TDS Televisão do Sul - Alentejo e Algarve registada na ERC com o nº 700038 | Diretor Geral: Amílcar Matos

Cultura

TEMPLO ROMANO DE ÉVORA VISTO DE OUTRA FORMA

publicado em: 13/12/2017

TEMPLO ROMANO DE ÉVORA VISTO DE OUTRA FORMA

O Templo Romano de Évora, construído há dois mil anos, foi alvo de uma “intervenção...

O Templo Romano de Évora, construído há dois mil anos, foi alvo de uma “intervenção urgente” de conservação, após ter sido identificado “um risco iminente e muito alto” de queda de fragmentos de pedra. Os capiteis foram revistos ... conheça graficamente os capiteis do templo...

ALMA D'ARAME ESTREIA SOLITÁRIA

publicado em: 08/11/2017

ALMA D'ARAME ESTREIA SOLITÁRIA

Solitária é a continuação dos espectáculos-performance que a Alma d´arame desenvolve...

Solitária é a continuação dos espectáculos-performance que a Alma d´arame desenvolve desde o início da sua actividade. Este espaço-laboratório, sempre aberto para a exploração e para dar resposta à necessidade de encontrar novas narrativas, começa a ser uma marca do nosso trabalho. Começámos cada um no seu espaço solitário. Por um lado, o espaço da narrativa, do teatro, da marioneta, do ser e do objecto e, por outro, o espaço da programação, da cinética, da multimédia. Partindo do espaço solitário e criativo de cada um, vimos nascer o espaço comum de criação. Todos temos e precisamos desse tempo connosco próprios. É nesse tempo que encontramos o espaço de cada um, que é só nosso, e onde podemos reviver memórias, esconder, pensar, sentir, registar. Aqui atingiremos estados próprios. É disso que se trata neste acto performativo. É neste espaço-laboratório que se desenrola este confronto solitário entre homem e máquina, entre real e virtual, e é este confronto que nos levará à experimentação e à procura de narrativas novas. O movimento cinético do corpo e como ele ocupa o espaço vazio irá construir essa narrativa visual e sonora. Ficha artística Direcção artística | Amândio Anastácio . Interpretação | Susana Nunes . Multimédia | Luís Grifu . Música | João Bastos . Marioneta | Raul Constante Pereira Desenho de luz e Espaço cénico | Amândio Anastácio . Desenho de luz e montagem | António Costa . Direcção de Produção | Isabel Pinto Coelho Assistente de Produção | Alexandra Anastácio . Fotografia | Inês Samina . Vídeo | Pedro Grenha Produção | Alma d'Arame Apoio | Câmara Municipal de Montemor-o-Novo . Parceria | Espaço do Tempo . Estrutura Financiada por | Dgartes e Governo de Portugal

FIGURADO EM BARRO DE ESTREMOZ PODE SER PATRIMÓNIO DA UNESCO

publicado em: 06/11/2017

FIGURADO EM BARRO DE ESTREMOZ PODE SER PATRIMÓNIO DA UNESCO

De 4 a 9 de dezembro será revelado a decisão final do Comité Intergovernamental da UNESCO...

De 4 a 9 de dezembro será revelado a decisão final do Comité Intergovernamental da UNESCO sobre a inclusão da Produção de Figurado em Barro de Estremoz, na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

CINEMA EM ALCÁCER DO SAL

publicado em: 30/10/2017

CINEMA EM ALCÁCER DO SAL

Dia 4 de novembro, sábado, 16h e 21h, Auditório Municipal de Alcácer do Sal Neste drama...

Dia 4 de novembro, sábado, 16h e 21h, Auditório Municipal de Alcácer do Sal Neste drama de terror, a relação de um casal é colocada à prova quando recebem hóspedes que não convidaram e que interrompem as suas tranquilas existências. Do cineasta Darren Aronofsky, “Mãe!” é um thriller psicológico sobre amor, devoção e sacrifício, que conta com Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris e Michelle Pfeiffer nos principais papéis. FICHA TÉCNICA Título Original: Mother! Realizador: Darren Aronofsky Atores: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris Género: Drama, Terror, Thriller Classificação: M16 País: EUA Ano: 2017 Duração (minutos): 121

KARL VALENTIN KABARETT EM MONTEMOR O NOVO

publicado em: 02/10/2017

KARL VALENTIN KABARETT EM MONTEMOR O NOVO

O espectáculo Karl Valentin Kabarett vai estar no 6º Festival de Teatro de Montemor-o-Novo...

O espectáculo Karl Valentin Kabarett vai estar no 6º Festival de Teatro de Montemor-o-Novo na 4ªfeira dia 4 de Outubro às 21h30 no Cine-Teatro Curvo Semedo Karl Valentin Kabarett cruza várias peças curtas de Karl Valentin com músicas de repertório popular alemão do início do século XX, cantadas ao vivo em alemão pelos onze actores e um cantor lírico, acompanhados de uma orquestra de dez elementos. Cine-Teatro Curvo Semedo - Montemor-o-Novo (4 de Outubro de 2017, 21H30) 967 407 748 | Rua João Luis Ricardo, 7050-252 Montemor-o-Novo

ENCONTRO DE MARIONETAS TRADICIONAIS VAI À FEIRA DA LUZ

publicado em: 25/08/2017

ENCONTRO DE MARIONETAS TRADICIONAIS VAI À FEIRA DA LUZ

Montemor-o-Novo volta a apostar na arte da marioneta, desta vez com a 5ª edição do Encontro...

Montemor-o-Novo volta a apostar na arte da marioneta, desta vez com a 5ª edição do Encontro de Marionetas Tradicionais vai à Feira, inserido na programação da Feira da Luz/Expomor de Montemor-o-Novo. Produzido pela Alma d'Arame, em co-produção com o Município de Montemor-o-Novo, o Encontro este ano acontece de 31 de Agosto a 3 de Setembro. 5 companhias nacionais que exploram várias vertentes do teatro de marionetas, incluindo a técnica ancestral do teatro D. Roberto: Era uma Vez – Teatro de Marionetas; Limize Zero; Lafontana – Formas Animadas; PIA – Projectos de Intervenção Artística e os Robertos de Santa Bárbara. Serão espectáculos para todas as idades e de entrada livre ao longo de 4 dias.

PALMELA COM FESTA DAS VINDIMAS

publicado em: 25/08/2017

PALMELA COM FESTA DAS VINDIMAS

Com o verão no seu auge, Palmela sonha, já, com a Festa das Vindimas e trabalha afincadamente...

Com o verão no seu auge, Palmela sonha, já, com a Festa das Vindimas e trabalha afincadamente para a concretização da 55.ª edição. O certame decorre, este ano, entre 31 de agosto e 5 de Setembro, sendo esperados muitos milhares de visitantes, que, anualmente, não perdem a animação nem os momentos mais simbólicos desta Festa - uma celebração da cultura da vinha e do vinho, fortemente enraizada nesta região. São exemplos a eleição da Rainha das Vindimas (que acontece no dia 30 de agosto), o Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto e os Cortejos alegóricos diurno e noturno. O espaço Adegas Wine Lounge, no Largo de S. João, é um dos locais mais apetecíveis, onde as/os visitantes podem provar e adquirir os melhores vinhos produzidos pelas várias da região. A gastronomia e os produtos locais, o desporto, a cultura, o movimento associativo, a feira e a animação infantil são mais alguns dos motivos para uma visita ao evento, promovido pela Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, que atribuiu um apoio financeiro de 50.200 euros (que inclui a infraestruturação eléctrica) e presta apoio logístico e técnico ao certame. O cartaz musical já foi apresentado pela organização e aposta em nomes como Cuca Roseta, Amor Electro, Quim Barreiros, David Antunes, Miguel Azevedo, Diana Lima ou Los Cavakitos, entre muitos outros.

TIAGO BETTENCOURT GRAVA VIDEOCLIP NO ALENTEJO

publicado em: 02/07/2017

TIAGO BETTENCOURT GRAVA VIDEOCLIP NO ALENTEJO

´Partimos a Pedra´foi gravado na sua totalidade na aldeia de são gregório no concelho...

´Partimos a Pedra´foi gravado na sua totalidade na aldeia de são gregório no concelho de borba. O videoclip já conta com 20 mil visualizações, foi realizado por Marcos Cosmos e produzido por Paulo Portugal. Bruna Magalhães é o principal rosto deste trabalho.

PEDRO MESTRE LEVOU O ALENTEJO AO ALGARVE

publicado em: 25/04/2017

PEDRO MESTRE LEVOU O ALENTEJO AO ALGARVE

Pedro Mestre, juntamente com o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento, levaram...

Pedro Mestre, juntamente com o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento, levaram o Alentejo ao palco com um concerto recheado de grandes momentos.Teatro das Figuras em faro.

ENTREVISTA A JOSÉ GONÇALEZ NA TDS

publicado em: 24/04/2017

ENTREVISTA A JOSÉ GONÇALEZ NA TDS

O fadista José Gonçalez este na radio TDS a apresentar o seu novo trabalho.

O fadista José Gonçalez este na radio TDS a apresentar o seu novo trabalho.

TERRAS SEM SOMBRA CHEGA A SANTIAGO DO CACÉM

publicado em: 14/03/2017

TERRAS SEM SOMBRA CHEGA A SANTIAGO DO CACÉM

Após Almodôvar e Odemira, o Terras sem Sombra muda agora de cenário para Santiago do...

Após Almodôvar e Odemira, o Terras sem Sombra muda agora de cenário para Santiago do Cacém, onde está preparado mais um programa intenso de descobertas em torno do património, música e biodiversidade. Nos dias 25 e 26 de Março, as atenções concentram-se na história e na arte de uma terra que pertenceu à Ordem militar de Santiago da Espada, sem esquecer a rica “mitologia” local e, claro está, as pessoas que aqui habitam – e que se irão envolver na plantação de sobreiros, ajudando a salvar a mata do antigo convento de Nossa Senhora do Loreto. O Festival conta ainda com a presença de um agrupamento musical de excepção, vindo dos Estados Unidos.

RAQUEL TAVARES EM ALCÁCER DO SAL

publicado em: 09/03/2017

RAQUEL TAVARES EM ALCÁCER DO SAL

É já este sábado que Raquel Tavares vai estar em Alcácer do Sal...ainda nas comemorações...

É já este sábado que Raquel Tavares vai estar em Alcácer do Sal...ainda nas comemorações do Dia da Mulher. O espetáculo tem início às 21.30h e tem entrada livre. A organização é da autarquia local.

AGENDA DA CULTURA

publicado em: 10/01/2017

AGENDA DA CULTURA

Saiba quais são os próximos eventos com a agenda da cultura.

Saiba quais são os próximos eventos com a agenda da cultura.

MAR DE SINES VENCE PRÉMIO

publicado em: 20/09/2016

MAR DE SINES VENCE PRÉMIO

O documentário "Mar de Sines", realizado por Diogo Vilhena, venceu o prémio de...

O documentário "Mar de Sines", realizado por Diogo Vilhena, venceu o prémio de "Melhor Filme Etnográfico" no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, que decorreu entre 13 e 16 de setembro no Brasil.

FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO EM SINES

publicado em: 22/07/2016

FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO EM SINES

Esta sexta feira com Harmonias portuguesas. É um coletivo de sete mulheres que trabalha...

Esta sexta feira com Harmonias portuguesas. É um coletivo de sete mulheres que trabalha a música tradicional portuguesa numa perspetiva contemporânea, usando a voz como principal instrumento. Formado em Aveiro, em 1999, o grupo reinventa os arranjos vocais registados nas recolhas e acrescenta modernidade ao sabor ancestral das versões originais. A percussão, em especial o adufe, e alguns elementos cénicos reforçam os climas gerados a partir do canto, que se desdobra para recriar cenas de trabalho, romaria e folia. Além do folclore das várias regiões de Portugal, Segue-me à Capela navega pelo galaico-português e por Espanha, indo também beber aos cancioneiros árabe e judeu.

XII FESTIVAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA

publicado em: 27/05/2016

XII FESTIVAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA

Até 12 de Junho, Beja recebe mais de 50 autores de banda desenhada um pouco de todo o Mundo:...

Até 12 de Junho, Beja recebe mais de 50 autores de banda desenhada um pouco de todo o Mundo: de Eduardo Risso (um dos autores de Batman) a Edmond Baudoin (Mestre da BD Mundial), passando por Tiago Baptista, Maria Joo Worm ou Diniz Conefrey.

JÁ VIU A APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE HENRIQUE RAPOSO QUE PROVOCOU GRANDE CONTESTAÇÃO ?

publicado em: 23/05/2016

JÁ VIU A APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE HENRIQUE RAPOSO QUE PROVOCOU GRANDE CONTESTAÇÃO ?

Alentejo Prometido é um dos novos Retratos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. O...

Alentejo Prometido é um dos novos Retratos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. O livro, escrito por Henrique Raposo em forma de "road movie familiar", nas palavras do próprio autor, faz uma incursão no Alentejo profundo, ainda desconhecido de muitos portugueses.Uma reportagem da FFMS.

PRIMEIRA ÓPERA ALENTEJANA EM SERPA

publicado em: 17/05/2016

PRIMEIRA ÓPERA ALENTEJANA EM SERPA

Serpa será palco, a 21 e 22 deste mês, da primeira ópera totalmente construída no Alentejo...

Serpa será palco, a 21 e 22 deste mês, da primeira ópera totalmente construída no Alentejo e abre as portas do seu cine teatro para receber Onheama – uma ópera para crianças do compositor brasileiro João Guilherme Ripper, inspirada num conto de Max Carphentier - A Infância de Um Guerreiro. Os figurinos são elaborados pela Oficina do Traje que é uma academia sénior, COM experiência na elaboração dos trajes históricos para o corso histórico e etnográfico. Os cenários e adereços construídos na oficina de metais da CM de Serpa.

EXIB MÚSICA ÉVORA 2016

publicado em: 03/05/2016

EXIB MÚSICA ÉVORA 2016

A cidade que este ano comemora o 30º aniversário da classificação de Património Mundial...

A cidade que este ano comemora o 30º aniversário da classificação de Património Mundial é a escolhida para a III Edição da EXIB Música 2016, que conta já com cerca de 300 inscrições. A iniciativa, que decorre de 4 a 7 de Maio, oferece à cidade 18 showcases (pequenos concertos) a terem lugar, diariamente, entre as 18h e as 23h na Praça do Giraldo e Templo Romano. Destaque para as atuações de Duarte, conhecido fadista alentejano, Luiz Caracol, reconhecido compositor nacional, para além de um conjunto de artistas ou grupos representando 10 países, incluindo Espanha e outros da América Latina.

LEMBRANÇA DE ORIOLA

publicado em: 28/04/2016

LEMBRANÇA DE ORIOLA

Açorda de Cantigas e Paulo Silva "Lembrança de Oriola"

Açorda de Cantigas e Paulo Silva "Lembrança de Oriola"

FRANÇOIS CAMBUZAT REGRESSA A SINES

publicado em: 26/01/2016

FRANÇOIS CAMBUZAT REGRESSA A SINES

O músico francês François R. Cambuzat atuou no Festival Músicas do Mundo de Sines com...

O músico francês François R. Cambuzat atuou no Festival Músicas do Mundo de Sines com os projetos L'Enfance Rouge e Trans-Aeolian Transmission. No dia 30 de janeiro de 2016, às 22h00, volta a esta cidade do Alentejo Litoral para um concerto do seu projeto pUTAN cLUB no auditório do Centro de Artes de Sines. É acompanhado em palco pela baixista italiana Gianna Greco.

 
 

 

 



Inquérito

CONCORDA COM A POSTURA DE MARCELO REBELO DE SOUSA?

Outros Inquéritos

videos mais vistos

HOMEM EM GREVE DE FOME

HOMEM EM GREVE DE FOME

publicado em: 16/09/2014

José Coelho afirma que não lhe foi concretizada uma promessa de emprego. Está à porta da DREAlentejo.

EXCLUSIVO TDS: MULHER CHAMA LADRÃO A PORTAS

EXCLUSIVO TDS: MULHER CHAMA LADRÃO A PORTAS

publicado em: 30/04/2015

Uma mulher chamou hoje 'ladrão' ao ministro Paulo Portas no decorrer da visita que realizou à Ovibeja. A mulher interrogou ainda o vice primeiro ministro quanto ao ' dinheiro dos submarinos'. Veja as imagens exclusivas da televisão do sul.

videos mais recentes

TEMPLO ROMANO DE ÉVORA VISTO DE OUTRA FORMA

TEMPLO ROMANO DE ÉVORA VISTO DE OUTRA FORMA

publicado em: 13/12/2017

O Templo Romano de Évora, construído há dois mil anos, foi alvo de uma “intervenção urgente” de conservação, após ter sido identificado “um risco iminente e muito alto” de queda de fragmentos de pedra. Os capiteis foram revistos ... conheça graficamente os capiteis do templo...

ESTRELA DE NATAL HUMANA EM ESTREMOZ

ESTRELA DE NATAL HUMANA EM ESTREMOZ

publicado em: 13/12/2017

À semelhança do que aconteceu com a Àrvore de Natal Humana, em 2015, o Município de Estremoz decidiu construir, no próximo dia 16 de dezembro, pelas 16:00 horas, no Rossio Marquês de Pombal, uma Estrela de Natal Humana.
Para participar é necessário uma inscrição, trazer um gorro de natal e juntar-se ao grupo para cumprir o seguinte programa:
- 15:45 horas - Aquecimento dinamizado pelo Ginásio Vybe;
- 16:00 horas - Construção da Estrela de Natal Humana;
- 16:30 horas - Aquecimento dinamizado pelo Ginásio Point Fit;
- 16:45 horas - Natal Desportivo (Caminhada Familiar, Night Run e Passeio de Bicicleta Familiar).

videos mais partihados

EXCLUSIVO TDS: MULHER CHAMA LADRÃO A PORTAS

EXCLUSIVO TDS: MULHER CHAMA LADRÃO A PORTAS

publicado em: 30/04/2015

Uma mulher chamou hoje 'ladrão' ao ministro Paulo Portas no decorrer da visita que realizou à Ovibeja. A mulher interrogou ainda o vice primeiro ministro quanto ao ' dinheiro dos submarinos'. Veja as imagens exclusivas da televisão do sul.

O MAIS COMPLETO FILME SOBRE O ALQUEVA

O MAIS COMPLETO FILME SOBRE O ALQUEVA

publicado em: 04/09/2015

É uma edição da EDIA que a televisão do sul divulga. 'Alqueva é mais' mostra o passado da região e as alterações sofridas com o grande empreendimento. A barragem, os canais de rega, os reservatórios e as alterações da região. Conheça aqui o maior projeto hidro agrícola do país.

Dia em Imagens

+
SECA NO ALENTEJO: AS IMAGENS

publicado em: 24/11/2017

Veja as imagens de uma região em seca extrema...

SOPAS, CASTANHAS E CHOCOLATE SÓ NUM FIM DE SEMANA

publicado em: 15/11/2017

Montemor o novo, Marvão e Grândola mostraram o que de melhor tem para oferecer. Veja as melhores imagens.

FOGO DE ARTIFICIO EM ALCÁCER DO SAL - 25 ABRIL

publicado em: 25/04/2017

Foram cerca de 15 minutos de fogo de artificio a partir da Ponte Rodoviária de Alcácer do Sal. ( Ponte construída pelo Estado nos anos 40 do séc. 20, para substituir uma outra oitocentista de madeira, existente no local, para circulação rodoviária.)
O espetáculo teve lugar na noite de 24 para 25 de Abril após o concerto dos Anjos.