Siga-nos

Educação

3.º Fórum do Projeto Educativo Local com forte participação em Palmela

Integrado no Ano Nacional da Colaboração, o Fórum apelou ao potencial transformador da colaboração na promoção do sucesso educativo das crianças e jovens e à importância do envolvimento da comunidade e, mais concretamente, das famílias no processo educativo.

TDS noticias

Publicado

em

O 3.º Fórum do Projeto Educativo Local (PEL) contou com uma centena de participantes e com intervenções de grande qualidade, prosseguindo o trabalho que o Município de Palmela está a desenvolver no âmbito do “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Eu conquisto o meu sucesso”.

A iniciativa realizou-se no dia 31 de maio, na Biblioteca Municipal de Palmela, e reuniu docentes, educadoras/es, auxiliares, técnicas/os da área da educação, representantes de entidades parceiras, estudantes e pais, no debate em torno do tema “Educação e Parentalidade: tecer uma rede de cumplicidades”.

“Educação, Parentalidade e Sucesso Educativo”, “Fazer o círculo sem reinventar a roda: educar para o processo educativo”, “A motivação dos pais para se envolverem nas escolaridade dos filhos – motivação e compromisso” e “Educação e Parentalidade, como tecer uma rede de cumplicidades?” foram algumas das comunicações apresentadas, com os preciosos contributos de docentes e investigadoras/es, Agrupamentos de Escolas do concelho, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Palmela, Associações de Pais do concelho, Instituto de Apoio à Criança (IAC) e “Projeto Pais Informa”, do Município de Loures, entre outros.

Na sessão de abertura do evento, o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, enquadrou o 3.º Fórum PEL no âmbito do “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Eu conquisto o meu sucesso”, Plano esse que tem como grande objetivo «reforçar uma interação positiva entre a escola e a família, que fomente a responsabilidade mútua pelo prosseguimento adequado do processo de escolarização e educação das crianças e jovens».

Fruto de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa 2020, o Plano une o Município, escolas, famílias e comunidade na promoção do sucesso escolar e integra também atividades como a Receção à Comunidade Educativa, o Mercado da Cidadania, o Fantasiarte, a Rádio Miúdos, a Exposição de Trabalhos ou os Jogos Desportivos Escolares.

Educação

Ensino superior chega a Moura com curso superior de Turismo

Os interessados em obter mais informações devem contactar os serviços académicos do Instituto Politécnico de Beja ou a Câmara Municipal de Moura

TDS noticias

Publicado

em

Moura vai receber, pela primeira vez, um curso do ensino superior que estará disponível já no próximo ano letivo 2019/20.

Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moura, a Escola Profissional de Moura e o Instituto Politécnico de Beja, em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

O Município de Moura tem vindo a desenvolver esforços no sentido de enriquecer a oferta formativa existente no concelho, um objetivo que se materializa agora através do surgimento do Curso Técnico de Ensino Superior Profissional de Informação e Comercialização Turística, que funcionará nas instalações da Escola Profissional de Moura.

Será ministrado pelo corpo docente desta escola e do IPBeja.

“Ter um Curso TeSP na sede do concelho é uma forma dos nossos alunos poderem prosseguir os seus estudos no ensino superior, na área do turismo, sem terem de deixar o seu concelho, permitindo uma opção menos onerosa para as famílias e promovendo a igualdade de oportunidades” afirma Lurdes Balola, Vereadora da Câmara Municipal de Moura.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma nova formação superior com duração de dois anos, que incluem um estágio de um semestre numa empresa.

O acesso a um Curso pode ser feito de forma direta sem realização de prova, para titulares de um curso de Ensino Secundário Profissional Nível 4; titulares do 12.º ano completo, ou habilitação legalmente equivalente; titulares de um diploma de especialização tecnológica; e titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

É também possível o acesso através do programa Maiores de 23.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul