Últimas:
Juntas de Freguesia reuniram em Beja. – RÁDIO TDS
Siga-nos

Autarquias

Juntas de Freguesia reuniram em Beja.

50 das 75 freguesias existentes, no Baixo Alentejo, estiveram presentes.

Publicado

em

Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE)

Mais de uma centena de autarcas

50 das 75 freguesias existentes estiveram presentes

O número de participantes no encontro revela a importância e a recetividade que o mesmo teve junto dos autarcas e demonstrou a união entre todas as freguesias, pois estes momentos de reflexão e debate entre todos são importantes porque os problemas que cada um tem na sua freguesia acabam por ser comuns e nestes fóruns muitos saem mais esclarecidos.

A transferência de competências dos municípios para as freguesias, foi um dos temas mais quentes do encontro, pois apesar de já se encontrar em vigor há cerca de três anos e meio, ainda existe um caminho longo a percorrer. No distrito de Beja, apenas metade dos concelhos já realizam a transferência de competências, faltando ainda Aljustrel, Alvito, Beja, Cuba, Ourique, Serpa e Vidigueira. De recordar que esta transferência de competências tem por base um acordo celebrado entre a ANAFRE, a Associação Nacional de Municípios e o Governo.

No debate esteve ainda em destaque a perspetiva de as Juntas de Freguesia poderem vir a beneficiar de apoios comunitários no âmbito do Portugal 2030, tendo sido apresentados os 8 eixos enviados pela ANAFRE à Ministra da Coesão Territorial e recolhidos contributos em áreas e intervenções que as Freguesias consideram de grande importância e âmbito das suas competências próprias.

A sessão de boas vindas contou com a presença do presidente da câmara municipal de Beja, Paulo Arsénio, do presidente da junta de freguesia anfitriã, União das Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, Miguel Ramalho, do coordenador distrital, Vitor Besugo e da vice-presidente da ANAFRE, Olga Freire, que destacaram o papel da ANAFRE nas conquistas recentes para as freguesias. Participaram ainda neste encontro os dois vices presidentes da ANAFRE, Jorge Amador e Nuno Gaudêncio.

ALCÁCER DO SAL

Alcácer do Sal: Sala de Snoezelen registou 198 utilizações.

Instalada na Escola Básica Pedro Nunes, a Sala de Snoezelen funciona em horário ininterrupto das 9h às 17h, nos dias úteis.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Sala de Snoezelen registou 198 utilizações até ao início de junho

No período compreendido entre janeiro e o início do mês de junho de 2023, a Sala de Snoezelen de Alcácer do Sal registou 198 utilizações, número que demonstra um interesse significativo por parte das entidades parceiras e que reflete a importância deste espaço para a promoção do bem-estar e qualidade de vida da comunidade. A procura reflete-se principalmente na faixa etária infantojuvenil, tanto em contextos preventivos como terapêuticos.

Instalada na Escola Básica Pedro Nunes, a Sala de Snoezelen funciona em horário ininterrupto das 9h às 17h, nos dias úteis, contando com o apoio contínuo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal através da intervenção de uma técnica de Psicomotricidade, uma mais-valia sobretudo para as entidades que não possuem formação para acompanhamento dos seus utentes neste espaço.

De entre as entidades parceiras que receberam a oferta formativa por parte do Município para frequentarem a Sala de Snoezelen, destaca-se a presença regular e/ou ocasional das seguintes: Associação para o Desenvolvimento do Torrão (ADT), mais especificamente através da resposta social do Centro para a Promoção da Saúde Mental “Passo a Passo”; Centro Social Paroquial do Torrão;  Centro Social de Santa Susana;  Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, mais especificamente Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer, Escola Básica Pedro Nunes e Escola Secundária; Equipa Local de Intervenção Precoce de Alcácer do Sal; Gabinete de Psicologia, resposta do Município de Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Autarquias

Câmara de Odemira alvo de Ciberataque

Serviços vão estar inoperacionais

Publicado

em

Odemira

Ataque informático

“O funcionamento dos serviços municipais da câmara de Odemira vai estar comprometido nos próximos dias”, esta é a garantia dada pela autarquia em comunicado.

Durante o fim de semana as contingências foram muitas e até os serviços como a biblioteca municipal foram atingidos.

O caso já está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Segundo a nota refere o ataque registou-se no sábado e “comprometerá nos próximos dias o normal funcionamento dos serviços municipais”.

Continuar a ler

Autarquias

António Bota eleito para representar a CIMBAL no Comité de Acompanhamento do PRA2030

Ferrovia foi um dos temas abordados.

Publicado

em

Reunião ordinária

Conselho Intermunicipal da CIMBAL

A reunião do mês de março do Conselho Intermunicipal decorreu ontem, no Salão Nobre da CIMBAL.

De entre os diversos pontos da Ordem de Trabalhos, destacam-se:

– Eleição do representante da CIMBAL no Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Alentejo 2030. Foi designado António Bota, eleito por maioria. A este órgão compete analisar todas as questões que afetam os progressos do programa na consecução dos seus objetivos, formulando recomendações visando a melhoria da sua eficácia e eficiência.

– Foi também presente ao Conselho o documento com os contributos da CIMBAL no âmbito do processo de consulta pública do Plano Ferroviário Nacional, que se podem sintetizar:

  • Modernização e eletrificação do traçado Casa Branca/Beja, incluindo a concordância com o Aeroporto de Beja;
  • Reabertura da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique, permitindo a necessária redundância ao porto de Sines e possibilitando o reforço do serviço Intercidades entre Lisboa e Faro (servindo Beja, Évora – através de Casa Branca, Montermor-o-Novo e Vendas Novas);
  • Eletrificação do ramal Neves-Corvo;
  • Estudo para possível reabertura do ramal de Aljustrel;
  • Opção pela construção de nova ligação com passagem em Beja e Évora, na ligação entre Lisboa e Algarve.

Continuar a ler

Autarquias

Autarquia de Alcácer apoia estudantes do concelho

Município concedeu a 187 alunos

Publicado

em

Estudantes e famílias do concelho apoiados

Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Reconhecendo a importância da educação e formação das crianças e jovens do concelho, e o esforço tamanho que tal representa para as famílias, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal tem nesta uma área prioritária de intervenção.

No ano letivo de 2021/2022, a nível de auxílios económicos diretos, a Ação Social Escolar do Município concedeu a 187 alunos apoio nas refeições diárias, dividido por escalões A e B, com os valores de 1,46 euros e 0,73 euros respetivamente. Destes 187 alunos, 61 integravam o ensino pré-escolar e 126 o 1.º ciclo do ensino básico.

A Ação Social Escolar traduziu-se também na atribuição de vales para a aquisição de material escolar tanto no pré-escolar como no 1.º ciclo, repartidos pelos escalões A e B, o que totalizou um investimento de 4.140,00 euros.

No mesmo ano letivo foram atribuídas 29 bolsas de estudo a jovens residentes no concelho a frequentar Cursos Técnicos Superiores, Profissionais e Mestrados, um apoio que ascendeu ao valor de 70.682,83 euros.

A estes auxílios económicos diretos somam-se ainda outros apoios, tais como as Atividades de Animação e Apoio à Família, Componente de Apoio à Família, oferta de cadernos de atividades e mochilas ao 1.º ciclo, carregamento de passes de transportes escolares e contratualização e asseguramento de circuitos especiais.

Continuar a ler

Autarquias

A primeira mulher motorista na câmara de Alcácer do Sal

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal conta, desde o dia 23 de janeiro de 2023, com o contributo da primeira mulher motorista da história do Município.

Publicado

em

Ana Luísa Assis é a primeira mulher motorista do Município de Alcácer do Sal 

 A Câmara Municipal de Alcácer do Sal conta, desde o dia 23 de janeiro de 2023, com o contributo da primeira mulher motorista da história do Município.

Ana Luísa Assis, a exercer funções na autarquia desde maio de 2014, descreve o significado que tem para ela exercer estas funções como “um orgulho” por poder dar de si à terra que a viu nascer e crescer.

Afirma, ao mesmo tempo, que o caminho para chegar até aqui foi “muito longo, com muito trabalho, sacrifício físico e monetário”, mas que olha para trás e sente que “valeu a pena”.

Ana Assis dirigiu ainda uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que a ajudaram a trilhar este percurso, especialmente aos pais, e ao Município de Alcácer do Sal, pela oportunidade que lhe deu para cumprir um sonho de menina.

Continuar a ler

Autarquias

Odemira cede alojamento para profissionais de saúde

Autarquia promove reabilitações dos edifícios das Extensões de Saúde de São Martinho das Amoreiras e São Luís, a requalificação da Extensão de Saúde de Sabóia, a construção da nova Extensão de Saúde em Vila Nova de Milfontes e o novo Serviço de Urgência do Centro de Saúde de Odemira.

Publicado

em

MUNICÍPIO DE ODEMIRA E UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO LITORAL ALENTEJANO

ASSINAM CONTRATOS DE COMODATO PARA HABITAÇÃO

Inserido nas políticas de habitação e atratividade para o concelho, o Município de Odemira e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) assinaram contratos de comodato para a cedência de dois imóveis municipais para alojamento de Profissionais de Saúde que desempenhem a sua atividade no concelho.

A preocupação e determinação do Presidente da Câmara Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, passa por garantir todos os meios e condições para assegurar os cuidados de saúde no território, em estreita articulação com a ULSLA.

Os contratos foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e pela Presidente do Conselho de Administração Catarina Arizmendi Filipe, em cerimónia que decorreu na tarde de 1 de fevereiro, nos Paços do Concelho de Odemira.

A cedência dos imóveis, localizados na vila de Odemira, é efetuada a título gratuito e livre de quaisquer ónus e encargos, sendo os contratados celebrados pelo período de cinco anos.

Esta iniciativa surge a par de outras colaborações do Município de Odemira na área da saúde, como é o caso dos apoios financeiros para as reabilitações dos edifícios das Extensões de Saúde de São Martinho das Amoreiras e São Luís (em fase de conclusão), a requalificação da Extensão de Saúde de Sabóia, a construção da nova Extensão de Saúde em Vila Nova de Milfontes e o novo Serviço de Urgência do Centro de Saúde de Odemira (que serão lançados a concurso muito em breve).

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!