Siga-nos

Sociedade

120 voluntários recuperaram escola em Moura

Entre maio de 2016 e junho deste ano, a nível nacional, o programa abem: já apoiou 9.718 beneficiários, dos quais 15% são crianças. Durante o mesmo período foram dispensadas 289.745 embalagens de medicamentos.

TDS noticias

Publicado

em

Mais de 120 pessoas reuniram-se na passada sexta-feira em Moura para pintar e recuperar a Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo.

Uma iniciativa solidária que assinala o terceiro aniversário do programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

«Quem faz voluntariado tem razões muito próprias para o fazer e cada um dos que participaram, sabe por que razão o fez e a importância que pode retirar da experiência. Mas o que importa realmente é celebrar mais um ano de vida do programa abem:, um projeto que conta com uma rede local de apoio à aquisição de medicamentos para famílias com dificuldades económicas que…»,afirmou Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Para Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Programa abem:, «o programa abem: tem vindo a crescer, o que por um lado é positivo, mas por outro deixa-nos apreensivos o facto de existirem tantos portugueses a necessitar da nossa ajuda. Temos crescido não só em número de beneficiários, como de apoios e generosidade da sociedade civil, através de donativos, de campanhas e da responsabilidade social de algumas empresas que ajudam a suportar toda a estrutura da Associação».

A propósito da iniciativa em Moura José Marques Robalo, presidente da ARS Alentejo, que esteve na Cerimónia de Encerramento em representação da Ministra da Saúde, declarou que«o programa é excelente, não só para o Alentejo, mas para muitos outros locais, particularmente onde existem ainda algumas iniquidades no acesso a cuidados de saúde e a tratamentos. Temos tentado resolver esta questão, no entanto continuamos a ter pessoas que, em termos sociais, têm muito pouca disponibilidade financeira que lhes permita adquirir medicamentos. Moura é um desses casos: existem cerca de 200 pessoas que recebem ajuda do programa abem:».

Por seu lado, Álvaro Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Moura, manifestou sentir-se muito satisfeito com a iniciativa no seu concelho «hoje foi um dia muito bonito, porque estes voluntários fizeram um trabalho excecional num dia muito quente, num dia à Alentejo, com 40 graus.».

O Dia abem: reúne, anualmente, voluntários em representação de todos os elementos da rede solidária, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e pelos beneficiários. Desta feita uniram esforços em trabalhos de requalificação e conservação da Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, localizada naquele concelho do Alentejo.

Moura é um dos concelhos onde o Programa está presente, em parceria com duas entidades referenciadoras: a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, prestando apoio a 201 beneficiários – 10% dos quais, crianças – que têm assim acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária.

Notícia TDS

Homem detido por ‘chicotear’ cão na via pública

O agressor responderá em processo crime pelos seus actos.

TDS noticias

Publicado

em

Foto:Facebook

O triste episódio aconteceu numa rua de Sintra mas acaba por ser um (mau) exemplo que poderia ter acontecido em qualquer outro local.

Um homem, que diz ser proprietário do animal, estava em plena via pública a dar uma tareia de cinto tendo sido interpelado por uma mulher que chamou as autoridades.

Os agentes da PSP de Cacém chegaram rapidamente ao local enquanto a mulher garantiu a integridade do animal.

O homem foi detido e levado para a esquadra para identificação.

O canídeo encontra-se à custódia do canil Municipal de Sintra.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul