Siga-nos

Artes

A história de Vila Nova de Milfontes em livro

A edição é da responsabilidade do Município de Odemira, sendo o evento inserido no programa das comemorações “Abril em Odemira”

Avatar

Publicado

em

“Vila Nova de Milfontes – História” é o título da obra do historiador António Martins Quaresma, que vai ser apresentada ao público no próximo dia 13 de abril, pelas 15.30 horas, no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes.

A apresentação da obra estará a cargo de José António Falcão, historiador de arte e diretor-geral do Festival Terras Sem Sombra, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro.

António Martins Quaresma nasceu em Vila Nova de Milfontes, onde reside. Tem realizado investigação em História, matéria em que possui o grau académico de Doutor. A continuidade sistemática dos seus estudos, com particular incidência sobre o  Alentejo Litoral, traduziu-se na edição de vários títulos, entre livros, capítulos de livros e outras publicações. Tem-se empenhado, ainda, na difusão de temas da cultura local, bem como na divulgação e na defesa do património cultural.

A obra aprofunda a história de Vila Nova de Milfontes, nas dimensões municipal, senhorial-comendatária, portuária e castrense – ligadas, respetivamente, à autonomia concelhia, à comenda da Ordem de Santiago, ao porto pesqueiro e comercial e à organização militar centrada no forte de S. Clemente. Enquanto vila autónoma, Vila Nova de Milfontes foi fundada, em 1 de setembro de 1486, pelo rei D. João II. Numa história mais recente, já em pleno século XX, a vila ganha a dimensão turística.

Artes

Jornadas Europeias do Património – Uma viagem pelo Património da vila do Torrão (Alcácer do Sal) rádio tds

Sob o mote “Artes, Património Lazer”, as Jornadas Europeias do Património pretendem este ano destacar as muitas facetas do património ligadas às artes.

TDS noticias

Publicado

em

O Município de Alcácer do Sal alia-se às Jornadas Europeias do Património 2019 (que se assinalam a 27, 28 e 29 de setembro) e promove no dia 28 a iniciativa “Rota do Património – Uma viagem pelo Património da vila Torrão”.

Com concentração no Posto de Turismo de Alcácer do Sal às 9h, a rota contempla um passeio pelo Torrão acompanhado por técnicos do Setor de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer, com visita aos sítios da Calçada Romana, Monte da Tumba, Estação Arqueológica da Fonte Santa e ao Museu Etnográfico do Torrão.

Os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 27 de setembro junto do Posto de Turismo, através do telefone 265 009 987, telemóvel 911 794 685 ou ainda através do e-mail turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt. O número mínimo de participantes é de 10 e número máximo é de 18 pessoas. A inscrição é gratuita e será fornecido transporte pelo Município. O programa poderá estar sujeito a alterações por motivos imprevistos.

Sob o mote “Artes, Património Lazer”, as Jornadas Europeias do Património pretendem este ano destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permite viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com