Últimas:
“A Vida em Palco II” de João Maria Ilhéu – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Artes

“A Vida em Palco II” de João Maria Ilhéu

Está disponível para venda nos Postos de Turismo do concelho.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Apresentado em Alcáçovas

“A Vida em Palco II de João Maria Ilhéu”

Foi apresentado na Sociedade União Alcaçovense o livro “A Vida em Palco II”, de João Maria Ilhéu, editado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas e da Caixa Agrícola do Guadiana Interior.

A sessão, que teve a presença de público e foi transmitida em direto no facebook do Município, contou com a presença de João Maria Ilhéu, autor do livro, Cristina Ilhéu, autora do prefácio, Nuno Grave, coordenador da obra, Manuel Calado, Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas e João Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana.

O autarca realçou o apoio que o Município tem dado na área da cultura com o intuito de “valorizar os nossos autores, a nossa história e deixar um exemplo para que muitos possam seguir esta prática não só da escrita, mas também de outras áreas importantes para a vida do nosso concelho”. João Pereira garantiu que é com “grande satisfação que a Câmara” participa no segundo volume de “A Vida em Palco”, sendo esta “uma justa homenagem ao homem cuja vida esteve sempre ligada ao teatro e à Sociedade União Alcaçovense e a quem a sociedade e a nossa terra deve muito”.

Já o Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Manuel Calado teceu elogios às obras de João Maria Ilhéu, bem como à “capacidade que demonstra ter perante a sociedade”.

João Maria Ilhéu, ator e encenador, estreou-se no teatro “a sério” em 1972, tendo sido influenciado pela literatura de Bernardo Santareno, de quem encenou “duas ou três peças”, como revelou durante a apresentação do seu mais recente livro. Do seu percurso pelo teatro recordou que as duas primeiras peças que encenou em 1965 e 1966 “foram censuradas”. O autor do livro realçou a “sensibilidade da Câmara na valorização da cultura no concelho dando a conhecer cá dentro e lá fora o que temos, o que somos e o que sabemos fazer”.

Presente esteve também Cristina Ilhéu, sobrinha do autor, que garantiu “ser uma sortuda” por ter acesso às peças “em primeira mão”. “Quando ensaiávamos uma peça já conhecia alguns dos enredos”, revelou, acrescentando que João Maria Ilhéu deixa às novas gerações “a paixão pelo teatro e a riqueza cultural”.

Este livro surge no seguimento do 1º volume publicado em 2017. Ao longo das 162 páginas são reproduzidas duas peças de teatro – “Andam Lobos na Aldeia”, escrita em 1984, e “O Destino de Ser Freira”, escrita em 2005 – que apresentam histórias e personagens muito diferentes. Na opinião de Nuno Grave, coordenador da obra, este livro “constituí um excelente contributo para o teatro na vila de Alcáçovas”, para além de ser, também, um “agradecimento a todos aqueles que, de forma, voluntária dinamizaram esta arte”, enriquecendo a identidade e a história locais.

O livro está disponível para venda nos Postos de Turismo do concelho, em Viana do Alentejo, no Castelo, e em Alcáçovas, no Paço dos Henriques.

Artes

Biblioteca e Arquivo de Grândola nomeados para prémios europeus

Cerimónias finais serão a 12 de novembro, abril e maio de 2022.

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Grândola

Portugal “luta” com mais 41 países

“Concursos contemplam arquitéturas”

A nova Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, um projeto dos arquitetos Matos Gameiro e Pedro Domingos, está nomeada para dois dos mais importantes Prémios Europeus de Arquitetura:  o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award e o BigMat International Architecture Award ‘ 21.

Para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award, a nomeação junta-se a outras 531 obras de 41 países diferentes. Os vencedores serão anunciados em abril e a entrega de prémios terá lugar em maio de 2022.

O edifício da Biblioteca e Arquivo de Grândola foi igualmente selecionado para representar o melhor da arquitetura no nosso país no BigMat International Architecture Award ‘ 21, a par de projetos da Bélgica, República Checa, França, Itália, Eslováquia e Espanha. A cerimónia final terá lugar no dia 12 de novembro de 2021.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!