Últimas:
50 quilos de perceves apreendidos – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

ODEMIRA

50 quilos de perceves apreendidos

Foi elaborado o auto de contraordenação pelas duas infrações descritas.

Publicado

em

Vila Nova de Milfontes

Apreensão de cerca de 50 quilos de perceves

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Nova de Milfontes, apreendeu cerca de 50 quilos de perceves (Pollicipes pollicipes), em Vila Nova de Milfontes.

No âmbito de uma ação de fiscalização dirigida à apanha de crustáceos e moluscos bivalves, na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), os militares da Guarda detetaram um indivíduo, de 48 anos, a efetuar a apanha dos crustáceos, sendo que, no decorrer das diligências policiais constatou-se que não era detentor de licença de apanhador de animais marinhos válida para aquele local.

Apurou-se ainda que, o homem tinha efetuado excesso de captura da espécie em questão, correspondendo ao triplo do quantitativo legal permitido a um apanhador de perceves, para aquele local e para o período em curso, compreendido entre o dia 1 de março e 14 de setembro e cujo limite é de 15 quilos.

Foi elaborado o auto de contraordenação pelas duas infrações descritas.

Os perceves apreendidos foram entregues em lota, para serem sujeitos ao regime de primeira venda de pescado fresco.

Continuar a ler
Publicidade

Agenda

Exposição “A_wear”, alerta para problema dos resíduos têxteis.

A inauguração da exposição está agendada para a próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 18.00 horas em Odemira.

Publicado

em

EXPOSIÇÃO “A_WEAR” EM ODEMIRA

PROBLEMA DOS RESÍDUOS TÊXTEIS

A exposição “A_WEAR” de Ana Baleia vai estar patente ao público entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro, no Espaço CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional, em Odemira.

A designer de moda e artista plástica Ana Baleia pretende alertar para a quantidade de resíduos têxteis e a poluição causada pela produção industrial de roupa. A inauguração da exposição está agendada para a próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 18.00 horas.

A enorme quantidade de resíduos têxteis produzidos diariamente é o problema socioambiental que dá origem ao projeto de artes visuais A_WEAR. Ana Baleia pretende fazer um alerta, materializando em peças artísticas a forma como se relaciona com o problema das toneladas de roupa descartada. A exposição “A_Wear” reúne um conjunto de peças de instalação / escultura onde a principal matéria-prima utilizada são roupas usadas que foram deitadas ao lixo.

Esta exposição integra a programação “Setembro, uma imersão cultural”, promovida pelo Município de Odemira.

Continuar a ler

ODEMIRA

Odemira assina contratos comodato para alojamento dos militares da GNR

Os contratos de comodato foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Comandante do Comando Territorial de Beja da GNR, o Coronel Frederico Galvão da Silva

Publicado

em

MUNICÍPIO DE ODEMIRA E GNR CELEBRAM CONTRATOS DE COMODATO PARA ALOJAMENTO DE MILITARES

O Município de Odemira e a Guarda Nacional Republicana celebraram contratos de comodato para alojamento de militares que constituem os efetivos dos Postos Territoriais de Odemira e de Sabóia, do Destacamento Territorial de Odemira, com o objetivo de garantir todos os meios e condições para a continuidade da GNR no território.

Os contratos de comodato foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Comandante do Comando Territorial de Beja da GNR, o Coronel Frederico Galvão da Silva, em cerimónia que decorreu no dia 21 de setembro, nos Paços do Concelho de Odemira.

O Município vem desenvolvendo um conjunto de reuniões e contactos com os representantes da Guarda Nacional Republicana (GNR), quer a nível local, regional e nacional, com vista ao reforço dos meios de segurança existentes no concelho. Nas referidas reuniões foi comunicado pelos representantes da GNR que os Postos Territoriais de Odemira e de Sabóia não têm capacidade de alojamento para o efetivo que ali presta serviço. Neste sentido, e no âmbito da boa colaboração entre entidades, com vista à resolução desta situação o Município cede duas habitações municipais, localizadas em Odemira e Sabóia, em regime de comodato, que ficarão adstritas exclusivamente ao Destacamento Territorial de Odemira, pelo prazo de cinco anos, renováveis automaticamente por iguais períodos.

Ainda neste âmbito de colaboração institucional, o Município de Odemira, em conjunto com as Juntas de Freguesia, está a apoiar a GNR na reabilitação geral dos Postos Territoriais de São Teotónio, Sabóia, Colos e São Luís.

O programa de governação “Odemira 21_25” do Município de Odemira, vertido no documento referente aos “Objetivos Estratégicos – 2022”, prevê no seu conjunto de ações a “promoção da qualidade de vida para todos” e o desenvolvimento da proposta de “política de proximidade”, através da qual se pretende fomentar o sentimento de bem-estar nos espaços públicos, com especial enfoque para as questões como higiene, segurança e acesso para todos. Neste sentido, é uma preocupação e determinação do Executivo Municipal contribuir para a continuação da presença dos meios humanos da GNR no território e em particular no interior do concelho.

 

Continuar a ler

ODEMIRA

Odemira assinala Dia Internacional do Idoso

A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, que este ano optou por abrir o evento a todos os idosos do concelho para assinalar e celebrar a importância desta faixa geracional na sociedade.

Publicado

em

Dia Internacional do Idoso

ODEMIRA PROMOVE FESTA PARA TODOS OS IDOSOS DO CONCELHO

O Município de Odemira está a preparar a comemoração do Dia Internacional do Idoso, no próximo dia 1 de outubro, através de um convívio que este ano será dirigido a toda a população sénior do concelho, que decorrerá no Parque de Feira e Exposições do Concelho de Odemira (espaço da FACECO), em São Teotónio, a partir das 15.00 horas.

A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, que este ano optou por abrir o evento a todos os idosos do concelho para assinalar e celebrar a importância desta faixa geracional na sociedade.

A comemoração do Dia do Idoso contará com animação musical com Cláudio Rosário, para proporcionar uma tarde bastante animada, fomentando a socialização, e será oferecido lanche a todos os participantes.

O evento terá como ponto de partida uma sessão de boas-vindas, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e da vereadora responsável pela área da Ação e Inovação Social, Isabel Palma Raposo.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até ao dia 23 de setembro, através dos contactos accao.social@cm-odemira.pt ou 961 620 618.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!