Siga-nos

Autarquias

4ª edição debate descentralização e programações para os territórios de baixa densidade

As problemáticas do dito Interior, seu declínio e desenvolvimento, passaram a ser matéria obrigatória no discurso político e público, embora sem consequências claras para um real desenvolvimento desses vastos territórios.

Avatar

Publicado

em

“Descentralização e programações para o desenvolvimento dos interiores com coesão territorial nacional” será o tema que irá animar a 4.ª edição das Conferências de Aljustrel, a realizar, nos dias 9 e 10 de maio, e que contará com a participação, entre outros oradores, de João Paulo Catarino, secretário de Estado da Valorização do Interior e de Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais.

 O Cine Oriental de Aljustrel será novamente palco para um debate sobre o futuro dos territórios de baixa densidade, que a Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a promover, nestes últimos anos, sob o lema “Cidadania, Inovação & Território”.

De facto, quando descentralização nas autarquias locais tem legislação em andamento, com vários pontos de vista críticos, a descentralização e a “Regionalização” voltaram em força no debate público.

Nestas conferências, que pretendem ser um espaço de reflexão e de partilha de ideias, pistas e iniciativas para o desenvolvimento territorial, será provocado um debate, que pela atualidade e por serem matérias a serem tratadas pelos órgãos de soberania, juntará, pela primeira vez, em dois painéis, membros do Governo e autarcas, com responsáveis de projetos inovadores, cientistas e comentadores públicos.

 Os painéis “A descentralização de competências para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade” e “ Programas nacionais de desenvolvimento para um país diverso” serão moderadospor jornalistas da região. A sessão será encerrada pela investigadora e comentadora, Helena Freitas.

Para terem uma visão in loco de projetos-tipo, com investimento público, em que estes propósitos se concretizaram no território, os conferencistas e os participantes irão visitar, no dia 10 de maio, a instalação em Aljustrel do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo (LNEG) e o Parque Mineiro de Aljustrel (EDM, Almina e Município de Aljustrel), ao que se seguirá, no Centro d’Artes de Aljustrel, uma degustação de produtos locais e um convívio entre todos os participantes, para concluir esta edição das Conferências de Aljustrel.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Autarquias

Comerciantes em Évora limpam canalinas e sarjetas com medo de inundações

Falta de civismo e de manutenção na origem desta ação dos próprios comerciantes

TDS noticias

Publicado

em

Foto:Facebook

Comerciantes limpam canalinas em rua histórica de Évora

Após as primeiras chuvas e a falta de limpeza são os próprios comerciantes da Rua Alcárcova de Baixo que limpam as canalinas. A sujidade que se vai acumulando provocam o seu entupimento impedindo a água das chuvas de fluir como se pretende. Com medo de eventuais inundações, que dificultam o acesso às lojas, são os comerciantes que fazem a própria limpeza.

O medo é igualmente pela entrada da água nas próprias lojas.

A Rua Alcárcova de Baixo, que ganhou uma nova vida nos últimos anos, está situada a poucos metros da Praça do Geraldo em pleno Centro Histórico de Évora.

A ‘falta de civismo’ de uns e a ‘falta de manutenção’ por parte da autarquia são apontadas como as causas que obrigam a esta ação de manutenção.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul