiente da água pode contribuir para minimizar os riscos da escassez hídrica e para melhorar as condições ambientais nos meios hídricos.

A par desta campanha de sensibilização, o Município de Alcácer está também a implementar medidas que visam a poupança de água na sua atividade regular, nomeadamente:

📌Monitorização das redes de rega do concelho de Alcácer do Sal;

📌Seccionamento de redes públicas de abastecimento de água, com a finalidade de detetar mais rapidamente as perdas de água na rede pública de abastecimento;

📌Implementação de telegestão em “Alta” e “Baixa” – permite controlo das perdas de água;

📌Centro de bombagem no Reservatório dos Açougues;

📌Centro de bombagem no Reservatório do Mercado no Torrão;

📌Centro de bombagem no Reservatório Monte Novo de Palma;

📌Captação, Reservatório e Central de Bombagem em Mil-Brejos Batão;

📌Zona de Medição e Controlo na rede pública de abastecimento de água de Santa Catarina de Sítimos;

Para além disto, há a ressalvar que:

📌Foi adquirido, pelo Município, um Geofone de alta precisão para deteção de roturas na rede de abastecimento de água;

📌Foi implementado um sistema WONE – EPAL no sistema de abastecimento de água em Arêz/Vale de Guiso, um sistema que permite a gestão de redes e o controlo de perdas de água.

Música

MAIO 7LUAS BAND (Cabo Verde) esta sexta em Montemor o Novo

Na Praça de Touros com estrada livre.

Publicado

em

Montemor o Novo, esta sexta feira com entrada gratuita

“Festival Sete Sóis Sete Luas”

Na sexta-feira, 12 de agosto, às 21h30, na Praça de Touros de Montemor-o-Novo, recebemos a MAIO 7LUAS BAND (Cabo Verde).

A iniciativa no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, e que integra também o Fora de Cena Alentejo Central e a MIF Mostra Internacional de Folclore de Montemor, é de entrada gratuita.

Esta produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas conta com a participação de alguns dos mais prestigiados músicos do Maio, uma das ilhas mais periféricas do arquipélago de Cabo Verde.

O repertório do grupo aposta em temas criados por compositores da ilha e defende por isso a tradição musical do Maio, utilizando o crioulo, que confere aos temas uma emoção especial.

Os músicos, Tote Xinoca na voz e cavaquinho, o Tó no baixo, o Mauro no piano e cavaquinho foram dirigidos musicalmente pelos mestres José Peixoto e José Barros (Portugal) no âmbito do projeto de cooperação promovido pelo Festival SSSL.

Special guests: o conhecido compositor e músico da ilha do Maio Tibau Tavares e o conceituado baterista português André Sousa Machado, que já trabalhou com os mais conhecidos artistas portugueses como Rão Kyao, Mário Laginha, Sérgio Godinho, Vitorino e Orquestra do Hot Clube de Portugal.

O repertório da Maio7LuasBand harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos inspirados na cultura da pequena ilha do Maio.

Continuar a ler

Agenda

Teatro e música nas “Noites na Fonte” em Águas de Moura

A 9 e 10 de setembro, as melhores noites são passadas junto à Fonte Centenária

Publicado

em

Teatro e música

 “Noites na Fonte” em Águas de Moura

A 9 e 10 de setembro, as melhores noites são passadas junto à Fonte Centenária de Águas de Moura, em mais uma edição das “Noites na Fonte”.

Teatro, com os espetáculos “Garreia Caramela”, pelo Teatro Sem Dono, e “Ti Miséria”, pelo Teatro O Bando, e música, com os concertos da Orquestra de Guitarras da Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo e da banda Paper Hearts, são as propostas para animar as noites de verão em Águas de Moura, com entrada gratuita.

As “Noites na Fonte” são organizadas pela Câmara Municipal de Palmela com a União das Freguesias de Poceirão e Marateca e o Movimento Associativo local. Mais informações: 935 321 218.

Programa

9 setembro

21h30

Garreia Caramela – Teatro de Robertos

Pela Associação Teatro Sem Dono

Destinatários: M/3

22h30

Concerto com a Orquestra de Guitarras da Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo

10 setembro 

21h30

Ti Miséria

Pelo Teatro O Bando

Sinopse: «Ela amassa o tempo da mesma forma que amassa os seus bolos, os seus bolinhos. Paula Só interpreta esta personagem extraordinária, que nasceu em 1986, no espetáculo “Nós de Um Segredo” (conto tradicional galego), mas não tem 36 anos…tem 120. A Ti Miséria queixava-se que lhe subiam à nogueira e lhe roubavam as nozes, o seu único tesouro, mas um dia descobriu uma maneira de isso não voltar a acontecer. Descobriu também uma maneira de enganar a morte e, por isso, continua a aquecer o forno e a cozinhar os seus bolos, porque ela nunca a virá buscar. Ti Miséria valeu a Paula Só o prémio de melhor interpretação, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, e encontra-se agora novamente em itinerância.

Criação: Teatro O Bando

Com: Paula Só

Destinatários: M/6

22h30 Concerto com Paper Hearts

Continuar a ler

Agenda

Mostra Int. de Folclore de Montemor o Novo.(entrevista)

Entrevista de Sónia Soares a Olímpio Galvão, presidente da C.M. de Montemor o Novo

Publicado

em

Montemor o Novo…já a decorrer

Mostra Internacional de Folclore

A Mostra Internacional de Folclore de Montemor-o-Novo 2022 está a decorrer mas neste fim de semana é que vai ter o seu ponto alto.

O seu início foi no passado dia 9 e decorre até dia 13, próximo domingo.

Montemor o Novo volta a trazer o mundo ao Alentejo.

Veja a entrevista de Sónia Soares ao presidente da autarquia.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!