Siga-nos

Festas Populares

30 Mil pessoas estiveram na FACECO

O objetivo de promover o território, os seus produtos e atividades e atrair visitantes para três dias de festa, negócio, reencontro e partilha foi conseguido

TDS noticias

Publicado

em

Mais de 30 mil visitantes, 300 expositores, dos quais 30 artesãos locais, um programa e diversificado com 32 projetos artísticos, num recinto com perto de 5 hectares.

Metade do valor apurado com a venda dos bilhetes de entrada na feira será atribuída pelo Município de Odemira à Campanha de Solidariedade que está a ser desenvolvida a favor dos pescadores da Azenha do Mar que viram as suas embarcações atingidas por um incêndio.

Tal como acontece desde há vários anos, a pecuária foi uma das marcas da FACECO. A Raça Bovina Limousine esteve em destaque, com o 31º Concurso Nacional e um leilão de reprodutores limousine. O certame é, anualmente, o ponto de encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros, naquele que é o concelho sede da Associação de Criadores Limousine. Ainda no setor pecuário, nota para a realização do 24º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e do 16º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia.

Com o tema “Artesanato, cultura e sociedade”, o Pavilhão do Artesanato voltou a ser o cartão-de-visita da FACECO, onde se reuniram 30 artesãos e projetos do concelho, na sua maioria a trabalho ao vivo e a apresentar as artes e técnicas tradicionais e novas abordagens de âmbito artístico, científico, ambiental, turístico e social.

O certame foi também o momento para a entrega dos Prémios Espírito Empreendedor, no âmbito do Programa “Odemira Empreende”, com entrega de prémios às três melhores Novas Iniciativas Empresariais e à Melhor Ideia Empreendedora e Criativa.

Novidade em 2019 foi uma zona de exposição dedicada à Caça Maior e Pesca Desportiva e a realização dos Concursos de Pesca na Barragem de Santa Clara e no rio Mira.

A gastronomia e produtos locais destacaram-se na feira, tanto através de venda em stands e nos restaurantes, como de inúmeras provas e showcookings, a par do habitual Concurso de Mel e Prova de Mel Infantil.

A animação musical voltou a ser grande atração. Nos três palcos e pelo recinto em geral passaram 32 grupos e artistas, sendo os destaques de cartaz os Diabo na Cruz, Carolina Deslandes e Manel Cruz.

O certame foi organizado pelo Município de Odemira, em parceria a Junta de Freguesia de S. Teotónio, Associação de Criadores Limousine, Associação de Criadores da Cabra Charnequeira, Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira e Associação de Criadores de Porco Alentejano, com o apoio financeiro do Programa 365 Alentejo-Ribatejo.

 

 

 

Festas Populares

Festival do Tomate em Alvalade Sado de 6 a 8 de setembro

O Festival do Tomate faz-se também com animação musical, com Cláudio Rosário, dia 6, e Carla Nunes, dia 7, no Jardim da Mimosa a partir das 21h30.

TDS noticias

Publicado

em

O 5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa realiza-se de 6 a 8 de setembro e nos menus dos restaurantes aderentes.

Não vão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o tomate dá o mote e o sabor.

A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa.

O cultivo de tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta Freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.

Participaram na edição 2019 do Festival do Tomate os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa, Casa das Bifanas O Messias. Todos apresentam pratos em que o tomate, este fruto que passa por legume, mostra a sua versatilidade.

Promovido pelaCâmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL. A iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com