Últimas:
Abate ilegal de 290 sobreiros em Grândola – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Agricultura

Abate ilegal de 290 sobreiros em Grândola

O sobreiro é uma espécie protegida.

Publicado

em

Grândola

“Abate ilegal de cerca de 300 sobreiros” 

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Grândola, detetou um abate massivo de sobreiros secos e verdes num total de 372 árvores, em Grândola.

No decorrer de uma fiscalização, foi possível apurar que o responsável pelo abate garantia que tinha licença para o efeito mas que não a tinha no local, tendo os trabalhos sido suspensos até à apresentação da mesma.

No dia 21 de setembro foi apresentada uma licença válida para abate de 82 sobreiros secos, tendo-se assim confirmado o abate ilegal de 290 sobreiros, dos quais 135 em estado vegetativo (verdes).

De referir que o sobreiro, Quercus suber,  é uma espécie protegida ao abrigo do Decreto-Lei nº 169/2001, de 25 de maio, carecendo de licença do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ICNF todas a ações que incindam sobre o mesmo.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Agricultura

Começa hoje a Feira Comercial e Agrícola do Poceirão

32.ª edição da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão

Publicado

em

de 1 a 3 de julho

32.ª edição da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão

É já a partir de hoje e até 3 de julho que o Parque Mário Bento e ruas envolventes recebem a 32.ª edição da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão.

O programa está recheado de espetáculos musicais, com artistas populares, bailes, noite de fados e cante alentejano. Destaque para a atuação de Belito Campos, no dia 2, às 22h30.

Um dos pontos altos do evento é o desfile etnográfico, no dia 3, a partir das 18h00, que vai percorrer as ruas de Poceirão com a animação dos ranchos folclóricos, o colorido das associações e as mais modernas máquinas agrícolas.

A Feira proporciona atividades para todos os gostos e idades: da Noite da Brasa, ao Poceirão Colorido, da Cãominhada ao Passeio das Pasteleiras.

O certame conta com espaços de exposição de máquinas agrícolas, artesanato, mostra de associativismo, espaço infantil com insufláveis e ateliês para as crianças, além da feira franca e das habituais tasquinhas, onde é possível saborear os petiscos típicos, acompanhados pelos excelentes vinhos da região.

Organizada pela Associação da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão, a iniciativa conta com o apoio financeiro do Município de Palmela, no valor de 4.000€ (além dos apoios logístico e técnico de 7.000€) e o apoio da União das Freguesias de Poceirão e Marateca.

Programa

1 julho

20h00

Inauguração oficial com os Bardoada

Seguida de visita aos recintos de exposição

20h30

Noite da Brasa

Entremeadas, pão e vinho

20h30

Demonstração de Taekwondo

Pelo Grupo Desportivo Leões de Cajados

20h40

Era uma vez… O Cante

21h30 | Palco Principal

Baile com André Patrão

24h00

Vacada

2 julho

10h30 | Pavilhão

“Sustentabilidade na produção vitivinícola”

Com o Eng.º Luís Mendes, da AVIPE

18h00 | Avenida de Palmela

Poceirão Colorido

Animação com DJ e lançamento de tinta colorida

20h00 | Pavilhão Adegas

Cantar o fado com… Maria Mirra e Maria Mateus

21h00 | Palco Principal

Baile com João Tendeiro e Ricardo Pelixo

22h30 | Palco Principal

Espetáculo com Belito Campos

23h30

Continuação do Baile

24h00

Vacada

3 julho

9h30

Caminhada/Cãominhada

Org.: AJOC

10h00

I Passeio de Pasteleiras

13h00

Almoço para as/os participantes no Passeio

15h00

Workshop

18h00

Desfile Etnográfico pelas ruas de Poceirão

Com a participação da Rainha da Feira, Ranchos Folclóricos e máquinas agrícolas

19h00 | Palco Principal

Atuação dos Ranchos participantes no Desfile

22h00 | Palco Principal

Espetáculo com Jorge Nice

1h00

Encerramento da Feira

Continuar a ler

Agricultura

Revolução da rega gota a gota na cultura do arroz

O primeiro ensaio na Lezíria Ribatejana de rega gota-a-gota na cultura do arroz foi instalado no dia 19 de maio.

