Últimas:
“A Vida em Palco II” de João Maria Ilhéu – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Artes

“A Vida em Palco II” de João Maria Ilhéu

Está disponível para venda nos Postos de Turismo do concelho.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Apresentado em Alcáçovas

“A Vida em Palco II de João Maria Ilhéu”

Foi apresentado na Sociedade União Alcaçovense o livro “A Vida em Palco II”, de João Maria Ilhéu, editado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas e da Caixa Agrícola do Guadiana Interior.

A sessão, que teve a presença de público e foi transmitida em direto no facebook do Município, contou com a presença de João Maria Ilhéu, autor do livro, Cristina Ilhéu, autora do prefácio, Nuno Grave, coordenador da obra, Manuel Calado, Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas e João Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana.

O autarca realçou o apoio que o Município tem dado na área da cultura com o intuito de “valorizar os nossos autores, a nossa história e deixar um exemplo para que muitos possam seguir esta prática não só da escrita, mas também de outras áreas importantes para a vida do nosso concelho”. João Pereira garantiu que é com “grande satisfação que a Câmara” participa no segundo volume de “A Vida em Palco”, sendo esta “uma justa homenagem ao homem cuja vida esteve sempre ligada ao teatro e à Sociedade União Alcaçovense e a quem a sociedade e a nossa terra deve muito”.

Já o Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Manuel Calado teceu elogios às obras de João Maria Ilhéu, bem como à “capacidade que demonstra ter perante a sociedade”.

João Maria Ilhéu, ator e encenador, estreou-se no teatro “a sério” em 1972, tendo sido influenciado pela literatura de Bernardo Santareno, de quem encenou “duas ou três peças”, como revelou durante a apresentação do seu mais recente livro. Do seu percurso pelo teatro recordou que as duas primeiras peças que encenou em 1965 e 1966 “foram censuradas”. O autor do livro realçou a “sensibilidade da Câmara na valorização da cultura no concelho dando a conhecer cá dentro e lá fora o que temos, o que somos e o que sabemos fazer”.

Presente esteve também Cristina Ilhéu, sobrinha do autor, que garantiu “ser uma sortuda” por ter acesso às peças “em primeira mão”. “Quando ensaiávamos uma peça já conhecia alguns dos enredos”, revelou, acrescentando que João Maria Ilhéu deixa às novas gerações “a paixão pelo teatro e a riqueza cultural”.

Este livro surge no seguimento do 1º volume publicado em 2017. Ao longo das 162 páginas são reproduzidas duas peças de teatro – “Andam Lobos na Aldeia”, escrita em 1984, e “O Destino de Ser Freira”, escrita em 2005 – que apresentam histórias e personagens muito diferentes. Na opinião de Nuno Grave, coordenador da obra, este livro “constituí um excelente contributo para o teatro na vila de Alcáçovas”, para além de ser, também, um “agradecimento a todos aqueles que, de forma, voluntária dinamizaram esta arte”, enriquecendo a identidade e a história locais.

O livro está disponível para venda nos Postos de Turismo do concelho, em Viana do Alentejo, no Castelo, e em Alcáçovas, no Paço dos Henriques.

Agenda

Ministra da Cultura hoje em Beja

A intervenção global, que ascende a 1,7 milhões de euros, deverá arrancar já no início de 2022

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Assinatura do contrato para a empreitada de valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição

“Museu Rainha Dona Leonor, em Beja”

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, estão esta quarta-feira, em Beja, onde participam na cerimónia de assinatura do contrato para a realização da empreitada de valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição – Museu Rainha Dona Leonor.

A intervenção global, que ascende a 1,7 milhões de euros, deverá arrancar já no início de 2022, com um prazo de execução de 18 meses.

O financiamento é assegurado por fundos comunitários do Programa Operacional regional, no âmbito de candidatura apresentada ao Alentejo 2020, pela Associação Portas do Território, na sequência de uma parceria constituída entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), a Associação Portas do Território e a Câmara Municipal de Beja.

