Siga-nos

Educação

1500 crianças participam em caminhada

Para a presente edição da Caminhada das Escolas – Serpente Papa-léguas, que terminará com uma aula de zumba, a Câmara Municipal de Évora está a contar com a participação de 16 escolas, num total de 75 turmas, com o número de caminheiros a rondar os 1500 (alunos, professores e auxiliares).

Amilcar Matos

Publicado

em

Mais de 1500 crianças, de diversos níveis de ensino do concelho de Évora, irá participar na Caminhada das Escolas – Serpente Papa-léguas, agendada para o dia 5 de Abril (sexta-feira), numa iniciativa que visa incentivar as crianças e seus pais a refletirem sobre as suas escolhas de mobilidade e a andar a pé, de bicicleta ou de transporte público, como alternativa ao uso do automóvel.

Milhar e meio de “papa-léguas” invade Évora

Esta caminhada, integrada na programação do Desafio Pela Saúde, que decorre de 5 a 7 de Abril, destina-se a alunos, professores e auxiliares, na sequência do Jogo de Mobilidade Sustentável Serpente Papa-Léguas, que as escolas têm vindo a praticar.

A caminhada, na extensão de três quilómetros, com inicio a agendado para as 10h00, na Praça de Giraldo, irá percorrer as seguintes artérias: Praça do Giraldo> Templo Romano> Páteo de S. Miguel> Rampa de S. Miguel> Largo dos Colegiais > Universidade > Av. da Universidade > Porta de Avis > R. do Muro > Aqueduto Água de Prata > R. Cândido dos Reis > Lg. Luis de Camões > R. do Salvador > Pr. do Sertório >Tv. do Sertório > R. Nova > Praça do Giraldo.

A Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade é uma campanha criada para incentivar as viagens sustentáveis nas idas para a escola (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos), e que tem as crianças e os seus pais como o principal público-alvo. A campanha consiste num jogo de fácil implementação e, além de participar no jogo, cada escola aderente é encorajada a organizar outras atividades e a proporcionar ações educativas sobre segurança rodoviária e mobilidade, questões ambientais e de saúde.

Começando como um projeto relativamente pequeno na Flandres (Bélgica), a Serpente Papa-Léguas evoluiu para uma campanha de âmbito europeu ao longo dos anos, com cada vez mais escolas e países a aderir ao jogo. Os resultados mostraram que a campanha aumenta com sucesso a utilização de modos de transporte sustentáveis e reduz a emissão de CO2.

Os alunos participantes, que terão assim uma oportunidade de valorização das respetivas aprendizagens sobre sustentabilidade e património, será entregue uma pequena brochura intitulada “património na algibeira”, da responsabilidade de professores dos Agrupamentos de Escolas de Évora, bem como do historiador Francisco Bilou, entre outras entidades tais como CME, ASCES Saúde Escolar, DGEST, PSP/ GNR Escola Segura.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Educação

Ensino superior chega a Moura com curso superior de Turismo

Os interessados em obter mais informações devem contactar os serviços académicos do Instituto Politécnico de Beja ou a Câmara Municipal de Moura

TDS noticias

Publicado

em

Moura vai receber, pela primeira vez, um curso do ensino superior que estará disponível já no próximo ano letivo 2019/20.

Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moura, a Escola Profissional de Moura e o Instituto Politécnico de Beja, em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

O Município de Moura tem vindo a desenvolver esforços no sentido de enriquecer a oferta formativa existente no concelho, um objetivo que se materializa agora através do surgimento do Curso Técnico de Ensino Superior Profissional de Informação e Comercialização Turística, que funcionará nas instalações da Escola Profissional de Moura.

Será ministrado pelo corpo docente desta escola e do IPBeja.

“Ter um Curso TeSP na sede do concelho é uma forma dos nossos alunos poderem prosseguir os seus estudos no ensino superior, na área do turismo, sem terem de deixar o seu concelho, permitindo uma opção menos onerosa para as famílias e promovendo a igualdade de oportunidades” afirma Lurdes Balola, Vereadora da Câmara Municipal de Moura.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma nova formação superior com duração de dois anos, que incluem um estágio de um semestre numa empresa.

O acesso a um Curso pode ser feito de forma direta sem realização de prova, para titulares de um curso de Ensino Secundário Profissional Nível 4; titulares do 12.º ano completo, ou habilitação legalmente equivalente; titulares de um diploma de especialização tecnológica; e titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

É também possível o acesso através do programa Maiores de 23.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul