TDS Televisão do Sul - Alentejo e Algarve registada na ERC com o nº 700038 | Diretor Geral: Amílcar Matos

Jornal do Dia

MINA DE ALJUSTREL EM 'VIRTUAL'

publicado em: 26/07/2016

MINA DE ALJUSTREL EM 'VIRTUAL'

Este trabalho, único a nível mundial, resulta da pesquisa de doutoramento de Alex Martire...

Este trabalho, único a nível mundial, resulta da pesquisa de doutoramento de Alex Martire (Universidade de S. Paulo - Brasil), sob a orientação da Professora Dra. Maria Isabel Fleming, intitulada "Ciberarqueologia em Vipasca: o uso de tecnologias para a reconstrução-simulação interativa arqueológica", com a consultoria de Artur Martins, arqueólogo e diretor do Museu Municipal de Aljustrel (Portugal). Este é mais um aporte importante ao projeto Parque Mineiro de Aljustrel, que permitirá conhecer de forma virtual e interativa a realidade da mina no período romano.

FACECO 2016

publicado em: 25/07/2016

FACECO 2016

FACECO – FEIRA DAS ACTIVIDADES CULTURAIS E ECONÓMICAS DO CONCELHO DE ODEMIRA

FACECO – FEIRA DAS ACTIVIDADES CULTURAIS E ECONÓMICAS DO CONCELHO DE ODEMIRA

FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO EM SINES

publicado em: 22/07/2016

FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO EM SINES

Esta sexta feira com Harmonias portuguesas. É um coletivo de sete mulheres que trabalha...

Esta sexta feira com Harmonias portuguesas. É um coletivo de sete mulheres que trabalha a música tradicional portuguesa numa perspetiva contemporânea, usando a voz como principal instrumento. Formado em Aveiro, em 1999, o grupo reinventa os arranjos vocais registados nas recolhas e acrescenta modernidade ao sabor ancestral das versões originais. A percussão, em especial o adufe, e alguns elementos cénicos reforçam os climas gerados a partir do canto, que se desdobra para recriar cenas de trabalho, romaria e folia. Além do folclore das várias regiões de Portugal, Segue-me à Capela navega pelo galaico-português e por Espanha, indo também beber aos cancioneiros árabe e judeu.

EURO2016: JÁ VIU A FESTA EM ÉVORA ?

publicado em: 11/07/2016

EURO2016: JÁ VIU A FESTA EM ÉVORA ?

Festa dos eborenses após a vitória de Portugal na final do Euro 2016.

Festa dos eborenses após a vitória de Portugal na final do Euro 2016.

VAMOS LÁ PORTUGAL...

publicado em: 09/07/2016

VAMOS LÁ PORTUGAL...

Venha de lá a Taça...nós queremos a vitória e estamos juntos a cantar...está a chegar...

Venha de lá a Taça...nós queremos a vitória e estamos juntos a cantar...está a chegar a nossa hora...

FUNERAL DE MÁRIO NUNES: O PORTUGUÊS QUE MORREU A COMBATER O ESTADO ISLÂMICO

publicado em: 04/07/2016

FUNERAL DE MÁRIO NUNES: O PORTUGUÊS QUE MORREU A COMBATER O ESTADO ISLÂMICO

Foi o último adeus a Mário Nunes, o português que morreu a combater o estado islâmico....

Foi o último adeus a Mário Nunes, o português que morreu a combater o estado islâmico. Tinha 22 anos.

FÓRUM DA UE-CPLP EM BEJA

publicado em: 04/07/2016

FÓRUM DA UE-CPLP EM BEJA

O III Fórum da UE-CPLP, iniciativa conjunta da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP)...

O III Fórum da UE-CPLP, iniciativa conjunta da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP) e da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) pretende constituir uma verdadeira plataforma de negócios e de cooperação, geradora de condições para a criação e consolidação de um espaço permanente de apoio à atividade ao empresariado lusófono, estimulando trocas comerciais e a internacionalização. A forte identidade, relações privilegiadas e presença crescente de empresas do mercado CPLP, justificam uma aposta no estabelecimento de parcerias empresariais, aproveitando sinergias e potencialidades existentes em cada país. Nos dois dias de programação estarão representadas mais de 2000 entidades, entre organismos públicos e privados, empresários dos nove Estados-membros da CPLP, dos países observadores da CPLP, outros países convidados e organizações internacionais.

MANECAS COSTAS EM ELVAS

publicado em: 24/06/2016

MANECAS COSTAS EM ELVAS

A multiculturalidade do festival Sete Sóis Sete Luas vai marcar presença em Elvas com...

A multiculturalidade do festival Sete Sóis Sete Luas vai marcar presença em Elvas com artistas de França, Guiné Bissau e Itália durante os meses de junho e julho. A 24ª edição do festival Sete Sóis Sete Luas espalha-se por 30 cidades do pais com diversas iniciativas culturais para o público. Em Elvas as atividades têm inicio no dia 30 de junho e conta no dia 9 de julho com a atuação de Manecas Costas, artista da guiné-Bissau que, em 2009, foi nomeado para o Grammy Awards. Assim, no dia 30 de junho, pelas 22h, a Praça da República é o palco para as acrobacias exuberantes da companhia francesa de circo acrobático, aéreo e humorístico, Les P´tits Bras. O espetáculo dos franceses voadores está também integrado no programa do X Festival Medieval de Elvas e nas comemorações de “Elvas Património Mundial”. Dias 8 e 9 de julho será realizado um laboratório de gastronomia aberto a cozinheiros locais, onde terão oportunidade de aprender os mistérios dos *salazones* de Ceuta, peixe caraterístico da antiga colónia portuguesa. No dia 9 o público terá a oportunidade de provar a iguaria, através de uma degustação de sabores do Mediterrâneo. Á noite, pelas 22 horas, sobe ao palco Manecas Costa, que promete contagiar Elvas com a sua musicalidade africana. No dia 15 de junho há lugar a mais um laboratório aberto aos cozinheiros locais, com o *chef* esloveno Filip Matjaz e, no dia 16 de julho, uma degustação de sabores da região da Istria (Eslóvenia), fruto do referido laboratório e com um concerto de música popular italiana de estilo cigano. Ainda no dia 16 de junho e a finalizar o festival, pelas 21h30 será organizada uma degustação gratuita de tapas para todo o público e, às 22h, sobe ao palco a banda Acquaragia Drom. O Festival Sete Sóis Sete Luas conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

DEOLINDA HOJE EM FERREIRA DO ALENTEJO

publicado em: 24/06/2016

DEOLINDA HOJE EM FERREIRA DO ALENTEJO

Ferreira do Alentejo recebe hoje, e amanhã, o Festival de Música 500 anos. A iniciativa...

Ferreira do Alentejo recebe hoje, e amanhã, o Festival de Música 500 anos. A iniciativa decorre no Parque de Exposições e Feiras de Ferreira do Alentejo, no âmbito das comemorações dos 500 anos da outorga do Foral Manuelino a esta vila, que a autarquia está a celebrar no decorrer deste ano. Nesta sexta-feira, dia 24, atuam os Deolinda, a partir das 22.00 horas e amanhã neste mesmo horário, a formação A Kind of Queen. A organização é da Câmara Municipal.

VEJA SEM CHORAR O VIDEO QUE MOTIVOU A SELEÇÃO

publicado em: 23/06/2016

VEJA SEM CHORAR O VIDEO QUE MOTIVOU A SELEÇÃO

Fernando Santos revelou que usou um vídeo publicado no YouTube para ajudar a motivar os...

Fernando Santos revelou que usou um vídeo publicado no YouTube para ajudar a motivar os jogadores para a partida desta quarta-feira frente à Hungria, no Euro2016. Veja na TDS o video que motivou Portugal.

VIAGEM AOS DESTROÇOS DA AERONAVE QUE CAIU EM CANHESTROS

publicado em: 22/06/2016

VIAGEM AOS DESTROÇOS DA AERONAVE QUE CAIU EM CANHESTROS

A aeronave que caiu no domingo, no Alentejo, provocando um morto e quatro feridos, tinha...

A aeronave que caiu no domingo, no Alentejo, provocando um morto e quatro feridos, tinha "regressado, na quinta-feira, de uma grande intervenção de manutenção", disse o grupo proprietário da empresa de paraquedismo promotora do voo. O Grupo 7Air, detentor da empresa de paraquedismo Skyfall, em informações por escrito enviadas à agência Lusa, revelou que a aeronave acidentada, "propriedade de uma empresa alemã", tinha "regressado, na quinta-feira passada, de uma grande intervenção de manutenção".

DIA 25: CUCA ROSETA EM SINES

publicado em: 21/06/2016

DIA 25: CUCA ROSETA EM SINES

A cantora Cuca Roseta apresenta-se com a Orquestra de Sopros do Algarve no Castelo de Sines,...

