Siga-nos

Últimas

A emoção do CEMFA no adeus aos Alouete III, em Beja ( vídeo )

Amilcar Matos

Publicado

em

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, emocionou-se na BA11 em Beja no adeus aos Alouette III e na apresentação do novo helicóptero da Força Aérea, AW119MKII “KOALA”.

Cerimónia decorreu em Beja com a presença do ministro da defesa nacional.

Estes dois novos aparelhos vão ficar localizados na Base Aérea N.º 1, em Sintra, no distrito de Lisboa, tal como os Alouette, enquanto os aviões de instrução e formação Epsilon e os C295 passam para a base de Beja, no “pressuposto” de avançar o Aeroporto Complementar de Lisboa, no Montijo.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Agenda

“Corrupção: breve história de um crime que nunca existiu”, o novo livro de Eduardo Dâmaso

A obra reúne os casos mais mediáticos em Portugal nos últimos 40 anos e realça a falta de meios e vontade política para combater a corrupção e o tráfico de influências.

Amilcar Matos

Publicado

em

O livro “Corrupção: breve história de um crime que nunca existiu”, do jornalista Eduardo Dâmaso, vai ser apresentado em Odemira, a terra natal do autor, no dia 23 de novembro, pelas 16.00 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago.

“O livro que faltava sobre a corrupção, o chamado crime invisível”, afirma a editora Objectiva. “Olhemos a verdade de frente: Portugal tem um grave problema de corrupção”, diz o autor. Ao longo da obra são recordados casos recentes como a Operação Marquês, Face Oculta, Operação Furacão, Universo Espírito-Santo, que têm trazido a público a corrupção e os grupos de interesses instalados em Portugal. Eduardo Dâmaso alerta que, mais de 40 anos depois da viragem democrática, “pouco mudou na eficácia do combate à corrupção e aos crimes económicos a ela associados”.

“De onde nasce a corrupção? O que lhe permite alastrar-se como fogo-posto? Porque continuam impunes muitos dos seus mais vis protagonistas? E como podemos nós, cidadãos comuns, lutar para travar esta epidemia?”, são algumas questões levantadas na obra, que recorda também que “Portugal vai ignorando mais de 70% das recomendações da União Europeia para combater a corrupção”.

Eduardo Dâmaso nasceu em Odemira, em 1962. Jornalista desde 1981, é director da revista Sábado, desde abril de 2017. É também diretor-adjunto da CMTV e exerceu cargos de direção no Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público. Trabalhou ainda no Expresso e nas agências noticiosas Anop e Lusa. Começou a carreira no jornal regional O Setubalense, passou pela Rádio Universidade de Coimbra e foi comentador de política na RTP. É autor do livro de investigação jornalística “A Invasão Spinolista”, que foi distinguido em 1996 com o prémio de reportagem Ler/Círculo de Leitores, bem como do “Portugal, que Futuro”, com Henrique Medina Carreira, em 2009.

Uma das investigações jornalísticas de Eduardo Dâmaso deu origem a um célebre acórdão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem – «Campos Dâmaso contra Portugal» – que fixou jurisprudência em matéria de prevalência do interesse público sobre o segredo de justiça e a reputação de terceiros.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul