Últimas:
Vinhos do Alentejo batem recorde de exportação em 2021 – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Últimas

Vinhos do Alentejo batem recorde de exportação em 2021

O preço médio subiu 5,3% e atingiu o valor mais elevado dos últimos cinco anos para os €3,52 por litro. Brasil, Suíça, Reino Unido, Polónia e Alemanha foram principais destinos responsáveis pelo crescimento da exportação.

Publicado

em

Vinhos do Alentejo batem recorde

“exportação em 2021 com mais 17,5% em valor e 11,6% em volume”

Os Vinhos do Alentejo atingiram valores recorde nas exportações em 2021, com as vendas a crescerem 17,5% em valor, alcançando um total de 69,4 milhões de euros, e 11,6% em volume, ao exportarem 19,7 milhões de litros de vinho para o estrangeiro.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) destaca a “importante subida” no preço médio por litro que, de janeiro a dezembro de 2021, valorizou 5,3%, com os vinhos DOC a subirem 9,2% e o Regional a subir 3,0%. A Comissão sublinha, ainda, que os ganhos conseguidos em diversos mercados estão a superar a considerável quebra nas exportações para Angola, registada desde 2017.

“Perante estes resultados só podemos aplaudir os produtores alentejanos que mostram a sua capacidade exportadora e valorizam cada litro de vinho vendido, demonstrando a qualidade dos vinhos do Alentejo, com os mercados internacionais a mostrarem-se recetivos para pagarem mais pelo vinho da região”, salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA.

E remata “Em 2021 estabilizámos a tendência de quebra em Angola e aumentámos as vendas em 11 dos 15 principais destinos do Alentejo, sinais que nos deixam muito expectantes com o futuro das exportações de vinho do Alentejo.”

Durante 2021, a exportação seguiu a bom ritmo para a maioria dos principais mercados de vinho da região do Alentejo, destacando-se os crescimentos registados no Brasil (+9% em valor e +4% em volume), na Suíça (+14% em valor e +8% em volume), no Reino Unido (+69% em valor e +54% em volume na Polónia (+25% em valor e +18% em volume) e na Alemanha (+41% em valor e +24% em volume).

A CVRA destaca, ainda, o desempenho da exportação para Espanha (+127% em valor e 134% em volume) e Austrália (+252% em valor e +290% em volume), uma vez tratarem-se de países também eles produtores de vinho e que, habitualmente, vendem mais vinho do que do que adquirem.

Por fim, também o ligeiro, mas muito positivo, crescimento na quantidade de vinho vendida para Angola merece o olhar atento da Comissão.

Acidentes

As imagens do trágico acidente que provocou a morte de homem de 29 anos.

Acidente na EN4

Publicado

em

Acidente na EN4

Uma vítima mortal

Um morto e um ferido grave foi o resultado de uma colisão entre um carro e um camião, ocorrida entre Montemor-o-Novo e Silveiras.

Um morto e um ferido grave foi o resultado de uma colisão entre um carro e um camião, ocorrida ontem no concelho de Montemor-o-Novo.

A fonte do Comando Territorial de Évora da GNR indicou que a vítima mortal do acidente na Estrada Nacional (EN) 4, um homem de 29 anos, era o condutor e único ocupante do automóvel envolvido na colisão com o camião.

Continuar a ler

Sociedade

Homem detido em pleno assalto.

Em Cortiçadas de Lavre.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Detido por furto em interior de residência

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo e do Posto Territorial de Vendas Novas, no dia 16 de maio, deteve um homem de 26 anos por furto em interior de residência, na localidade das Cortiçadas de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo.

No âmbito de uma denúncia que estaria a decorrer um furto em interior de residência, os militares da Guarda efetuaram diligências policiais que culminaram na recuperação do material furtado, nomeadamente uma motosserra e uma televisão.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!