Siga-nos

Educação

a Biblioteca Municipal Almeida Faria de Montemor-o-Novo está a comemorar as Semanas da Leitura

Durante todo o mês de março e, inserida nas comemorações das Semanas da Leitura, a Biblioteca realiza uma feira do livro para público infantojuvenil e adulto, com o apoio da Papelaria Mira de Montemor-o-Novo.

Avatar

Publicado

em

Todas as turmas de 1º ciclo do Ensino Básico foram convidadas a assistir ao Espetáculo-Leitura Encenada – “E se, de repente, tudo fosse ao contrário?” – a partir do livro “Estranhões e Bizarrocos: estórias para adormecer anjos”, de José Eduardo Agualusa, pela companhia Estórias com Asas.

Nesta encenação um peixe destemido, um gato-boi com nome de artista e muitos pirilampos, são os protagonistas das histórias que se contam, histórias que nos fazem respirar fundo e dar muitos passos em frente, numa viagem à palavra, onde tudo é possível, basta ter imaginação.

Os Jardins de Infância, por sua vez, assistiram a uma adaptação da história “Bela, Belíssima a Joaninha de Júlio Vanzeler”, pela equipa da Biblioteca. A história apresenta-nos uma joaninha muito vaidosa que vai interagindo com todos os animais que vai encontrando pelo jardim, no entanto, ela só se importa realmente com o seu casaco vermelho.

No fim desta história, descobrimos o porquê de todas as joaninhas terem pintas pretas.

Educação

Conselho Nacional de Educação visita Polo da Universidade Popular em Viana do Alentejo

O programa terminou no Cineteatro Vianense onde assistiram ao ensaio da Tuna Popular dirigida pelo professor Válter Loureiro, um projeto criado no início de 2017 e composto por 50 elementos.

TDS noticias

Publicado

em

Os responsáveis do Conselho Nacional de Educação (CNE) visitaram o Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora.

A delegação do CNE foi recebida nos Paços do Concelho, pelo Presidente do Município, Bengalinha Pinto, onde foi apresentado o Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ que comemorou este mês de maio o seu 9º aniversário. No ano letivo em curso, cerca de 140 alunos das três freguesias do concelho frequentam os mais de 10 cursos disponíveis, para além do Clube de Saúde Sénior e da Tuna Popular.

As aulas, lecionadas por professores voluntários, decorrem de novembro a junho, em cada freguesia, de segunda a sexta-feira.

De salientar que o Polo da UPTE/UÉ resulta de um protocolo de cooperação entre o Município de Viana do Alentejo e a Universidade de Évora, que visa contribuir para a promoção do envelhecimento ativo da população e para a melhoria da sua qualidade de vida.

Seguiu-se a deslocação ao Centro do Cante e do Saber, sede do Polo, onde tiveram a oportunidade de assistir a uma aula de história e cultura local e ficar a conhecer a sede do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo e a sua história.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento