Siga-nos

Agenda

A banhos outra vez em Santo André. É a recriação dos tradicionais banhos de São Romão.

E para que não lhe falte nada haverá venda de fruta, doçaria da região e artesanato.

TDS noticias

Publicado

em

E como manda a tradição, este ano a Festa de São Romão realiza-se no próximo fim de semana na Costa de Santo André, no Concelho de Santiago do Cacém, nos dias 9, 10 e 11, de agosto.

Com um programa marcado por inúmeras iniciativas, mas onde a recriação dos tradicionais Banhos de São Romão marcam as festividades, a cargo dos Ranchos Folclóricos “Ninho de Uma Aldeia” de São Bartolomeu da Serra e Grupo de Dança Típica da Queimada, de Melides.

Mas a festa não ficava por aqui, quando o calor apertava era vê-los a arregaçar as calças e elas a saia para se refrescarem nas ondas do mar. O folguedo seguia, fazia-se a corte às moças, brincava-se e partilhava-se, e havia dança, ao som do acordeão ou da gaita-de-beiços, pela noite dentro à luz de candeeiros a petróleo.

Era assim todos os anos, até meados do século passado, as gentes do campo no final dos trabalhos agrícolas desciam à Costa de Santo André. David Gorgulho, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André recorda esse momentos, recriados nos dias de hoje “as gentes do campo vinham à praia numa autêntica romaria, com um cortejo que se realizava desde o interior do concelho, e traziam até ao litoral a sua maneira de estar ”.

Quem for à Costa de Santo André está convidado a embarcar numa viagem ao passado, com um programa marcado por várias iniciativas do presente, onde não faltam os cortejos etnográficos (este ano com cerca de 60 participantes, o maior de todas as edições), os tradicionais bailes, animação musical, Zumba e os almoços partilhados no sábado e domingo “ o almoço era preparado na noite anterior, as mulheres praticamente não dormiam, e depois era partilhado num clima de comunhão muito próprio destas gentes”, explica David Gorgulho.

Uma tradição que a Junta de Freguesia de Santo André organiza e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém apoia, para que se mantenha viva.

Agenda

Trilho das Vinhas proporciona convívio na aldeia vinhateira de Fernando Pó

O Trilho das Vinhas é organizado pela Werun, em parceria com a Casa Ermelinda Freitas, Câmara Municipal de Palmela e União das Freguesias de Poceirão e Marateca.

TDS noticias

Publicado

em

No dia 1 de setembro, o Trilho das Vinhas – Casa Ermelinda Freitas 2019 vai proporcionar às/aos participantes um dia de convívio, com uma manhã a correr/caminhar e uma tarde para descontrair e relaxar, em plena aldeia vinhateira de Fernando Pó. As inscrições estão a decorrer, até 25 de agosto.

Com início às 9h30, na Casa Ermelinda Freitas, o Trilho das Vinhas integra uma prova de Trail Running de 14 Km e uma Caminhada de 10 Km, no meio das vinhas, para além de prova de vinhos, almoço com a típica Sopa Caramela e visita guiada às vinhas.

O Trail Running é aberto a participantes maiores de 16 anos, nos escalões Séniores Masculinos e Femininos, M/F40, M/F50 e  M/F60. Serão entregues prémios às/aos três primeiras/os classificadas/os das gerais e às/aos três primeiras/os atletas dos escalões. A Caminhada não tem idade mínima de participação.

As inscrições devem ser efetuadas em werun.pt/eventos/trilho-das-vinhas-casa-ermelinda-freitas-2019.

Programa

7h00 – Abertura do Secretariado

9h00 – Encerramento do Secretariado

9h15 – Concentração das/os atletas

9h30 – Partida do Trail Running

9h35 – Partida da Caminhada

12h30 – Prova de vinhos com queijos e compotas

13h30 – Sopa Caramelo

14h30 – Entrega dos prémios

15h30 – Visita às vinhas

a rádio TDS ouve-se em Fernando Pó em 93.9FM

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul