Siga-nos

Sociedade

Dois novos linces libertados em Mértola

Os animais são provenientes do Centro de Reprodução em Cativeiro de El Acebuche, em Doñana, na Andaluzia

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Fotos: Bruno Baltazar TDS (direitos reservados)

Dois linces-ibéricos, um macho e uma fêmea, foram libertados hoje na zona de Corte Gafo, no concelho de Mértola, na área de reintrodução de lince ibérico do Vale do Guadiana.

Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os dois animais são provenientes do Centro de Reprodução em Cativeiro de El Acebuche, em Doñana, na Andaluzia (Espanha).

O ICNF realça que “os linces foram previamente submetidos a controlo sanitário no centro de reprodução onde nasceram, foram-lhes colocadas coleiras emissoras e serão subsequentemente monitorizados pela equipa sediada em Mértola, constituída por técnicos e vigilantes da natureza”.

Atualmente, existem em liberdade um total de 107 linces em Portugal.

Também hoje teve lugar a inauguração do Centro de Interpretação e Observatório do Lince-Ibérico, em São João dos Caldeireiros, em Mértola, inserido no projeto “Por Terras do Lince-Ibérico”, promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM). (ver fotos TDS)

Crime

Vendas Novas – Pulseira eletrónica por violência doméstica

Suspeito fica com pulseira eletrónica e proibição de contactar a vítima.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 1 de abril, deteve um homem de 50 anos por violência doméstica, no concelho do Vendas Novas.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o suspeito agrediu fisica e psicologicamente a mulher, de 53 anos, durante 25 anos de casamento, praticamente todo o período da relação.

O detido foi presente, no mesmo dia, no Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contactar a vítima por qualquer forma, diretamente ou por interposta pessoa, sendo para o efeito controlado através de pulseira eletrónica. 

Continuar a ler

Mais vistas

Copyright © 2020 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022