Siga-nos

Autarquias

Acusação de Racismo por parte da SOS Racismo

Direito de Resposta da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A TDS transcreve na integra o Direito de Resposta que nos foi enviado pelo presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, Moura.

A TDS esclarece que a notícia publicada e que originou este Direito de resposta foi-nos enviada por email e assinada por José Falcão da SOS Racismo. A TDS entende que não deve, por questões de privacidade, publicar páginas de Facebook com rostos, nomes e mensagens. Não o fizemos com vários anexos do email de José Falcão e também não o iremos fazer com várias fotos de páginas de Facebook enviadas pela Junta de Freguesia.

Segue o direito de resposta:

“Numa altura em que estamos assolados pela pandemia COVID-19, estando a Junta de Freguesia empenhada no seu combate com a colaboração de agricultores locais e outras instituições, foi acusada na página oficial de Facebook de racismo, de atuar por interesse pessoal por um senhor de etnia cigana por não pulverizar/desinfetar a rua da sua sogra. O comentário foi efetuado pelas 19:12 horas pelo Sr.º José Silva (Loes Cigano – nome do Facebook), no entanto, os trabalhos naquele dia só tinham o seu início às 21 horas (informação prestada anteriormente a toda a população). É importante salientar, que o respetivo senhor não é morador nesta freguesia e concelho, desconhecendo, deste modo, a realidade vivida pela comunidade cigana na nossa aldeia, provocando, assim, uma onda de indignação à população de Sobral da Adiça. 

Tendo em consideração o anteriormente referido, a Junta de Freguesia de Sobral da Adiça vem demonstrar total indignação e repudio pelas declarações do dirigente da SOS Racismo José Falcão à TDS – Rádio e Televisão do Sul, acusando esta instituição de racismo e xenofobia. Consideramos que as referidas declarações são gravíssimas, falsas e caluniosas, sem qualquer fundamento. Salientamos, ainda, que a referida instituição não teve a dignidade de se informar acerca da veracidade dos factos, difamando na praça pública a Junta de Freguesia e o seu Presidente, recorrendo para isso, a inverdades, e apenas ouvindo uma das partes. 

Mais salientamos que a SOS Racismo na pessoa do Sr. º José Falcão acusa a Junta de Freguesia de Sobral da Adiça de fornecer informação recebida (confidencial) à esposa do Presidente, acusação facilmente desmascarada, pois a publicação efetuada pela mesma, baseou-se apenas no comentário acima referido, efetuado na página oficial da Junta de Freguesia, que é naturalmente pública e qualquer pessoa pode ter acesso. 

Consideramos, igualmente a acusação caluniosa, falsa e infundada, por em nenhum momento haver qualquer comentário ofensivo da Junta de Freguesia, seja através das suas páginas oficiais, ou através das páginas privadas dos membros que compõem o Executivo da Freguesia de Sobral da Adiça. 

Mais salientamos se alguém foi ofendido pelos comentários efetuados na página oficial da Junta de Freguesia foram todos os sobralenses, incluindo, logicamente, a esposa do Presidente e as pessoas de etnia cigana naturais da nossa freguesia, que acreditamos terem orgulho a ela pertencerem e viverem, como se pode constatar noutros comentários (anexos à presente informação). 

São exemplos de apoios prestados pela Junta de Freguesia a membros da comunidade cigana a entrega de água tratada (potável) para consumo doméstico, disponibilização de sala e pagamento das respetivas despesas para a realização do projeto Escolhas, arranjo de habitações através do Programa Adiça+Solidária, ofertas de prendas de natal, “Cheque Oferta” no âmbito do apoio à educação, ou apoio financeira por cada nascimento através do Projeto “Nascer Sobralenho”, entre outros, ou na atual conjuntura, disponibilização de eletricidade de forma gratuita para que possam acondicionar adequadamente os bens alimentares e, assim, não se exporem diariamente aos riscos de contaminação do COVID-19. São estes pequenos exemplos de racismos e xenofobia da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça. 

Queremos salientar que uma Associação como a SOS Racismo deveria atuar sempre tendo como princípios a transparência, independência, ética, respeito e excelência e não atuando de forma a banalizar as palavras racismo e xenofobia, criando, assim, a confusão generalizada para ganhar espaço na nossa sociedade à custa de falsas verdades. 

Desafiamos a TDS – Rádio e Televisão do Sul e a SOS Racismo a tornarem públicos os comentários efetuados pela Junta de Freguesia e/ou dos seus eleitos, dos dois GNR visados, da esposa do Presidente e do Sr.º José Silva (Loes Cigano – nome do Facebook) para que seja possível à população aferir quem pratica racismo e xenofobia. 

Todos os comentários efetuados pela Junta de Freguesia podem ser consultados na página oficial da mesma, os quais enviamos como anexo à presente informação. 

Finalmente, deixamos um convite público à SOS Racismo e à TDS – Rádio e Televisão do Sul para quando houver condições virem visitar a freguesia de Sobral da Adiça e comprovar no local como a etnia cigana está integrada na comunidade. 

Sobral da Adiça, 30 de março de 2020 

O Executivo da Freguesia de Sobral da Adiça 

SOS Racismo acusa junta de Sobral da Adiça e militares da GNR de racismo

Autarquias

Escola Básica Nº.1 de Alcácer do Sal está a ser requalificada

Valor total da obra é superior a 1,2 milhões de euros

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Os trabalhos já efetuados passaram pela realização das necessárias demolições, abertura de vãos interiores, início da abertura de valas para a passagem de infraestruturas e de roços para a passagem de cabos de eletricidade.

“As obras de requalificação da Escola Básica Nº.1 de Alcácer (Telheiros) encontram-se em curso desde o mês de março.”

Em seguida, a BETONIT – Engenharia e Construção, Lda vai dar início às fundações.

Recorde-se que a empreitada, que representa um investimento do Município de 1.292.305,66 euros, vai modernizar esta escola, com base em novas exigências pedagógicas e de segurança e serão atualizados os sistemas elétricos e de aquecimento.

Será também requalificado o espaço exterior, a zona de recreio infantil e os acessos internos e ao exterior.

Continuar a ler

Copyright © 2020 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 917278022

error: Content is protected !!