Publicado

em

A revolução da rega gota-a-gota na cultura do arroz

Ensaio pioneiro em Benavente com rega gota-a-gota

A ideia é tornar a cultura do arroz mais rentável e sustentável e abre a porta à produção deste cereal em novas áreas agrícolas em Portugal.

O primeiro ensaio na Lezíria Ribatejana de rega gota-a-gota na cultura do arroz foi instalado no dia 19 de maio, em Samora Correia, concelho de Benavente, numa parceria tripartida entre a Magos Irrigation Systems, a Orivárzea e a Rivulis, contando com a validação científica do Instituto Superior de Agronomia.

O ensaio decorre numa área de 4 hectares, propriedade da Orivárzea, e visa testar e desenvolver métodos e técnicas de produção agronomicamente sustentáveis e pouco habituais na cultura do arroz, entre os quais, a sementeira enterrada à linha; a rega gota-a-gota (com fita T-Tape do fabricante Rivulis), e a adubação através da água de rega.

“Regar arroz com um sistema gota-a-gota revoluciona a cultura e traz enormes oportunidades para um uso mais eficiente da água num cenário de alterações climáticas, em que os anos de seca são cada vez mais frequentes”, afirma António Gastão, administrador da Magos Irrigation Systems e mentor deste projeto pioneiro em Portugal.

Para a Orivárzea, empresa que produz 15% do arroz nacional, o objetivo principal do ensaio é testar novos métodos culturais que contribuam para aumentar a rentabilidade dos produtores, reduzindo simultaneamente o impacto ambiental desta cultura cerealífera, que ocupa cerca de 30.000 hectares em Portugal.

“A nossa expectativa é conseguir obter uma poupança da ordem dos dois dígitos no consumo de água e uma redução proporcional do consumo de energia”, adianta João Alegria, diretor de produção da Orivárzea. No sistema convencional, em canteiros regados por alagamento, a cultura do arroz consome em média 10.000 m3 a 15.000 m3/hectare/ano.

Nuno Sanches, Key Accout Manager da Rivulis, revela que “ensaios realizados pela Rivulis noutras regiões do mundo demonstraram que a rega gota-a-gota na cultura do arroz permite reduzir o consumo de água, comparativamente à rega por alagamento, mantendo uma boa produtividade da cultura”.

Esta nova forma de produzir arroz, caso se comprove viável, permitirá reduzir o número de intervenções no terreno, para aplicação de fertilizantes e herbicidas, e facilitará a operação da colheita do arroz, com as ceifeiras a operar num terreno mais seco e transitável.

Do ponto de vista dos terrenos agrícolas, é expectável a otimização do uso das zonas improdutivas, como os muros das marachas e as estradas largas, uma vez que os canteiros deixam de ser necessários no sistema de produção de arroz com rega gota-a-gota, que poderá também vir a viabilizar a cultura em terrenos fora das zonas ribeirinhas.

Atendendo à importância deste ensaio para o setor orizícola, juntam-se agora como parceiras do consórcio as empresas Lusosem, Syngenta, Timac Agro e Terrapro.

Continuar a ler

Agricultura

Trabalhadores da Amorim de Ponte de Sor estão em greve.

Greve decorre até as 00h00.

Publicado

em

Greve trabalhadores da Amorim

Os trabalhadores corticeiros da Unidade de Ponte de Sor da Amorim Florestal estão em greve, esta quarta feira, para exigir melhores condições salariais.

Os trabalhadores reivindicam um aumento de 60 euros nos salários, mais 7 euros no subsídio de refeição e “diuturnidades para todos os trabalhadores, sem discriminação”.

De acordo com a Federação Portuguesa de Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM), que convoca o protesto, a empresa sugeriu um aumento de 58 cêntimos por dia aos trabalhadores, considerando tratar-se de uma “proposta irrisória”, tendo em conta “não só os lucros declarados da empresa, mas também a inflação que atingiu os 7,2 por cento em abril deste ano”.

A paralisação decorre até ás 24:00.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!