A empreitada compreende a reparação de coberturas, caixilharias exteriores e rebocos interiores e exteriores, renovação da instalação elétrica, melhoria das condições gerais de acesso e de funcionamento.

A esta intervenção junta-se uma outra, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento complementar de mais 2,8 milhões de euros. Estas obras, que terão início no primeiro trimestre de 2023 e deverão estar concluídas no final do ano seguinte, contemplam intervenções de conservação e restauro no interior, a instalação de sistemas de climatização, iluminação e vigilância, a reabilitação do Claustro, a melhoria das condições gerais de acessibilidade, assim como a reabilitação dos terraços e a instalação de rede wifi.

Em síntese, só nos próximos três anos, entre 2022 e 2024, serão investidos mais de 4, 5 milhões de euros neste monumento nacional e emblemático do Alentejo.

O Convento de Nossa Senhora da Conceição pertence ao Estado Português e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1922. O Museu Regional de Beja, instalado no Convento, integra desde dezembro de 2019 a Direção Regional de Cultura do Alentejo, sendo, assim, o mais recente museu do Ministério da Cultura.

Continuar a ler

Artes

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Programa privilegia a criação de projetos de artistas e organizações locais, promovendo o tecido cultural de Évora e do Alentejo a nível nacional e internacional.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Évora 2027 propõe Alentejo como centro de cultura e de pensamento

“

Candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura acaba de ser entregue”

Foi hoje entregue o dossiê da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027. Tendo como mote a palavra alentejana “vagar”, Évora 2027 pretende tornar a cidade e a região num centro de cultura e de pensamento sobre a ação da Humanidade a partir da cultura holística do Alentejo.

O conceito é materializado através do programa cultural e artístico que reflete um processo de auscultação que foi desenvolvido na cidade e na região durante cerca de um ano e meio.

O programa da candidatura foi concebido tendo por base três eixos: herança cultural, intangibilidade e biodiversidade. Évora 2027 centra-se nos desafios que a sociedade partilha enquanto coletivo, partindo do território para abordar questões como as alterações climáticas, as migrações forçadas, a cooperação global ou até mesmo a transformação digital. A candidatura apresenta-se como uma oportunidade para reforçar o diálogo ativo do setor cultural e criativo local, criando pontes com outras áreas da sociedade, com o resto do país e com a Europa.

“Com esta candidatura pretendemos valorizar a autenticidade e diversidade da identidade cultural do Alentejo. A nossa estratégia consiste num conjunto de projetos culturais de reabilitação de património, de revitalização de equipamentos e de ligação a outras cidades europeias que já estão em curso e que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Estratégico para 2030. Acreditamos que o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 permitirá reforçar a continuidade nesta aposta no setor cultural e criativo”, refere Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora.

Continuar a ler

Agenda

Ministra da Cultura em Beja esta quarta-feira.

Graça Fonseca em assinatura de contrato

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Ministra da Cultura em Beja

“Graça Fonseca em assinatura de contrato”

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, participam na cerimónia de assinatura do contrato da Empreitada de Valorização e Conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição – Museu Rainha Dona Leonor, em Beja.

A cerimónia decorre esta quarta feira a partir das 11h.

A cerimónia decorre na Igreja do Convento de Nª Sr.ª da Conceição, Museu Rainha Dona Leonor, Beja.

Continuar a ler

Agenda

1.º dezembro de 1640 ‘regressa’ a Vila Viçosa

Veja programa

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Comemorações

” 1º de dezembro”

Vila Viçosa  volta a celebrar esta importante data, no próximo 1.º de dezembro, com um vasto programa cultural.

A autarquia pretende assinalar e recriar os momentos históricos nacionais relacionados com a Aclamação do Rei D. João IV, 8.º Duque de Bragança e 1.º Rei da Dinastia Brigantina.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Publicidade
Acidentes1 mês atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos4 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação4 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade4 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios4 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade4 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música5 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade5 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime6 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Acidentes1 mês atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos4 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação4 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade4 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios4 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade4 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música5 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade5 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime6 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Categorias

Acidentes1 mês atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos4 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!