A cantora Cuca Roseta apresenta-se com a Orquestra de Sopros do Algarve no Castelo de Sines, este sábado, 25 de junho, às 21h30. Cuca Roseta é uma das mais aclamadas vozes da nova geração do fado. O seu novo disco chama-se “Riû” e tem produção de Nelson Motta, prestigiado compositor brasileiro. Neste novo trabalho, Cuca Roseta apresenta-nos um fado virado para o mundo e onde se notam todas as influências musicais do mesmo. Com um fado mais leve, mais melódico, mas intimista, Cuca Roseta dá um passo em frente na composição, através de parcerias com grandes músicos nacionais e internacionais. É este mesmo fado que vai poder ouvir ao vivo, juntando a Orquestra de Sopros do Algarve da Academia de Música de Lagos, dirigida por João Rocha, para que a emoção seja ainda maior. O concerto é uma parceria entre Câmara Municipal de Sines, Administração dos Portos de Sines e do Algarve e Academia de Música de Lagos. A entrada é livre.

ACIDENTE DE AVIÃO ( AS IMAGENS EM 1 MINUTO )

publicado em: 20/06/2016

ACIDENTE DE AVIÃO ( AS IMAGENS EM 1 MINUTO )

TDS|FERREIRA DO ALENTEJO Um homem morreu e outros dois ficaram feridos com gravidade, na...

TDS|FERREIRA DO ALENTEJO Um homem morreu e outros dois ficaram feridos com gravidade, na sequência da queda de uma aeronave perto de Canhestros, no concelho de Ferreira do Alentejo. Os feridos graves foram transportados para Lisboa os feridos ligeiros foram para o Hospital de Beja. O acidente ocorreu perto 19h10 e envolveu uma aeronave do modelo Pilatus PC6, que transportava oito pessoas, pertencente à empresa Seven Air, que gere o aeródromo de Figueira de Cavaleiros onde opera uma escola de para-quedismo.

ÁUREA EM AVIS

publicado em: 19/06/2016

ÁUREA EM AVIS

TDS|AVIS Vai realizar-se, nos dias 29, 30 e 31 de julho, mais uma edição da Feira Franca...

TDS|AVIS Vai realizar-se, nos dias 29, 30 e 31 de julho, mais uma edição da Feira Franca de Avis, Mostra Regional de Artesanato, Cultura, Turismo e Lazer que o Município, as Freguesias e Uniões de Freguesias, Associações e Coletividades Locais, anualmente levam a efeito, no Parque de Feiras e Exposições. O cartaz, já fechado, terá como alinhamento a famosa cantora portuguesa Áurea, “bonita de se ver e ouvir”, uma “voz inconfundível e presença de uma verdadeira pop star”, e os Dj’s Diego Miranda, que fez carreira em algumas das maiores festas e festivais mundiais como MTV Shakedown, Creamfields, Rock in Rio e Sensation White, e WAO, cujas músicas são tocadas pelos mais conceituados Dj’s/Produtores da cena mundial, a atuar no primeiro dia de Feira, sexta-feira, 29 de julho, Diogo Piçarra, vencedor da edição de 2012 do talent show Ídolos e um dos grandes nomes da nova música portuguesa, e Karetus, o trio português amante da música eletrónica, a marcar presença no palco principal do Parque de Feiras e Exposições, no segundo dia, sábado, 30 de julho, e Carminho, cantora e compositora portuguesa de fado que preencherá a noite de domingo, 31 de julho, último dia do evento. Para além do plano musical, um dos momentos mais aguardados do certame, a Feira Franca de Avis, sempre apostada numa envolvente económica e interagindo, de forma dinâmica, com a comunidade residente, com o turismo e com os agentes culturais, leva ainda a todos os visitantes atividades desportivas, exposições, mostra de artesanato e tasquinhas, sendo, este ano, complementada com a edição de um Passe Feira Franca ou “Passe FF”, de acesso aos 3 dias de espetáculos, ao Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão e às Piscinas Municipais.

MANIFESTAÇÃO CONTRA CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ

publicado em: 11/06/2016

MANIFESTAÇÃO CONTRA CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ

TDS|CÁCERES Centenas de manifestantes portugueses e espanhóis vão exigir, este sábado,...

TDS|CÁCERES Centenas de manifestantes portugueses e espanhóis vão exigir, este sábado, o encerramento da Central Nuclear de Almaraz, em Espanha. A manifestação que vai decorrer em Cáceres é organizada por mais de duas dezenas de associações portuguesas e espanholas. O presidente da Quercus, Nuno Sequeira, congratulou-se com a adesão do lado português considerando que esta vai ser uma das maiores mobilizações contra a central nuclear. O dirigente ambientalista explica que a manifestação pretende demonstrar que portugueses e espanhóis estão unidos na resolução deste problema e exigir ao governo medidas firmes para que a central seja encerrada no mais curto espaço de tempo. Nuno Sequeira lembra que em caso de acidente na central nuclear de Almaraz o território português também será afetado, sobretudo os distritos de Portalegre e Castelo Branco. A central nuclear de Almaraz fica a 100 quilómetros de Portugal na margem do Tejo, devia ter fechado em 2010 mas o governo espanhol prolongou-lhe a vida até 2020 e as empresas acionistas pretendem que a licença seja renovada por mais 10 anos.

COMISSÁRIO EUROPEU PARA A AGRICULTURA NO ALENTEJO

publicado em: 09/06/2016

COMISSÁRIO EUROPEU PARA A AGRICULTURA NO ALENTEJO

ALQUEVA TRANSFERE 60 MILHÕES DE m3 DE ÁGUA PARA AS ALBUFEIRAS DO SISTEMA GLOBAL 15 MILHÕES...

ALQUEVA TRANSFERE 60 MILHÕES DE m3 DE ÁGUA PARA AS ALBUFEIRAS DO SISTEMA GLOBAL 15 MILHÕES PARA O ROXO O Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva prepara-se para transferir para a Albufeira da Barragem do Roxo, concelho de Aljustrel, 15 Milhões de m3 de água através da central mini-hídrica aí instalada. No ato, que marca o início desta transferência, estarão presentes o Comissário Europeu para a Agricultura, Phil Hogan, e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos. Alqueva é a “Mãe d’Água” que no Alentejo garante o reforço às principais albufeiras, cumprindo assim a sua primeira função: garantia de abastecimento público, agrícola e industrial na sua área de influência. Numa altura em que se desenvolvem estudos e projetos para o alargamento da área de influência de Alqueva, acrescentando aos atuais 120 000 hectares de regadio novas áreas num total de 47 000 hectares, Alqueva está a assegurar a distribuição de cerca de 60 milhões de metros cúbicos de água para reforço às seguintes albufeiras: - Roxo, inicia-se amanhã a adução de 15 milhões de metros cúbicos para os perímetros de rega do Roxo e abastecimento público aos concelhos de Beja e de Aljustrel. - Odivelas, já a receber 21 Milhões de m3 para garantir os regadios da Infraestrutura 12 e Odivelas; - Vale do Gaio, fornecimento em curso de 10 Milhões de m3 essencial para o regadio naquele perímetro de rega; - Vigia, adução iniciada o ano passado de 2 Milhões de m3 imprescindíveis para as culturas locais e abastecimento público ao concelho de Redondo; - Monte Novo, com 5 milhões de m3 desde dezembro passado, permitindo melhorar a qualidade da água que abastece os concelhos de Évora, Reguengos de Monsaraz e Mourão; - Campilhas, no final da campanha para reforço ao perímetro de rega. Para além dos abastecimentos referidos, na presente campanha de rega Alqueva terá 120 000 hectares de área irrigável, onde centenas de culturas agrícolas têm excelentes condições naturais de desenvolvimento. Alqueva assume-se assim como a reserva estratégica de água que, em caso de necessidade, permitirá enfrentar os períodos de seca que no Alentejo deixam as albufeiras à beira do colapso, e possibilitando que o setor agrícola encontre na garantia de fornecimento contínuo de água o fator diferenciador que serve de base às suas opções de investimento. Nesta data, Alqueva encontra-se à cota 149 para uma máxima de 152 metros, equivalente a 80% da sua capacidade total, garantindo-se assim água para mais 4 anos de seca, se for esse o caso.

PIMEL 2016 É JÁ ESTE MÊS

publicado em: 09/06/2016

PIMEL 2016 É JÁ ESTE MÊS

O Parque de Feiras e Exposições de Alcácer do Sal acolhe, de 24 a 26 de junho, a 26ª...

O Parque de Feiras e Exposições de Alcácer do Sal acolhe, de 24 a 26 de junho, a 26ª edição da PIMEL – Feira de Turismo e Atividades Económicas. Tasquinhas, expositores, cozinha ao vivo, exposição de gado e máquinas agrícolas, desporto, corrida de toiros, passeios de charrete, batismos a cavalo e música são algumas das propostas do certame.

ARTISTA ALENTEJANO DÁ ROSTO A CURITIBA

publicado em: 07/06/2016

ARTISTA ALENTEJANO DÁ ROSTO A CURITIBA

Mário Moita, fadista de Reguengos de Monsaraz, foi convidado pela grande Operadora de Turismo...

Mário Moita, fadista de Reguengos de Monsaraz, foi convidado pela grande Operadora de Turismo do Paraná BWT, para fazer vários clips promocionais sobre a cidade de Curitiba, Brasil.Veja o vídeo.

