Siga-nos

Autarquias

4ª edição debate descentralização e programações para os territórios de baixa densidade

As problemáticas do dito Interior, seu declínio e desenvolvimento, passaram a ser matéria obrigatória no discurso político e público, embora sem consequências claras para um real desenvolvimento desses vastos territórios.

Avatar

Publicado

em

“Descentralização e programações para o desenvolvimento dos interiores com coesão territorial nacional” será o tema que irá animar a 4.ª edição das Conferências de Aljustrel, a realizar, nos dias 9 e 10 de maio, e que contará com a participação, entre outros oradores, de João Paulo Catarino, secretário de Estado da Valorização do Interior e de Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais.

 O Cine Oriental de Aljustrel será novamente palco para um debate sobre o futuro dos territórios de baixa densidade, que a Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a promover, nestes últimos anos, sob o lema “Cidadania, Inovação & Território”.

De facto, quando descentralização nas autarquias locais tem legislação em andamento, com vários pontos de vista críticos, a descentralização e a “Regionalização” voltaram em força no debate público.

Nestas conferências, que pretendem ser um espaço de reflexão e de partilha de ideias, pistas e iniciativas para o desenvolvimento territorial, será provocado um debate, que pela atualidade e por serem matérias a serem tratadas pelos órgãos de soberania, juntará, pela primeira vez, em dois painéis, membros do Governo e autarcas, com responsáveis de projetos inovadores, cientistas e comentadores públicos.

 Os painéis “A descentralização de competências para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade” e “ Programas nacionais de desenvolvimento para um país diverso” serão moderadospor jornalistas da região. A sessão será encerrada pela investigadora e comentadora, Helena Freitas.

Para terem uma visão in loco de projetos-tipo, com investimento público, em que estes propósitos se concretizaram no território, os conferencistas e os participantes irão visitar, no dia 10 de maio, a instalação em Aljustrel do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo (LNEG) e o Parque Mineiro de Aljustrel (EDM, Almina e Município de Aljustrel), ao que se seguirá, no Centro d’Artes de Aljustrel, uma degustação de produtos locais e um convívio entre todos os participantes, para concluir esta edição das Conferências de Aljustrel.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Autarquias

“Dar o Litro por Mértola” premeia ideias de poupança de água

O concurso “Dar o Litro por Mértola” integra o projeto Mértola + H2O que a Câmara Municipal de Mértola, promove ao abrigo do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020).

TDS noticias

Publicado

em

No âmbito do concurso “Dar o Litro por Mértola” dirigido às Juntas de Freguesia do concelho de Mértola, para dinamizarem ações de sensibilização da comunidade local para o uso eficiente da água, foram hoje, assinadas as Declarações de Honra.

Em causa as Junta de Freguesia de Alcaria Ruiva, Junta de Freguesia de Espirito Santo, Junta de Freguesia de São João dos Caldeireiros e Junta de Freguesia de Santana de Cambas.

A cada uma destas entidades foi atribuído um prémio no valor de 2.000,00€ para dinamizarem as iniciativas inovadoras que propuseram a concurso. Entre as ideias premiadas está um concurso anual para premiar os consumidores com maiores poupanças de consumo de água, proposto pela Junta de Freguesia de Alcaria Ruiva; a iniciativa “No tempo em que não havia torneira!”, proposta pela Junta de Freguesia do Espírito Santo; a distribuição gratuita de recipientes para o combate ao desperdício de água nos duches, proposta pela Junta de Freguesia São João dos Caldeireiros e a realização de um calendário, um vídeo e uma música com conselhos para a poupança de água, propostos pela Junta de Freguesia de Santana de Cambas.

Este projeto visa a sensibilização e capacitação dos consumidores locais e dos setores económicos para a adoção de práticas mais sustentáveis no uso eficiente da água; com especial enfoque para a redução dos consumos, para a adoção de princípios de economia circular na gestão da água e para a promoção de uma nova atitude relativamente à valorização do recurso água.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul