Siga-nos

Agricultura

A albufeira do Caia está a 19% no concelho em que Catarina Martins disse que ‘ Portugal não deve ter mais barragens’.

Apesar dos números históricos o abastecimento às populações e a campanha de rega estão assegurados

TDS noticias

Publicado

em

A albufeira do Caia está a ‘bater no fundo’

Tem uma capacidade de 190 milhões de metros cúbicos de água mas atualmente tem apenas 34 milhões. Os números não mentem e a albufeira do caia está a cerca de 18% da sua capacidade.

Para já, segundo disse, à Rádio Portalegre, Aristides Chinita da Associação de Beneficiários do Caia, ‘não existe necessidade de antecipar o fim da campanha de rega, previsto para o dia 15 de outubro’.

O mesmo responsável indicou ainda que ‘o abastecimento às populações dos concelhos de Elvas, Campo Maior, Monforte e Arronches, também está assegurado para os próximos três anos’.

Ontem precisamente em Campomaior a líder do Bloco de Esquerda referiu que ‘não são bem vindas novas barragens para Portugal’. (VEJA AQUI) Isto quando se aguarda pela construção, no concelho do Crato, da barragem do Pisão uma velha ‘luta’ do povo do distrito de Portalegre.

Agricultura

Produtores de leite indignados com proibição de carne de vaca nas cantinas da Univ. de Coimbra

Produtores esperam que estudantes e professores possam ter uma alimentação completa, equilibrada e variada, sem falta de ferro e vitamina B12, que permita estudar, investigar e decidir com bom senso.

TDS noticias

Publicado

em

A  Associação dos Produtores de Leite de Portugal, manifestou o seu protesto perante o anúncio da proibição de carne de vaca nas cantinas da Universidade de Coimbra a partir de janeiro de 2020 e manifestar solidariedade a todos os criadores de bovinos em Portugal.

Segundo refere o comunicado “É incompreensível que o Reitor de uma universidade com setecentos anos de história queira banir um alimento com milhares de anos e que terá contribuído para o desenvolvimento do cérebro dos nossos antepassados”, refere a associação.

A associação refere igualmente que a carne não é o principal produto das vacarias, mas a venda ou engorda dos vitelos machos e das vacas após o fim da vida produtiva é um complemento fundamental, quando o preço do leite está abaixo do custo de produção.

Portugal importa quase 50% da carne bovina que consome. Quem se preocupa com a pegada ecológica dos alimentos pode começar por escolher carne nacional, sem consumo de combustíveis na importação e baseada na pastagem ou cultivo de terras que de outra forma ficariam abandonadas, sendo pasto privilegiado para incêndios que, além do perigo de vida para as populações, são uma enorme libertação de carbono para a atmosfera.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com