O PLANO DE SUSTENTABILIDADE DOS VINHOS DO ALENTEJO

publicado em: 02/06/2016

O PLANO DE SUSTENTABILIDADE DOS VINHOS DO ALENTEJO

Conheça o Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo

Conheça o Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo

XII FESTIVAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA

publicado em: 27/05/2016

XII FESTIVAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA

Até 12 de Junho, Beja recebe mais de 50 autores de banda desenhada um pouco de todo o Mundo:...

Até 12 de Junho, Beja recebe mais de 50 autores de banda desenhada um pouco de todo o Mundo: de Eduardo Risso (um dos autores de Batman) a Edmond Baudoin (Mestre da BD Mundial), passando por Tiago Baptista, Maria Joo Worm ou Diniz Conefrey.

EUROPEU: APOIO A PORTUGAL

publicado em: 27/05/2016

EUROPEU: APOIO A PORTUGAL

 
 

 

 



Inquérito

CONCORDA COM A POSTURA DE MARCELO REBELO DE SOUSA?

Outros Inquéritos

videos mais vistos

HOMEM EM GREVE DE FOME

HOMEM EM GREVE DE FOME

publicado em: 16/09/2014

José Coelho afirma que não lhe foi concretizada uma promessa de emprego. Está à porta da DREAlentejo.

EXCLUSIVO TDS: MULHER CHAMA LADRÃO A PORTAS

EXCLUSIVO TDS: MULHER CHAMA LADRÃO A PORTAS

publicado em: 30/04/2015

Uma mulher chamou hoje 'ladrão' ao ministro Paulo Portas no decorrer da visita que realizou à Ovibeja. A mulher interrogou ainda o vice primeiro ministro quanto ao ' dinheiro dos submarinos'. Veja as imagens exclusivas da televisão do sul.

videos mais recentes

CORRIDA MONUMENTAL EM ÉVORA APRESENTADA

CORRIDA MONUMENTAL EM ÉVORA APRESENTADA

publicado em: 16/11/2017

Está apresentada a EDP Distribuição Meia Maratona, Évora “Corrida Monumental” 2017, integrada numa das etapas do Running Wonders, que vai decorrer na cidade no dia 26 de Novembro, pelo terceiro ano consecutivo.
Paulo Santos da organização referiu, em conferência de imprensa, alguns pormenores da prova.

SOPAS, CASTANHAS E CHOCOLATE SÓ NUM FIM DE SEMANA

SOPAS, CASTANHAS E CHOCOLATE SÓ NUM FIM DE SEMANA

publicado em: 15/11/2017

Montemor o novo, Marvão e Grândola mostraram o que de melhor tem para oferecer. Veja as melhores imagens.

videos mais partihados

EXCLUSIVO TDS: MULHER CHAMA LADRÃO A PORTAS

EXCLUSIVO TDS: MULHER CHAMA LADRÃO A PORTAS

publicado em: 30/04/2015

Uma mulher chamou hoje 'ladrão' ao ministro Paulo Portas no decorrer da visita que realizou à Ovibeja. A mulher interrogou ainda o vice primeiro ministro quanto ao ' dinheiro dos submarinos'. Veja as imagens exclusivas da televisão do sul.

O MAIS COMPLETO FILME SOBRE O ALQUEVA

O MAIS COMPLETO FILME SOBRE O ALQUEVA

publicado em: 04/09/2015

É uma edição da EDIA que a televisão do sul divulga. 'Alqueva é mais' mostra o passado da região e as alterações sofridas com o grande empreendimento. A barragem, os canais de rega, os reservatórios e as alterações da região. Conheça aqui o maior projeto hidro agrícola do país.

Dia em Imagens

+
SOPAS, CASTANHAS E CHOCOLATE SÓ NUM FIM DE SEMANA

publicado em: 15/11/2017

Montemor o novo, Marvão e Grândola mostraram o que de melhor tem para oferecer. Veja as melhores imagens.

FOGO DE ARTIFICIO EM ALCÁCER DO SAL - 25 ABRIL

publicado em: 25/04/2017

Foram cerca de 15 minutos de fogo de artificio a partir da Ponte Rodoviária de Alcácer do Sal. ( Ponte construída pelo Estado nos anos 40 do séc. 20, para substituir uma outra oitocentista de madeira, existente no local, para circulação rodoviária.)
O espetáculo teve lugar na noite de 24 para 25 de Abril após o concerto dos Anjos.

JÁ CONHECE O MAR DE SINES ?

publicado em: 24/09/2016

Veja as imagens...